Quando as pessoas sentam em uma mesa para discutir uma ideia, acontece uma mágica que só depende de você: um super brainstorm!
No dia-a-dia das empresas os problemas são comuns e precisam ser resolvidos. Essas soluções podem ser comuns ou mais arrojadas e inovadoras. Nesse contexto surgiu em 1963 por A.F. Osborn, a técnica de criatividade chamada brainstorming.
E como tornar mais produtiva um momento onde todos querem falar suas ideias? Para facilitar vamos usar um exemplo: A Empresa X, fabricante de sofás, e seus colaboradores da área comercial: Ana, Vinícius e o gerente comercial: Você.
Você chama os colaboradores e sentam-se à mesa para iniciar a reunião. Fala do problema de vendas do sofá “Mais Conforto” e pede para falarem quais possíveis causas e soluções. Nesse instante ouve-se um constrangedor silêncio. Isso não é um problema pois você lembra da:
E pergunta: “Ana, porque você acha que as vendas estão caindo?”. Ela diz timidamente que não sabe, mas você lembra que precisa incentivá-la: “Quando você oferece esse sofá e o cliente não quer, o que ele fala”. Depois de uns 2 segundos de silêncio, ela responde: “Ah, eles falam que não combina com o escritório”. Parabéns!
Você iniciou o destravamento de ideias, primeira parte para um bem sucedido brainstorm. Opa! Não podemos esquecer da:
Não podemos perder essa oportunidade: “Vinícius, e porque será que não combina com o escritório deles?”. Ele, de forma mais rápida que a Ana, responde: “Nossos sofás são escuros, né? E em geral, eles preferem claro, porque fica mais bonito e elegante”. Ótimo! Agora é só ir para a:
O objetivo dessa dica, não é escrever textos, mas diagramar de forma que todos consigam entender a situação, o que facilita a geração de novas ideias. Olhe como está ficando o quadro:
Chegamos a um problema principal, que é o principal entrave para as baixas vendas do sofás: O design do sofá. Como gerentes, em vez de já falar soluções prontas, vamos fazer perguntas que auxiliem a gerar soluções, pois as pessoas naturalmente gostam de contribuir.
Você pergunta: “Ana, como você acha que são os sofás que os clientes gostam?”. Ela responde que são mais lisos, sem almofadas e em geral têm o encosto quadrado. Então acontece a mágica: O Vinícius, antes de você falar algo, diz: “E eles preferem sofás menores, de 2 lugares, para não ocupar muito espaço”. Está ficando realmente bom essa conversa, só não esqueça da:
Agora sua responsabilidade é não deixar a peteca cair: Incentivar sua equipe a conversar, anotar no quadro e perguntar se está diagramado de uma boa maneira e sempre que tiver um silêncio você pode perguntar para eles detalharem melhor a ideia que tiveram. Estou gostando do nosso quadro:
Quase sempre é difícil ter ideias completas, embasadas e detalhadas em apenas uma reunião. Isso se deve principalmente a importância de se maturar e estudar mais sobre os tópicos levantados. Essa é a hora da:
Depois de discutir mais 10 minutos em relação ao estudo, a equipe comercial da Empresa X, chegou aos seguintes tópicos, que precisarão estudar para a próxima reunião:
Agora só faltam duas coisas: Definirmos a data da próxima reunião (ficou marcado para dia 11, na próxima sexta) e pedir que cada um traga um resumo sobre o que estudou.
São dicas simples que trazem grande efeito no dia-a-dia, principalmente por dois motivos:
- Estimula a real participação de toda a equipe no processo de encontrar uma solução
- Organiza o raciocínio em tempo real através de uma ferramenta de apoio (no nosso caso, foi o quadro)
Para desenvolver meu site eu procurei primeiro organizar tudo que queria que estivesse nele e depois pedi opinião a diversas pessoas, que me ajudaram e deixa-lo como está hoje.
Posso te pedir uma ajuda? Comente aqui embaixo sua opinião, dica nº 6, crítica ou como você acha que o brainstorm pode ajudar uma empresa. Desde já um MUITO OBRIGADO!
Fonte: Administradores
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