domingo, 7 de setembro de 2014

Processos seletivos apostam em histórias profissionais

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, elaborar um bom currículo ou enumerar de forma correta suas habilidades profissionais. Agora o que você precisa mesmo é saber contar a sua história.




Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, elaborar um bom currículo ou enumerar de forma correta suas habilidades profissionais. Agora o que você precisa mesmo é saber contar a sua história.

Esta é a nova proposta dos processos seletivos, que tem por objetivo diferenciar profissionalmente os candidatos por meio do storytelling.

Foi-se o tempo em que somente o currículo era diferencial para a escolha do profissional adequado à vaga, agora a vantagem competitiva é saber contar a sua experiência ou se você ainda não tem uma, saber contar uma história acerca de si mesmo e de seus objetivos. Mas não o basta somente isto, também é preciso saber como chegar ao coração de quem ouve e isto é o que chamamos de storytelling.

Se antes para se destacar era preciso chamar a atenção do empregador utilizando a comunicação racional, hoje a comunicação emocional tornou-se o grande atrativo. Chega-se primeiro ao coração, para depois chegar ao intelecto.

E por que as histórias estão se tornando o grande trunfo no meio corporativo?

Isto tem uma explicação muito simples, porque histórias inspiram, informam e acima de tudo promovem transformação.

Se olharmos por esta perspectiva a lógica fica clara quando dizemos que pessoas são contratadas por suas competências e demitidas pelos comportamentos ou seja, querendo ou não, construíram uma história profissional negativa no ambiente de trabalho em que atuavam.

Por meio de histórias, somos capazes de nos identificar e até mesmo nos ligar emocionalmente a quem a conta e podemos perceber isto claramente nos relacionamentos humanos.

Somos ligados por laços emocionais que são construídos por meio de uma história com o outro e o mundo corporativo percebeu a força que isto tem e agora, mais do que nunca, está na hora de você também conhecer o storytelling para utilizar isto a seu favor, pois certamente esta será uma das maneiras mais promissoras de se destacar profissionalmente – Sua história profissional é também o seu grande diferencial competitivo, pois foi você quem a construiu, portanto valorize-a.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!