sábado, 27 de setembro de 2014

10 dicas poderosas para você impulsionar sua autoconfiança

Aprenda como ser mais confiante em seu dia a dia e motive as pessoas através da força do entusiasmo




Charles Chaplin disse: "Mesmo quando eu estava no orfanato, quando percorria as ruas tentando encontrar algo de comer para me manter vivo, mesmo então pensava em mim como o maior ator do mundo. Eu tinha de sentir a exuberância que é fruto da absoluta confiança em si mesmo."

O que a frase exposta acima nos ensina é o seguinte: autoconfiança não tem nada a ver com a posição que ostentamos, pois é uma qualidade intrínseca do ser humano e, portanto, depende única e exclusivamente de como ele enxerga seus problemas.

Por exemplo: quando passamos em uma calçada e vemos um mendigo deitado, sorrindo e cantando sem cessar, mesmo sem ter o que comer e vestindo trapos de imundícia, temos um sinal claro de que ele encara seus problemas sob uma ótica otimista. Logo, ele possui autoconfiança, porquanto tem um sentimento de fé e esperança de que um dia, as coisas irão mudar e ele sairá dessa triste situação.

Desta forma, o que o mendigo nos traz é que mesmo sendo o homem mais miserável da cidade, ele pode manter a chama de sua motivação acesa, pois entusiasmo não significa ser rico e abastado, ou ter uma saúde inabalável, mas sim ter a convicção de que o universo gerou cada ser humano com a predestinação suprema e absoluta de alcançar o sucesso.

Parece algo simples e banal, todavia muitas pessoas teimam em aceitar essa clara realidade. Assim, sofrem e desperdiçam boas oportunidades profissionais e pessoais simplesmente pelo fato de negligenciarem a principal regra a ser seguida por quem busca ser vitorioso nessa esfera terrena em que vivemos.

Sabendo do interesse de muitas pessoas em ostentar tal atributo e conhecendo métodos eficazes para desenvolver tal questão, elaborei 10 formas de entusiasmar uma pessoa e elevar seu nível de confiança. Confira:

1 – Críticas e elogios não existem: quem se vislumbra com elogios e se ofende com críticas é semelhante a uma criança que chora no seu quarto escuro com medo de fantasma, ou seja, crê ridiculamente em algo que não existe e sofre desnecessariamente por isso. Em outras palavras, se sabemos que ninguém pode emitir julgamento sobre nós por estarmos em um estado igualitário, é totalmente inaceitável filtrar o que nossos semelhantes pensam a nosso respeito, até porque eles não nos conhecem, pois o autoconhecimento não pode ser terceirizado.

2 – Seja você mesmo e se orgulhe disso: acredite, as pessoas querem que você seja verdadeiro em suas ações e, principalmente, que aja naturalmente diante delas. Muitas pessoas acham que para causar uma boa impressão precisam realizar algo espetacular, todavia a simplicidade sempre ocupou a preferência de qualquer sociedade, tendo em vista que as pessoas apreciam a sinceridade e a singeleza de nossas atitudes.

3 – Saiba equilibrar suas emoções: não se cobre em demasia, mas também não deixe a “corda frouxa”. É fundamental que você tenha perseverança e que busque seus objetivos com garra e excelência constante, contudo não deixe que essa sua cobrança pessoal esmague sua psique, o transformando em um ser esgotado emocionalmente. Vale pontuar que o homem moderno é doente porque não sabe dosar a busca por suas metas e a capacidade de estresse que sua mente pode suportar. Portanto, aja com prudência e sabedoria, para que as variáveis possam ser suas companheiras, não suas adversárias.

4 – Sempre volte seus olhos para a luz: muitas pessoas adotam uma postura negativa, criando um mundo desgraçado onde metas impossíveis de serem alcançadas são criadas e onde elas são obrigadas a cumpri-las, pois se assim não fizerem, serão consideradas fracassadas, derrotadas e dignas de uma memorável vergonha eterna. Achou pesado? Pois é, mas é exatamente assim que algumas pessoas se comportam em suas vidas, se pressionando exageradamente e se martirizando por não conseguirem os resultados esperados. Não faça isso, seja diferente: pense positivo, acredite em seus pontos fortes, permita-se errar e jamais deixe que os horrendos sentimentos de culpa e arrependimento o dominem.

