O presente artigo aborda sobre as aplicações das estratégias
de Sun Tzu nas empresas atuais.
O livro "A Arte da Guerra", do filósofo e general
estrategista Sun Tzu, foi escrito há cerca de 500 anos a.C. Dividida em
13(treze) capítulos, a obra mostra diversas maneiras de encarar conflitos,
enfrentar inimigos, atacar a fraqueza do inimigo, evitando, a força, além de
estratégias, planejamento, etc.
Nos fundamentos de Sun Tzu está a compreensão de que o
conflito é parte inexorável da vida humana, devendo ele ser bem administrado
para que não traga sérias consequências. Abordando sobre as diversas
estratégias que fazem um exército vencer, Sun Tzu fala da cautela que deve ter
antes de entrar em uma guerra, visto que nela são determinados a vida ou morte.
Trazendo isso para as empresas, nota-se que, é indispensável
o conhecimento da empresa concorrente antes de competir, pois assim como um mau
planejamento conduz o exército à desgraça, conduz a empresa à falência. Para
que isso não aconteça, um bom administrador deve sempre recorrer a estratégias,
pesquisas, conhecer os pontos fortes e fracos do concorrente para com isso
buscar soluções eficazes para driblar todo e qualquer problema que possa afetar
negativamente a empresa.
Na guerra o objetivo principal é a vitória e para que isso
aconteça, é salutar que seja ágil, pois com a vitória, o líder obtém respeito e
confiabilidade, cabendo aos administradores estar atentos as oportunidades que
o mercado tem a oferecer, observar os fatores de sucesso da empresa e
potencializá-los, levando a empresa a obter destaque e vantagem competitiva.
No que diz respeito às propagandas, o autor alerta sobre a
questão da campanha demorada que o exército faz, dizendo assim, que com a
demora, o estado acaba os recursos; por isso, a empresa deve fazer campanhas
publicitárias que definem o produto com clareza e rapidez, evitando com isso, o
esquecimento da empresa e garantindo o alcance dos objetivos traçados.
Assim como o comandante de uma guerra, o administrador deve
traçar metas que diferenciam a empresa das outras, garantir a qualidade, o
prestígio, ser eticamente responsável, buscar conquistar seus clientes,
garantindo com isso, a preferência e a durabilidade da empresa.
Fonte: Administradores
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