terça-feira, 29 de julho de 2014

Quanto vale seu tempo?

Para os que vivem a chorar, o tempo se arrasta. Para os que vivem a sorrir, mesmo diante das dificuldades, o tempo é frescor




Você poderia passar horas, dias, semanas, meses, anos e mesmo assim não conseguiria mensurar ao certo o valor de seu tempo.

O tempo é uma das coisas mais preciosas que temos na vida. É algo escasso e único. O tempo não é retroativo, não é algo que se possa pausar e nem muito menos retroceder.

Já dizia Lulu Santos, "nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia". Ou seja, aquilo que você viveu no passado ficou para trás. Nosso corpo pode até estar vivendo o agora, mas nossa mente está sempre fazendo planos para o futuro.

Achamos que nosso tempo é eterno e, por isso, muitos de nós prende a felicidade no hoje, pensando viver no amanhã. Quer ver um exemplo prático disso?

Conheci um casal que passou parte de sua vida fazendo planos para o futuro. Ter casa própria, carro, filhos, cachorro e uma vida financeira devidamente ajustada. Por uma infelicidade do destino, a menina teve câncer e em pouco tempo teve sua vida ceifada por essa injusta doença que não lhe deu chance de concretizar seus sonhos.

E a pergunta que fica é essa: do que valeu tanto sacríficio no hoje se não puderam desfrutar com todos os bônus e ônus a vida que tanto planejaram para viver no amanhã?

Não estou dizendo para você ter uma vida desenfreada, jogar tudo para o alto, viver de forma impulsiva e sem prudência o hoje. Mas que deva procurar um equilíbrio entre seus planos no agora e seus projetos de longo prazo. Assim você será uma pessoa menos frustrada no presente e mais feliz no futuro. 

Veja inúmeros casais à sua volta, abrindo mão de momentos únicos de lazer, uns churros na esquina ou quem sabe um cinema no final de semana, por conta do casamento ou, na pior das hipóteses, engessando as finanças por conta da alta prestação do imóvel financiado a perder de vista. Devemos, sim, cortar gastos em prol da concretização de nossos projetos de vida, mas não de forma tão radical a ponto de comprometer a felicidade no agora.

Parece que foi ontem, a vida sacrificada de universitário em que tinha que dividir o tempo de estudos com a rotina cansativa e estressante do trabalho árduo em uma pequena empresa de prestação de serviços. Parece loucura, mas passava mais tempo dentro do ônibus preso no trânsito do que sentado na mesa de aula estudando para um futuro melhor.

O título do artigo é mais que sugestivo a essa realidade que tanto assola nós brasileiros. Passamos boa parte do tempo sentados em um ônibus lotado em direção ao trabalho, presos a uma rotina modorrenta de atividades onde somos pouco reconhecidos e recebemos um mísero salário para a tal função ocupada. Isso é o que a maioria pensa com relação aos seus ganhos no fim do mês.

Quer saber quanto vale o tempo para a empresa que hoje lhe emprega? Em uma conta simples e grosseira, sem considerar impostos e outros custos que a empresa tem por conta da sua contratação, basta pegar o valor total do seu salário do fim do mês e dividir pelos dias trabalhados. Tudo bem que nesse cálculo leva-se em conta também outro ativo muito importante que cada um de nós tem, o capital intelectual. Porém, o que pesa mais nessa conta é o próprio tempo.

E para você, quanto vale seu tempo?

Será que não chegou a hora de riscar hoje, tirar da gaveta os velhos sonhos, sair do atual emprego e empreender aquele grande projeto que muito você almejou quando era mais jovem? O tempo é implacável e não voltará com as mesmas oportunidades de outrora. 

Eu sei que muitos de nós vamos sempre nos achar injustiçados com o que ganhamos, pois dinheiro é algo que quanto mais se tem mais se quer. Além disso, outro agravante é que não sabemos ao certo mensurar o valor do nosso tempo e muito por isso a conta jamais vai fechar.

A nossa satisfação pessoal está mais atrelada ao bom uso do tempo (de forma produtiva e que possibilita colher bons resultados) do que com o próprio dinheiro.

Há pouco tempo, insatisfeito com minha realidade, resolvi abrir mão de um justo salário e das incontáveis horas de trabalho exaustivo dentro de uma grande empresa para poder trabalhar em casa usando somente um simples notebook e um bom acesso à internet, mesmo ganhando menos. Tudo isso para ter maior autonomia de tempo e usá-lo da melhor maneira possível, a fim de produzir resultados ainda mais satisfatório para meu aspecto profissional e pessoal.

Hoje faço o que realmente amo. Tenho a comodidade de trabalhar a hora que quiser e onde estiver, usando apenas o poder do internet marketing. Algum tempo atrás e muito pela precariedade dos serviços de internet, pela falta de disciplina e foco dos profissionais, era impensável o home office.

Confesso que não é fácil trabalhar em casa. Exige perserverança, foco e disciplina. Porém, é mais do que gratificante para aqueles que conseguem lidar de forma inteligente com o escasso tempo.

Muitas vezes, receber menos hoje e ter maior controle sobre o uso do seu tempo significa ganhar mais no longo prazo sem sacrificar tanto os seus momentos presentes. Pense nisso!

"O maior presente que você pode dar a uma pessoa é o seu tempo. Porque, cedendo parte do seu tempo, você estará dando uma porção da sua vida que nunca mais vai voltar".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!