segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Ray Kroc, o homem que fez do McDonald’s a rede de franquias mais lucrativa do mundo

Da sua paixão por inovação e eficiência, sua incansável busca por qualidade, até a positiva agressividade nos negócios, o legado de Ray Kroc continua a ser parte integral e inspiradora para quem sonha alcançar sucesso como empreendedor.




Quando criança, o pai o levou a um frenologista, “especialista” que diz prever o futuro das pessoas através do formato da cabeça. Por sorte ou poderes videntes (não se sabe), o frenologista em questão revelou que Raymond Albert Kroc teria um futuro brilhante na indústria de serviços alimentícios. E a profecia se cumpriu. Ray Kroc, com era mais conhecido, se tornou o grande responsável pela expansão e sucesso do McDonald’s no mundo.

A inclinação para área de negócios começou ainda na adolescência. Ray não teve paciência para continuar na escola, deixando os estudos para se tornar vendedor numa empresa de copos de papel. O talento para vendas era natural e Ray, jovem e ambicioso, logo conquistou o posto de vendedor nº 1. Ao conhecer o Multimixer, porém, uma batedeira inovadora, capaz de bater cinco shakes ao mesmo tempo, ele deixou a empresa e passou a viajar os EUA comercializando o novo produto. Fez isso por 17 anos.

Em 1954, Ray foi surpreendido por um pedido de oito deles, feito por um restaurante em San Bernardino, Califórnia. Curioso, resolveu visitar o local e ali encontrou um pequeno, mas bem-sucedido estabelecimento, dirigido pelos irmãos Dick e Mac McDonald. Com cardápio conciso e uma espécie de linha de produção em que eram preparados os alimentos, a eficiência da operação usada chamou a atenção de Ray Kroc, que rapidamente calculou as possibilidades financeiras de espalhar centenas de restaurantes como aquele pelo país.

Os irmãos não tinham interesse em fazer isso, porém, venderam a Ray os direitos para que ele comercializasse o método McDonald’s. Em 1955 ele fundou a McDonald's Corporation, tornando-se seu presidente. Cinco anos depois, o sucesso financeiro das franquias foi tanto, que Ray comprou os direitos exclusivos para o nome McDonald's, adquirindo ainda a parte que pertencia aos irmãos Dick e Mac. No ano de 1958, a rede de restaurantes já havia vendido 100 milhões de hambúrgueres. Dez anos depois, esse número já passava de um bilhão.

Automação, padronização e disciplina dos processos foram os diferenciais introduzidos pelo empreendedor. Ele queria construir um sistema de restaurantes que fosse famoso pela consistência na comida, alta qualidade e métodos uniformes de preparação. Investiu em treinamentos para os franqueados, assegurando-se de que eles estavam dispostos a manter o padrão da empresa.

Apesar das críticas ao conteúdo nutricional do que é servido no McDonald’s, o modelo de Kroc provou-se extremamente lucrativo. A rigidez dos padrões seguidos por todas as franquias fez com que o restaurante fosse o mesmo em qualquer lugar do mundo, o que o tornou sucesso global. Até quase sua morte, em 1984, Ray trabalhava diligentemente; deixou restaurantes em 31 países e uma empresa avaliada em US$ 8 bilhões.

Da sua paixão por inovação e eficiência, sua incansável busca por qualidade, até a positiva agressividade nos negócios, o legado de Ray Kroc continua a ser parte integral e inspiradora para quem sonha alcançar sucesso como empreendedor.

Linha do tempo

1902 – Nasce em Oak Park, Illinois, nos EUA
1917 – Vai a I Guerra Mundial como motorista de ambulâncias
1954 – Conhece os irmãos McDonald’s
1955 – Funda a McDonald’s Corporation 
1958 – McDonald’s alcança a marca de 100 milhões de hambúrgueres vendidos
1961 – Kroc compra inteiramente a empresa
1984 – Morre em San Diego, California, por insuficiência cardíaca



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