quarta-feira, 30 de julho de 2014

Estágio a partir do primeiro período: apoie essa ideia

Futuros administradores devem por em prática seu objeto de estudo desde o primeiro dia de aula




Na semana passada, entrevistamos algumas pessoas para o cargo de estagiário em jornalismo. Um dos candidatos já estava no sétimo período e disse que conheceu o Administradores quando ainda estava no segundo período e nós havíamos feito outra seleção de estágio, mas ele não pôde participar porque sua faculdade recomendava (praticamente proibia) que os alunos só estagiassem após o terceiro período.

Não pense que em Administração é diferente. Inúmeras faculdades permitem o estágio somente após o quinto período. A desculpa é que o aluno não pode "perder tempo" trabalhando para poder se dedicar integralmente aos estudos. Pura besteira!

Defendi amplamente esse ponto em meu livro Seu Futuro em Administração e, mais recentemente, no artigo O Renascimento da Administração. Agora repito aqui: o aluno deve ter contato com o objeto de seu estudo desde o primeiro dia de aula. Prática. Apenas praticando a teoria ganha sentido real e se internaliza.

Futuros administradores, não caiam nessa pegadinha. Se sua faculdade coíbe que você estagie antes de determinado período e você tem oportunidade de estagiar agora, estagie - nem que seja escondido. Seu processo de formação só será completo se você tiver a oportunidade de por em prática tudo aquilo que você estuda.

Parafraseando Mark Twain, nunca deixa a universidade interferir em sua educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!