terça-feira, 29 de julho de 2014

Enfrentar como os búfalos ou fugir como as vacas?

A forma como um empreendedor lida com as adversidades pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de seus negócios




Segundo algumas pesquisas do Neuroempreendedorismo, o empresário, ao se deparar com um problema, tem uma reação mental natural de evitar a dor, de que se puder deixar para depois o enfrentamento de algo que pode causar sensações ruins, a mente vai querer fazer isso. Mas a grande questão é que isso pode se tornar algo bem maior depois, e essa “fuga” transforma um probleminha em um problemão.

A situação se assemelha com a natureza, em que as vacas, ao sentirem que uma tempestade se aproxima, fogem dela. Em um determinado momento, a tormenta as alcança e molha muito mais. Já os búfalos, na mesma situação, correm em direção à tempestade, indo direto ao “problema” e, assim, o atravessam rapidamente, molhando-se muito menos que as vacas.

Essa questão de o cérebro evitar o sentimento ruim pode fazer com que depois tenhamos um desgaste muito maior na hora de encarar a situação. Portanto, entender que o cérebro funciona assim permite decidirmos melhor o que fazer quando essas situações acontecem. O empreendedor, que sabe encarar os problemas logo quando eles surgem não se “molha” tanto e segue em frente mais rápido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!