A Teoria dos dois fatores foi formulada e desenvolvida por
Frederick Herzberg, a partir de entrevistas feitas com 200 engenheiro e
contadores da indústria de Pittsburgh. Estas procuravam identificar quais as
consequências de determinados tipos de acontecimentos na vida profissional dos
entrevistados, visando a determinar os fatores que os levaram a se sentirem
excepcionalmente felizes e aqueles que os fizeram sentir-se infelizes na
situação de trabalho.
Fatores Higiênicos: Ou fatores extrínsecos, pois se localizam
no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham
seu trabalho. Como essas condições são administradas e decididas pela empresa,
os fatores higiênicos são: o salário, os benefícios sociais, o tipo de chefia ou
supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, as condições físicas e
ambientais de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima de
relações entre a empresa e as pessoas que nela trabalham, os regulamentos
internos, etc.
São fatores de contexto e se situam no ambiente externo que
cercam o indivíduo. Contudo, de acordo com as pesquisas de Herzberg, quando os
fatores higiênicos são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação e, quando a
elevam, não conseguem sustenta-la elevada por muito tempo. Porém, quando os
fatores higiênicos são péssimos ou precários, eles provocam a insatisfação dos
empregados.
Fatores Motivacionais: Ou fatores extrínsecos, pois estão
relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o
indivíduo executa. Assim sendo, os fatores motivacionais estão sobre controle
do indivíduo pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Os
fatores motivacionais envolvem os sentimentos de crescimento individual, de
reconhecimento profissional e as necessidades de auto reavaliação e dependem
das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho.
Os estudos de Herzberg levaram a conclusão que os fatores
que influíam na prodição de satisfação profissional eram desligados e distintos
dos fatores que levaram a insatisfação profissional. Assim, os fatores que
causavam satisfação estão relacionados a própria tarefa, relações com o que ele
faz, reconhecimento pela realização da tarefa, natureza da tarefa,
responsabilidade, promoção profissional e capacidade de melhor executá-la.
Por outro lado, constatou-se que os fatores causadores de
insatisfação são fatores ambientais, isto é, externos à tarefa, tais como: tipo
de supervisão recebida no serviço, natureza das relações interpessoais,
condição do ambiente onde o trabalho executado e finalmente o próprio salário.
Fonte: Cola da Web
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