Grande difusor do Sistema Toyota de Produção e peça chave do
sucesso da marca, Eiji Toyoda morre cinco dias após completar 100 anos de idade
Embora não tenha fundado a Toyota Motor Company, mérito do
seu primo mais velho, Kiichiro, Eiji Toyoda foi o responsável por colocar a
empresa da família no top três das principais fabricantes de automóveis do
planeta.
O mercado automobilístico japonês, que até o fim dos anos
1920 era dominado por montadoras estrangeiras, começou a ceder espaço para os
fabricantes domésticos. O primo Kiichiro, diante da oportunidade, fundou o
embrião da maior montadora de automóveis, então uma mera subsidiária da fábrica
têxtil de seu pai. Assim, em 1937, nascia a Toyota Motors, palco da atuação do
espírito inovador de Eiji Toyoda.
Toyoda já manifestava interesse por máquinas desde o tempo
em que trabalhava no ramo têxtil. Formou-se em Engenharia Mecânica em 1936 e,
no ano seguinte, ao ser fundada a Toyota Motor, foi levado por seu primo para
supervisionar a produção da nova fábrica. Assumiu a presidência da companhia
após a morte de Kiichiro e no ano de 1982 atuou como presidente do conselho de
administração e como consultor.
Eiji Toyoda, cuja atuação foi marcante no desenvolvimento de
produtos e no relacionamento com os fornecedores, liderou o período mais
importante de crescimento da montadora e teve um papel central na seleção e na
colocação de líderes que criaram o sistema de gestão e o de vendas e marketing
da empresa, destacando-se o conhecido Sistema Toyota de Produção.
No ano de 1950, ele realizou um tour pela fábrica da Ford,
com o intuito de observar o modelo de produção da concorrência. Nessa ocasião,
ao mesmo tempo em que reconheceu as qualidades dos “ensinamentos de Ford”,
consolidou a concepção de que ainda havia algo para ser melhorado, visto no
conceito do “kaizen”, que é traduzido como aperfeiçoamento contínuo. Daí passou
a adotar na empresa os métodos de produção que hoje podem ser minuciosamente
descritos nos compêndios da Administração sob o nome de “toyotismo”. O grande
legado da Toyota é seu método enxuto de produção, o just in time, que surgiu da
falta de recursos e é baseado no mínimo de estoque possível.
Para concorrer com rivais como as alemãs Mercedez-Benz e
BMW, Toyoda investiu no desenvolvimento de modelos de luxo, culminando na
criação da marca Lexus, em 1989. Cinco anos mais tarde, ele entrou no Hall da
Fama Automotivo de Dearborn, em Michigan, sendo o segundo japonês a receber
essa honra, depois de Soichiro Honda, fundador da Honda Motor.
Viúvo e pai de três filhos e uma filha, Eiji faleceu cinco
dias depois de seu aniversário de 100 anos, no Hospital Memorial Toyota, no
Japão, por insuficiência cardíaca.
Linha do tempo
1913 – Nasce Eiji Toyoda, em 12 de setembro
1936 – Forma-se em Engenharia Mecânica pela Universidade do
Japão
1937 – Começa a trabalhar na fábrica de tecidos do tio
1952 – Assume a presidência da Toyota Motors
1989 – Cria a marca Lexus
2013 – Morre por insuficiência cardíaca
Fonte: Administradores
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