Em São Paulo, apenas a TIM ficou abaixo da meta estabelecida
pela Anatel no quesito velocidade instantânea da banda larga móvel
A TIM foi a operadora que teve pior desempenho na banda
larga móvel na avaliação de dezembro da Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel), segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira.
Dos 15 Estados avaliados mais o Distrito Federal, a
operadora ficou abaixo das metas de velocidade instantânea e/ou média da banda
larga móvel em 12 Estados em dezembro, enquanto a Vivo ficou abaixo da meta em
ao menos um quesito em oito Estados, Oi em sete Estados e a Claro, em quatro.
Em São Paulo, apenas a TIM ficou abaixo da meta estabelecida
pela Anatel no quesito velocidade instantânea da banda larga móvel, enquanto as
concorrentes Claro, Algar Telecom, Nextel, Oi e Vivo atingiram as metas da
agência de velocidade instantânea e média de 95 e 70 por cento,
respectivamente.
No Rio de Janeiro, a Claro ficou abaixo da meta nos dois
quesitos, enquanto TIM e Vivo não atingiram o objetivo de 95 por cento de
velocidade instantânea.
Na medição que avaliou o serviço de banda larga fixa das
operadoras, Algar Telecom, NET e Vivo ficaram abaixo da meta da Anatel em São
Paulo em perda de pacotes e/ou disponibilidade, enquanto a GVT atingiu todas as
metas estabelecidas pela agência em dezembro.
No Rio de Janeiro, apenas a Oi ficou abaixo da meta de 90
por cento no quesito disponibilidade, enquanto NET e GVT atingiram todas as
metas definidas pela Anatel.
Procurada, a TIM disse que acompanha a medição da banda
larga móvel realizada pela Anatel e que está atenta às oportunidades de
melhoria verificadas. A operadora também afirmou que está priorizando a
qualidade dos serviços e investindo fortemente em projetos de infraestrutura.
Já a Vivo disse que é a única operadora a oferecer planos
com velocidade de 1,5 Mbps no produto 3G Plus - portanto, com entrega de
velocidade superior aos planos da concorrência - e, por isso, tem parte de suas
medições realizadas com uma referência mais alta que as demais empresas.
A Oi informou que está priorizando investimentos em suas redes
para melhoria da qualidade do serviço em todas as regiões, e que tem utilizado
sua rede Wi-Fi para complementar a cobertura de banda larga móvel. Sobre a
banda larga fixa, afirmou que as situações em que as metas não foram alcançadas
foram mapeadas e estão sendo analisadas pela companhia.
PROTESTE
Pouco antes da divulgação dos resultados da medição, a
associação de consumidores Proteste publicou nota em que criticou o serviço de
banda larga móvel oferecido pelas operadoras.
"As falhas no sinal do 3G e a velocidade inferior à
contratada, com prejuízos à utilização do serviço, levou a Proteste a promover
campanha desde o ano passado, quando teve mais de 40 mil adesões de usuários
prejudicados com a má qualidade do serviço prestado", disse a entidade.
"Os resultados de levantamento feito pela Proteste
mostram que o serviço não é adequado e é muito difícil ter uma conexão de alta
velocidade fora das principais cidades brasileiras."
Fonte: Administradores
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