Hoje, as pessoas são consideradas elementos fundamentais
para gerir e fortalecer as relações necessárias para a condução de qualquer
negócio
As pessoas não são o ativo mais importante de uma
organização. O ativo mais importante de uma organização são as pessoas boas,
comprometidas, capacitadas e éticas. Foi a partir deste século que as
organizações passaram a se preocupar com questões como capacitação, clima
organizacional e valorização dos profissionais, tendo em vista agregar, no
ambiente de trabalho, pessoas comprometidas com os rumos da empresa, bem como
satisfeitas e felizes com o seu trabalho e no seu trabalho.
Uma pesquisa recente realizada pela FNQ e pelo SEBRAE com
1.163 empresários de micro e pequenas empresas mostrou que a gestão de pessoas
é, sim, uma preocupação dos dirigentes: 73% dos pesquisados disseram reconhecer
seus colaboradores pelas contribuições que realizam para inovação e 72%
afirmaram investir na capacitação dos colaboradores. Em uma lista composta por
oito itens, correspondentes aos Critérios de Excelência da Gestão, o Critério
Pessoas recebeu o segundo maior investimento por parte das empresas analisadas,
atrás apenas do Critério Clientes.
Hoje, as pessoas são consideradas elementos fundamentais
para gerir e fortalecer as relações necessárias para a condução de qualquer
negócio. É comprovado que as organizações que possuem práticas que visam o
desenvolvimento humano conseguem aumento da motivação da força de trabalho e,
consequentemente, melhores resultados financeiros e operacionais.
Uma empresa que possui boas práticas de gestão de pessoas
define corretamente as funções e as responsabilidades do colaborador,
seleciona-o e capacita-o para o exercício das funções e analisa os riscos e
perigos do trabalho, bem como os fatores que afetam o bem-estar e a satisfação
de cada um deles.
Para obter resultados nessa área, basta que a empresa adote
alguns requisitos e passe a avaliar sua efetividade constantemente. Apresento,
aqui, algumas dicas baseadas no Critério Pessoas do Modelo de Excelência da
Gestão (MEG):
- Aponte claramente as funções e responsabilidades dos
colaboradores, pontuando a participação de cada um e promovendo a sinergia do
trabalho em equipe.
- Procure estabelecer e implantar um plano de cargos e
salários e um programa de metas para o colaborador, com base no plano
estratégico da empresa e nas competências de cada pessoa. Assim, é possível
definir qual a participação de cada um nas estratégias gerais da empresa.
- Destaque e incentive a autonomia dos seus colaboradores.
Essa atitude auxilia na melhoria da motivação, no cumprimento de metas e nos
resultados.
- Promova feedbacks constantes, sistematize os processos de
avaliação e implemente ações de melhoria.
- Invista nas habilidades e nos conhecimentos dos
colaboradores. Entender as suas competências auxilia no desenvolvimento de suas
atividades diárias como forma de garantir a eficiência e o bom trabalho em
equipe.
- Promova programas de capacitação com base em um plano de
carreiras e nas metas estipuladas pela organização. Incentive a busca pela
constante capacitação e reciclagem do colaborador.
- Considere as oportunidades para desenvolvimento de membros
da equipe atual, promovendo a inserção de novas pessoas para o exercício das
funções. Mas se for preciso contratar, tente levar em conta as necessidades
para o cargo e para a maioria das funções previamente definidas.
- Procure identificar, por meio de pesquisa de clima
organizacional, os fatores que afetam o bem-estar, a motivação e a satisfação
dos colaboradores. O completo entendimento do seu quadro de colaboradores é
fundamental para que sejam desenvolvidos programas com foco na qualidade de
vida e na cidadania, que estejam de acordo com as necessidades do colaborador e
com as estratégias da empresa. As atividades, posteriormente desenvolvidas,
auxiliam no aumento da produtividade, criando forças na busca por resultados.
- Comunique-se com clareza para garantir ao grupo total
assimilação dos valores e princípios da organização. É importante ouvir o que
cada um tem a dizer. Procure estabelecer uma relação de confiança entre a
liderança e o grupo e implante canais de comunicação entre a empresa e os
colaboradores, sempre com base em relações de confiança e ética. A comunicação
interna das estratégias, das metas e dos seus indicadores e planos de ação é
vital para o engajamento das pessoas na causa comum.
- Utilize práticas de remuneração, reconhecimento e
incentivo para estimular a organização no sentido de alcançar metas. Elas são
importantes propulsores da motivação dos colaboradores. Os ajustes salariais,
alinhados ao plano de carreira, servem como prova do reconhecimento dos
funcionários, estimulando-os a apresentar contribuições significativas à
organização permanentemente.
Fonte: Administradores
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