Veja as dicas para se adequar a essa nova plataforma
O futuro chegou. E já chegou com força total. Começa a se
consolidar nos Estados Unidos entrevistas de emprego via Google Hangout, uma
plataforma do Google que permite a interação por meio de webcam entre até 10
pessoas, com registro do vídeo no Youtube. Por incrível que pareça, a exigência
de entrevistas iniciais via Hangout é maior por parte dos candidatos, que não
querem perder tempo indo até um recrutador se não estão certos de que vão ser
mesmo considerados para o cargo. No Brasil, há ainda um longo caminho a
percorrer, mas algumas empresas de recrutamento e seleção, como a Tegon
Consultoria, já usam o Google Hangouts para encontrar candidatos para seus
clientes, conseguindo reduzir o tempo de busca de profissionais de 25 para
apenas 7 dias.
Segundo Luciana Tegon, Sócia Diretora da Tegon Consultoria,
as entrevistas via Google Hangout têm muitas vantagens quando comparadas ao
processo tradicional, que engloba entrevistas via telefone e presenciais:
“(...) na hora da entrevista, o Google Hangout tem se
revelado uma ótima solução. O contato visual com o candidato desde o primeiro
momento permite avaliar rapidamente a adequação daquele profissional à empresa
que oferece a vaga. Além disso, com o Google Hangout conseguimos entrevistar
bons candidatos que estão atualmente empregados e que não conseguiriam deixar o
emprego no horário de trabalho para participar de uma entrevista, o que permite
atrair um melhor número de bons profissionais para todas as vagas”, explica
Luciana.
Em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo
Horizonte, problemas como chuva ou trânsito dificultam muito o trabalho de
empresas de recrutamento e seleção. É praticamente impossível marcar
entrevistas com intervalos menores de duas horas, isso com a certeza de que vários
candidatos deixarão de comparecer em função de problemas relacionados à cidade
ou até mesmo em função da distância entre o candidato e a empresa que fará a
entrevista:
“Esses problemas vinham afastando bons profissionais das
entrevistas, o que é ruim para as empresas que buscam pessoal com formação e
qualificação mais abrangentes. Com a entrevista via Google Hangout, conseguimos
ouvir mais profissionais e até enviamos ao cliente o vídeo com os que se saíram
melhor, o que dá à empresa mais tranquilidade na hora de contratar um
profissional que vai responder por resultados dentro da organização”, assinala
Luciana.
Para os entrevistados, esse tipo de entrevista impõe uma
nova realidade. Segundo Luciana, uma entrevista via Hangout é diferente de
outra presencial e, por isso, os candidatos precisam se preparar para essa nova
realidade. A seguir, ela dá algumas dicas para os profissionais que vão ser
chamados para entrevistas via Hangout:
Pratique – Se você ainda não conhece o Google Hangout, use a
plataforma com amigos e verifique se tudo está funcionando corretamente. Você
precisará de um fone de ouvido com microfone e um acesso à Internet
suficientemente bom para que a conversa possa fluir. Teste os equipamentos
antes.
Conheça a nova mídia – Entrevistas via Google Hangout exigem
foco e objetividade. Já se dizia isso em relação às entrevistas presenciais,
mas no Hangout isso é decisivo. Se você fala muito e é disperso, esses
problemas se agravam em uma entrevista à distância, por isso esteja preparado
para ser direto.
Mensagem – Treine a mensagem que vai passar antes. Cuidado
com os improvisos. Esteja preparado para as perguntas que podem surgir, assim
como em qualquer entrevista presencial, e cuide para que as respostas sejam
diretas e objetivas. Lembre-se de que o entrevistador estará com seu currículo.
Cenário – Considere que, no momento da entrevista, o
entrevistador vai olhar também para o cenário onde você está. Quartos caóticos,
mesas desarrumadas, gente interrompendo você ou cachorros latindo enquanto você
fala certamente são péssimos cartões de visitas. E lembre-se: só porque você
está no seu espaço, isso não quer dizer que a roupa pode ser qualquer uma. Numa
entrevista em vídeo, seu visual e postura também contam.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!