domingo, 27 de julho de 2014

A vida acadêmica viabiliza e tira do papel projeto de futuro empreendedor

Aluno de cursos MBA e pós-graduação amadurece sua ideia em sala de aula para abrir um negócio próprio




Com abordagens focadas em marketing, gestão empresarial e até em finanças, os cursos de MBA e pós-graduação vem servindo de sólido embasamento para os que almejam abrir um negócio próprio, sem que tenham grandes perdas financeiras mas com um retorno garantido a longo prazo.

Um exemplo de sucesso é o do engenheiro Rodrigo Stocco, conforme publicada na reportagem do site O Globo, da qual ele conta que viabilizou a sua franquia MyGloss (de bolsas e acessórios femininos) após a realização de um curso de MBA, justamente para obter as diretrizes precisas de como conduzir um novo empreendimento do zero.

O curso, no caso, foi o MBA Negócios do Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA), realizado no ano de 2006, e que na época, Stocco almejava se preparar com muita cautela antes de investir os prêmios que recebera como diretor de revenda da Ambev, onde trabalhava há cinco anos.

Ele relata na reportagem, que de início, a ideia era continuar na Ambev e administrar concomitantemente a sua franquia, ainda em ideia. Durante o curso, Stocco chegou a abrir dez unidades de cinco franquias distintas que englobavam acessórios, roupas femininas, moda íntima, calçados e relógios.

Com essas experiências adquiridas, três meses depois do término do curso, ele passou a sonhar em se tornar um franqueador, criando algo do zero, e assim, começou a desenvolver um plano de negócios.

Foi se aliando com sua irmã Kátia, estilista e arquiteta, que ambos conseguiram concretizar um modelo de negócio. A oportunidade surgiu a partir do blog que ela tinha como hobby desde de 2007, chamado MyGloss , no qual dava dicas de moda e beleza e contava com uma boa rede de seguidoras.

Stocco, então, resolveu sair da Ambev e junto com a sua irmã começaram a formatar uma franquia própria, apropriando do nome MyGloss e, assim, desenvolveram o projeto da loja e conceito da marca. A dupla usou as redes sociais como ferramenta para divulgar a marca e avaliar a aceitação.

O sucesso foi tanto, que em abril de 2011, a MyGloss inaugurava sua primeira loja e obtinha presença maciça das leitoras que já seguiam o blog. Em 2012, já estavam com 13 lojas operando: “O embrião da MyGloss nasceu no MBA, fundamental para que tivéssemos segurança para fazer um investimento alto no negócio”, afirma Stocco.

O exemplo dos irmãos Stocco é uma grande referência para os que almejam abrir um empreendimento próprio, contando com uma boa administração e conhecimento amplo a respeito do mundo dos negócios. Além do curso de MBA, o Programa de Administração do Varejo (PROVAR-FIA) oferece também o curso de Pós-Graduação Varejo e Mercado de Consumo, que proporciona aos alunos uma visão estratégica sobre gestão de negócios, capacitando-os para atuar em ambientes multifuncionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!