5 – Esqueça o lado de fora: se você não acredita em si mesmo, nenhum acessório poderá ajuda-lo: você pode vestir o terno mais caro da cidade, fazer a barba com extrema perfeição, ter o carro da moda, ostentar o cargo mais importante de sua empresa, ter os olhos mais lindos que sua esposa já viu, porém nada disso adiantará porque as coisas exteriores não serão suficientes se elas não forem acompanhadas de um interior restaurado.

6 – Quebre os arquétipos criados pelo seu “EU OBSCURO”: ao longo de sua existência você criou uma figura autossabotante de si mesmo. Logicamente, isso somente aconteceu porque o mundo buscou, desde o seu nascimento até hoje, convencê-lo de que você não passa de mais um tolo que caminha por essa terra e, portanto, possui um valor limitado. Em outros termos, algumas pessoas trabalham para tirar a esperança e a luz de nossos olhos, tentando nos destruir através da inserção de uma falsa realidade. Portanto, cabe a nós, a apreciação veemente de nossas próprias qualidades, pois sabemos que somos importantes para o universo e que ele está do nosso lado por acreditarmos que podemos fazer dele, um paraíso mais perfeito do que ele já é.

7 - Seja uma pessoa de caráter: de nada adianta as glórias e vitórias esmagadoras se elas não forem acompanhadas de uma consciência limpa e de um senso de justiça minimamente coerente. Foi exatamente por isso que Theophile Gautier disse: “As mais belas qualidades tornam-se inúteis, quando a força do caráter as não sustenta”. Sem dúvidas, criar princípios e valores, tendo ações cotidianas que sejam congruentes com eles é a única e melhor forma de gerar mais estima para as nossas vidas.


8 – Não seja escravo dos outros: quem tem autoestima baixa adora assumir a culpa por tudo, ou se colocar em uma posição menor nas tarefas existentes, ou propagar que não é ninguém ao receber um justo elogio, ou possuir uma cabeça baixa e sentimentos retraídos, ou ostentar um medo excessivo do julgamento alheio, ou ter pânico ao entrar em conflito/debate com alguém. Enfim, essa pessoa nunca foi livre e vive enjaulada nas cadeias de sua própria (e doentia) mente. Faça o inverso e valorize sempre sua liberdade, porquanto você tem direito de defender suas ideias e de criar sua maneira única de enxergar o mundo, fazendo com que as esferas existentes sejam otimizadas e gerando um efeito social que causará um desenvolvimento ímpar para toda a comunidade.

9 – Cuide mais de você: olhe para trás e veja o quanto você já conquistou e por quantas adversidades passou, repare que você nunca deixou de lutar e que tem inúmeros motivos para se orgulhar disso. Faça um favor aos seus descendentes: olhe seu reflexo no espelho e se veja como um gladiador: forte, imponente, poderoso e dono de incontáveis vitórias.

10 – Seja uma casa em eterna construção: nunca pare de evoluir e busque fazer com que esse seu desenvolvimento atinja também as outras pessoas. Por exemplo: vamos supor que você tenha o desejo de aprender a tocar violão e tem um amigo que domine tal técnica, assim você pede a ajuda dele e procura se apoiar no mesmo até que tenha força para caminhar sozinho. Até aqui você não fez nada demais, e foi apenas “mais um na multidão”, mas isso pode mudar.

Em outras palavras, o que quero dizer é o seguinte: é curioso que muitas pessoas aprendam novas coisas todos os dias, mas que não gerem o desejo de transmitir esse Know How para as outras, ou seja, não são generosas ou propensas a partilhar conhecimento. Desta forma, elas perdem a oportunidade sempar de transformar o ambiente e crescer junto com ele, haja vista que uma das maneiras mais inteligentes de alimentar o espírito humano é fazendo o bem para o próximo, usufruindo-se da lei da colheita, onde colhemos exatamente aquilo que plantamos.

O resplendor de um homem está em acreditar em sua grandeza, fazendo com que as pelejas sejam o alicerce de suas conquistas e tentando introduzir em sua mente uma aura dotada de uma impenetrável esperança, que fará com que todos ao seu redor sintam a soberania de um ser que existe para transformar seu planeta em algo absolutamente próximo da perfeição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!