Habilidades digitais sobrepõem etapas-chave do
desenvolvimento infantil na atualidade, segundo o estudo
Grandes momentos da infância, como andar de bicicleta sem
rodinhas pela primeira vez, parecem estar perdendo importância diante das
habilidades digitais adquiridas pelas crianças, que são capazes de operar um
smartphone ou acessar um navegador de Internet cada vez mais cedo. Essa imersão
no mundo digital é o tema da última pesquisa da série de estudos "Digital
Diaries" realizadas desde 2010 pela AVG Technologies, fabricante de
softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis. Foram
entrevistadas mais de 6 mil mães em 10 países, incluindo o Brasil, para traçar
um panorama de como as crianças utilizam dispositivos tecnológicos e a
Internet.
A série de pesquisas teve início há quatro anos, quando mães
de diversos países foram questionadas pela primeira vez sobre os impactos da
tecnologia em suas casas e famílias. Com 59% das entrevistadas afirmando
possuir três ou mais dispositivos conectados à Internet, não é de se
surpreender que as crianças tenham habilidades digitais bastante desenvolvidas
desde muito cedo. A pesquisa mais recente revelou que na faixa etária entre 3 e
5 anos, mais crianças são capazes de operar jogos de computador (66%) ou
utilizar um smartphone (47%) do que de amarrar os próprios tênis (14%) ou nadar
(23%).
"Essa pesquisa nos mostra que saber utilizar a
tecnologia hoje é quase como respirar, uma obrigação. O desafio que os pais
enfrentam agora, diante de questões como segurança e privacidade, é entender
como educar e preparar as crianças nesse universo digital", declara Dr.
Chris Brauer, Diretor de Inovação do Instituto de Estudos de Gestão de
Goldsmiths, da Universidade de Londres. "Gostando disso ou não, os pais
possuem a enorme responsabilidade de educar seus filhos para que façam um uso
produtivo e responsável das tecnologias digitais. Os dados da pesquisa mostram
a necessidade de ampliar o debate sobre privacidade e segurança nos lares
conectados, mas também a necessidade de promover um estilo de vida mais
equilibrado no que diz respeito ao uso da tecnologia e o incentivo a atividades
offline", afirma.
Veja algumas das descobertas mais relevantes da pesquisa:
0-2 anos - O compartilhamento triunfa sobre a privacidade
Apesar do constante debate público a respeito da privacidade
on-line, muitos pais estão criando uma vida digital para seus filhos antes
mesmo que eles possam andar, falar ou mesmo antes de terem nascido.
- Os dados globais apontam que 81% das mães já postaram
fotos de seus filhos na Internet. No Brasil, o dado é ainda mais espantoso: 94%
das mães já admitiram a prática, e a maior parte das fotos foram postadas antes
do bebê completar um ano de idade.
- As fotos de recém-nascidos são as mais publicadas, com 30%
das postagens. No entanto, os pais brasileiros são os que menos simpatizam com
esse tipo de postagem, praticada por apenas 12% das pesquisadas.
- 8% das pesquisadas disseram ter criado contas de e-mail
para seus bebês. No Brasil esse número chega a 14%.
- 6% das mães criaram perfis em redes sociais para seus
bebês, novamente no Brasil esse índice é maior, chegando a 12%.
3-5 anos - Mais habilidosos no tablet do que na rua?
Ao olhar para uma geração de crianças incrivelmente imersas
no mundo digital desde o seu nascimento, o estudo demonstra que grande parte
das habilidades digitais estão sendo conquistadas e aprendidas antes de
atividades - antes básicas - do 'mundo real'.
- 57% das crianças sabe operar pelo menos um aplicativo de
smartphone ou tablet - um aumento de 38% desde que a mesma pergunta foi feita
na primeira pesquisa da série, quatro anos atrás;
- 62% das crianças sabem ligar um PC, mas só 42% sabem o
endereço de casa;
- 66% sabem operar jogos de computador, mas só 14% sabem
como amarrar os sapatos;
- 57% sabem utilizar pelo menos 1 aplicativo de smartphone,
mas apenas 25% sabem o que fazer em uma emergência;
Dentre os países pesquisados, os que apresentam maiores
índices de desenvolvimento de habilidades tecnológicas são EUA, Reino Unido,
Brasil e República Tcheca.
6-9 anos - Conflitos entre o mundo Real e o Virtual
Na faixa etária entre 6 e 9 anos, a internet parece estar
profundamente presente na vida social das crianças, o que gera novas
responsabilidades para os pais.
- 89% das crianças dessa idade usam a internet, no Brasil
esse índice chega a 97%, sendo o mais alto entre todos os países pesquisados;
- 7% das crianças passam mais de 10 horas conectadas, mas a
maior parte delas gasta entre 0 e 5 horas online.
- 46% brincam em redes sociais focadas em crianças como a
WebkinzT ou o Club PenguinT, mas 16% estão no Facebook.
- No Brasil o número de crianças que possuem perfil no
Facebook é de 54%, mesmo com a determinação de idade mínima de 13 anos
estabelecida por essa rede social.
Menos de 10% das mães acreditam que as brincadeiras nesse
'playgrounds digitais' podem prejudicar as habilidades sociais de seus filhos,
mas quase 19% temem que seus filhos estejam sujeitos à comportamentos
agressivos ou à ciberbullyng.
Fonte: Administradores
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