quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dispositivo para equipamentos eletrônicos dispensa uso dos óculos por quem tem problemas de visão

O protótipo instalado no iPod Touch está previsto para ser apresentado ao público na conferência anual de computação gráfica, no mês de agosto, em Vancouver




Uma equipe composta por pesquisadores oriundos da Microsoft, da Universidade da Califórnia em Berkeley e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um projeto experimental que permite que pessoas com problemas de visão vejam dispositivos eletrônicos perfeitamente, sem a necessidade de óculos de grau. Entretanto, ainda falta bastante para que a tecnologia seja transformada em um produto comercial.

O sistema, que é capaz de se adaptar aos problemas de visão específicos do usuário em tempo real, consiste em um filtro de acrílico luminoso aplicado numa tela. O material contém buracos minúsculos que agem diretamente em cada pixel a partir de um algoritmo baseado em uma receita de óculos e alteram a luz gerada pelos pixels, gerando assim os mesmos efeitos de lentes de contato ou de óculos.

Contudo, ainda há questões nas quais os pesquisadores precisam se aprofundar. Por enquanto, o sistema só funciona com uma certa distância entre a pessoa e a tela, de modo que qualquer movimento distorce a imagem. Para resolver essa questão, o grupo de desenvolvedores está trabalhando em um complemento que rastreie os olhos do usuário, a fim de proporcionar imagens nítidas de qualquer ângulo.

Outro problema reside no fato de que o filtro de luz acrílico só é visto com clareza por quem tem os graus da prescrição específica, o que quer dizer que pessoas com a visão perfeita ou com outros tipos de grau não conseguirão ler ou assistir algo no dispositivo nitidamente. Mas, de acordo com os engenheiros, isso pode ser resolvido quando o sistema for utilizado em dispositivos com maior densidade de pixels.

O protótipo instalado no iPod Touch está previsto para ser apresentado ao público na conferência de computação gráfica SIGGRAPH, no mês de agosto, em Vancouver.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!