sábado, 12 de julho de 2014

Como uma boa oratória pode mudar a sua vida

Conquistar as habilidades da oratória é um passo indispensável para o sucesso pessoal e profissional. Se você tem dificuldades para se apresentar, provavelmente está perdendo oportunidades




A oratória pode ser resumida em: a arte de falar em público, mas ela abrange muito mais questões do que qualquer um pensa. Saber se expressar bem, com palavras, na frente dos outros, é uma característica desejada por praticamente todas as pessoas, mas, para isso ser realidade, é preciso unir um conjunto de habilidades – seja sozinho, ou com a ajuda de um profissional.

Segundo Michel Soares, especialista em oratória, aqueles que não possuem uma boa oratória apresentam várias reclamações em comum. “Muitos reclamam da parte profissional, pois perdem oportunidades de expor suas idéias e de se apresentar de forma adequada em entrevistas de emprego. Outros reclamam da parte social, já que não conseguem fazer o primeiro contato com uma pessoa pois não se sentem seguros ao apresentarem-se e, portanto, de desenvolverem uma boa comunicação com ela. E por aí vai”, comenta o especialista.

Esses são apenas alguns dos pontos os quais Soares cita quando diz que “uma boa oratória pode mudar a vida de qualquer um”. Para vendedores, por exemplo, ter uma boa oratória e poder de persuasão é quase uma característica necessária. “Muitas pessoas com currículo menos expressivo se dão melhor na vida por conseguirem falar suas ideias e qualificações de forma convincente. A confiança é o que faz a diferença em tudo na vida”, exalta Soares.

Conquistar as habilidades da oratória é um passo indispensável para o sucesso pessoal e profissional. Se você tem dificuldades para se apresentar, provavelmente está perdendo oportunidades. Prova disso é a pesquisa feita pelo "Wall Street Journal" com executivos de recrutamento e seleção. Após o estudo foi indicado que tanto a oratória quanto a capacidade de se relacionar são competências fundamentais para uma carreira executiva e empresarial de sucesso - 89 % dos executivos entrevistados concordaram com essa afirmação.

“Para mim, a oratória é uma habilidade essencial e deveria ser ensinada como disciplina obrigatória nas escolas. Você aprende bastante teoria quando vai para a escola, mas a prática é, muitas vezes, deixada de lado. E a oratória é uma questão de prática. É preciso ensinar as crianças desde cedo que comunicação é poder – e não dinheiro ou qualquer outra coisa”, conclui Soares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!