quinta-feira, 18 de setembro de 2014

7 dicas para montar um negócio digital de sucesso





A era da informação trouxe muitas mudanças ao mercado corporativo, criando muitos modelos de inovação, surgindo assim novas possibilidades de empreender. Essa nova conjuntura, o desejo de abrir um empreendimento próprio, não é mais algo tão difícil de realizar e montar um negócio digital de sucesso é um sonho em crescente desenvolvimento em dias atuais.

Negócio Online

Todos nós sabemos que o conceito de empreendedorismo vai muito além de apenas abrir uma empresa, pois também se trata de agregar valor, é vislumbrar uma oportunidade e transformá-la em um negócio lucrativo.

Um negócio digital é um tipo de empreendedorismo que para ser criado exige seguir todas as etapas de preparação, desde a concepção da ideia até sua real concretização.

Muitas pessoas sem experiências enxergam na internet um meio de empreender. Elas estão certas, entretanto, grande maioria, tem a ilusão que trabalhar com a internet não precisará gastar horas de trabalho ou cumprir horários como se estivesse trabalhando para uma empresa.

Claro, elas realmente podem criar um estilo de trabalho próprio, mas certamente não dá para garantir que terão grandes êxitos em um curto período de tempo.

Montar um negócio digital segue as mesmas regras que se utiliza ao montar uma empresa física. Portanto, se você está pensando em montar seu próprio negócio, deve estar preparado para grandes desafios e responsabilidades e deve ter em mente a clareza de seus objetivos e as estratégias que irá utilizar para conquistá-los.

7 dicas para montar um negócio digital de sucesso

1. Escolha o Nicho de Mercado

Para escolher o nicho que irá atuar é necessário realizar muitas pesquisas, tais como:

Estudar o perfil e o mercado consumidor, verificando as necessidades de seus potenciais clientes;


Detectar as características deste mercado, analisando se é sazonal ou não, se é somente uma tendência ou se têm reais perspectivas de crescimento e inovação; e


Analisar a concorrência, o que estão fazendo, se oferecem serviço/ou produtos de qualidade se os preços são atrativos, se os clientes estão satisfeitos e comece imaginar como você vai entrar neste mercado.


2. Plano de Negócios

Independentemente do nicho de mercado escolhido, seja apenas montar um blog ou vender serviços de consultorias, ou criação de lojas virtuais, entre outros. Você precisa ter entendimento que está criando uma empresa. A primeira regra de ouro para o futuro de seu negócio é elaboração de um Plano de Negócios.

Nele devem estar contidas detalhadamente todas as etapas passo a passo de seu empreendimento, também deverá ter a previsão de todos os custos desembolsados durante esta trajetória.

Lembre-se é fundamental seguir as etapas de seu plano de negócios. Se você não sabe como elaborar um, procure a ajuda de um serviço de consultoria, ou se preferir pesquise o assunto, a internet apresenta muito material sobre o tema.

3. Legalização da Empresa

Você pode contratar um contador para realizar este serviço, mas caso queira economizar recursos, poderá realizar o cadastro pelo site Portal do Empreendedor.

Entre as vantagens de legalizar sua empresa nesta modalidade, estão o custo mensal, que é bastante baixo e o processo não é tão burocrático, além de que o número de seu CNPJ sai na hora.

4. Investir em Design do seu Site

Não adianta você ter identificado o perfil de seus clientes, o mercado concorrente ou elaborado um plano de negócios se você não tiver uma plataforma atraente para comercializar seus produtos.

Portanto a dica é procurar uma empresa que ofereça templates com design moderno e bonito que cause uma boa impressão.

Só siga esta etapa depois de ter feito a escolha de domínio para o seu negócio e claro este deve ser coerente com o nicho de mercado escolhido.

5. Invista em Marketing Digital

Realizar um trabalho de divulgação sem soma de dúvidas trará retorno ao investimento de maneira mais rápida.

Você pode contratar e serviços de empresas especializadas para realizar este trabalho.

Mas podendo economizar, também poderá investir em divulgação em mídias sociais. Atualmente são uns dos melhores meios de tornar uma marca ou produto/serviço e conhecido, devido ao número de pessoas que elas atingem.

Desenvolver campanhas bem elaboradas, com um marketing de persuasão bem descrito é um fator muito importante nesta etapa.

6. Cumprir o que Prometeu

Jamais deixe de cumprir o que prometeu. Se seu prazo de entrega for de 4 dias, faça o possível e o impossível para entregar em 3, surpreenda sempre seu cliente, assim você ganhará credibilidade e confiança. Outra vantagem é a possibilidade e atrair novos clientes através do marketing boca a boca.

7. Mantenha um Relacionamento Constante

Para manter fidelidade com seu cliente, precisa desenvolver um bom relacionamento, podendo ser através de suas redes sociais ou então pelo feedback.

O feedback deve ser sempre o principal retorno de seu cliente. Então valorize muito isso.

Trabalhe para atingir o seu melhor resultado, portanto ofereça seu melhor desempenho em cada fase do processo de montar seu negócio digital. Tenha disciplina, dedicação, paciência e principalmente persistência.

Não tema as críticas e foque em seus resultados.

Sucesso é algo garantido somente para aqueles quem tem atitudes persistentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!