quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Quer ter boas ideias? Seja fera em mediar um brainstorm

Quando as pessoas sentam em uma mesa para discutir uma ideia, acontece uma mágica que só depende de você: um super brainstorm!




No dia-a-dia das empresas os problemas são comuns e precisam ser resolvidos. Essas soluções podem ser comuns ou mais arrojadas e inovadoras. Nesse contexto surgiu em 1963 por A.F. Osborn, a técnica de criatividade chamada brainstorming.

E como tornar mais produtiva um momento onde todos querem falar suas ideias? Para facilitar vamos usar um exemplo: A Empresa X, fabricante de sofás, e seus colaboradores da área comercial: Ana, Vinícius e o gerente comercial: Você.



Você chama os colaboradores e sentam-se à mesa para iniciar a reunião. Fala do problema de vendas do sofá “Mais Conforto” e pede para falarem quais possíveis causas e soluções. Nesse instante ouve-se um constrangedor silêncio. Isso não é um problema pois você lembra da:



E pergunta: “Ana, porque você acha que as vendas estão caindo?”. Ela diz timidamente que não sabe, mas você lembra que precisa incentivá-la: “Quando você oferece esse sofá e o cliente não quer, o que ele fala”. Depois de uns 2 segundos de silêncio, ela responde: “Ah, eles falam que não combina com o escritório”. Parabéns!

Você iniciou o destravamento de ideias, primeira parte para um bem sucedido brainstorm. Opa! Não podemos esquecer da:



Não podemos perder essa oportunidade: “Vinícius, e porque será que não combina com o escritório deles?”. Ele, de forma mais rápida que a Ana, responde: “Nossos sofás são escuros, né? E em geral, eles preferem claro, porque fica mais bonito e elegante”. Ótimo! Agora é só ir para a:



O objetivo dessa dica, não é escrever textos, mas diagramar de forma que todos consigam entender a situação, o que facilita a geração de novas ideias. Olhe como está ficando o quadro:



Chegamos a um problema principal, que é o principal entrave para as baixas vendas do sofás: O design do sofá. Como gerentes, em vez de já falar soluções prontas, vamos fazer perguntas que auxiliem a gerar soluções, pois as pessoas naturalmente gostam de contribuir.

Você pergunta: “Ana, como você acha que são os sofás que os clientes gostam?”. Ela responde que são mais lisos, sem almofadas e em geral têm o encosto quadrado. Então acontece a mágica: O Vinícius, antes de você falar algo, diz: “E eles preferem sofás menores, de 2 lugares, para não ocupar muito espaço”. Está ficando realmente bom essa conversa, só não esqueça da:



Agora sua responsabilidade é não deixar a peteca cair: Incentivar sua equipe a conversar, anotar no quadro e perguntar se está diagramado de uma boa maneira e sempre que tiver um silêncio você pode perguntar para eles detalharem melhor a ideia que tiveram. Estou gostando do nosso quadro:



Quase sempre é difícil ter ideias completas, embasadas e detalhadas em apenas uma reunião. Isso se deve principalmente a importância de se maturar e estudar mais sobre os tópicos levantados. Essa é a hora da:



Depois de discutir mais 10 minutos em relação ao estudo, a equipe comercial da Empresa X, chegou aos seguintes tópicos, que precisarão estudar para a próxima reunião:



Agora só faltam duas coisas: Definirmos a data da próxima reunião (ficou marcado para dia 11, na próxima sexta) e pedir que cada um traga um resumo sobre o que estudou.


São dicas simples que trazem grande efeito no dia-a-dia, principalmente por dois motivos:

  1. Estimula a real participação de toda a equipe no processo de encontrar uma solução
  2. Organiza o raciocínio em tempo real através de uma ferramenta de apoio (no nosso caso, foi o quadro)


Para desenvolver meu site eu procurei primeiro organizar tudo que queria que estivesse nele e depois pedi opinião a diversas pessoas, que me ajudaram e deixa-lo como está hoje.

Posso te pedir uma ajuda? Comente aqui embaixo sua opinião, dica nº 6, crítica ou como você acha que o brainstorm pode ajudar uma empresa. Desde já um MUITO OBRIGADO!



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