Demonstrar integridade e passar tempo com os funcionários
são algumas das dicas para melhorar sua habilidade de liderar
Em um artigo publicado na Fast Company, Brendon Schenecker,
fala sobre como um líder pode ter seu trabalho melhor recebido por sua equipe.
Ele ressalta que "liderar um escritório ou empresa não é fácil, mas
envolve habilidades que podem ser praticadas e melhoradas cotidianamente".
Para ajudar os chefes que estiverem dispostos a buscar seu aperfeiçoamento
enquanto líderes, ele dá algumas dicas. Confira abaixo:
1. Faça aulas de comunicação
Parte importante da boa gerência é a eficiência, então mesmo
se você se sente completamente confortável para falar muito em frente um grande
público, se não consegue dizer exatamente aquilo que quer, de forma clara, você
terminará criando confusão e conflito na mente de quem está ouvindo. Como
consequência, as ações que você quer que sejam realizadas demorarão a se
cumprir, devido à falta de entendimento. Por isso, tenha certeza de que você
está em forma em todo tipo de comunicação (emails, telefonemas e falar em
público). Associe às aulas de comunicação alguma sobre linguagem corporal ou
língua estrangeira, para alcançar um resultado melhor ainda.
2. Passe mais tempo de qualidade com funcionários
Isso é essencial, pois gerência envolve delegação de
tarefas, de forma que é importante conhecer os liderados para escolher que
tarefas cada um deve exercer. Em momentos que exigem resolução de problemas,
quanto mais você conhece as pessoas com quem trabalha, mas rápido saberá quem
tem o perfil e a experiência para lidar com que aspecto da situação. Passar
mais tempo com eles também gera uma maior conexão, e lhe ajuda a saber como se
comunicar e ajudar cada pessoa em suas atividades específicas.
3. Relaxe e faça alguma coisa divertida
É difícil assumir uma postura mais leve e tranquila quando
há muitas coisas pra fazer em pouco tempo e as responsabilidades são grandes.
Porém, este tipo de pressão, se não for balanceado por algum tipo de diversão,
gerará um clima de negatividade e hostilidade geral. Funcionários tendem a ter
maior produtividade quando estão alegres e de bom humor, então se você dá o
exemplo e fornece o ambiente pra que eles continuem assim, isto será benéfico para
a empresa e seu sucesso.
4. Recompense participação e realizações
Procurando melhorar o trabalho, o gerente às vezes se
concentra no que os funcionários fizeram de errado ou no que eles não devem
fazer no futuro. Apesar de controlar os riscos fazer muito sentido, focar-se
somente nos erros e deficiências costuma diminuir a confiança e moral dos
funcionários, além de desencorajá-los a falar, pelo medo de serem criticados.
Se você quer manter as pessoas motivadas, reconheça e responda ao desejo que
elas têm de serem percebidas e valorizadas por seu trabalho. Pode ser apenas um
“obrigado” ou até mesmo um bônus financeiro, o reconhecimento do que deu certo
e ações motivacionais em geral farão com que os funcionários se sintam mais
confortáveis individualmente e dentro do equipe da qual fazem parte.
5. Chegue 15 minutos mais cedo
Se você acorda atrasado, ou em cima da hora, o estresse já
entra em ação. Ao chegar no trabalho, seu humor já está diferente, e isso pode
ser transmitido para quem trabalha com você. Ansiedade e estresse atrapalham
seu julgamento na hora de tomar decisões importantes. Chegar 15 minutos mais
cedo lhe dá tempo para começar o dia calmamente e colocar as ideias no lugar
antes de mais um dia de trabalho.
6. Seja implacável quando se tratar de integridade
Integridade significa ser consistente, moral e direito
naquilo que você diz e faz. É crítico ser íntegro no mundo dos negócios, pois
esta característica desenvolve confiança e reduz conflitos. Se você quer que
seus funcionários ajam de forma íntegra, dê o exemplo, não seja do tipo “faça o
que eu digo, não faça o que eu faço”, ou perderá sua credibilidade.
Fonte: Administradores
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