Querendo ou não, em muitos momento de nossa vida, utilizamos
o poder de persuasão que temos. Sabendo disso e utilizando esta que pode ser
uma estratégia de comunicação decisiva podemos alcançar resultados mais
efetivos
Muito ouvimos falar de persuasão, aliás, se observarmos
podemos constatar que ela faz parte de quase todos os momentos de nossa vida.
O jornalista Fábio Bandeira, afirma que todos os dias
utilizamos nosso poder de persuasão, ou estamos sendo persuadidos por alguém.
Quando pedimos ajuda a um colega de trabalho, favores a um amigo ou até mesmo
um copo de água em casa, estamos tentando persuadir alguém a fazer o que
desejamos.
De forma geral, podemos dizer que persuasão é uma estratégia
de comunicação que utiliza recursos racionais, simbólicos e emocionais para
induzir alguém a aceitar uma ideia, um pensamento ou até mesmo realizar alguma
ação. Para isso, são utilizados argumentos com o propósito de conseguir com que
o outro faça o que desejamos.
Normalmente ouvimos falar sobre persuasão de forma positiva
ou negativa, o fato é que podemos utilizar esta estratégia para conseguir o que
queremos e da mesma forma que podemos persuadir uma pessoa para fins obscuros,
como trapacear em uma negociação, por exemplo, podemos também utilizar este
artificio para fazer com que pessoas realizem aquilo que precisa ser feito, ou
seja, é um fator fundamental para liderar pessoas.
Aquele que consegue persuadir conquista aliados e desenvolve
uma liderança natural, afirma Fábio Bandeira. Ao observarmos sob a ótica da
persuasão podemos dizer que parece que existem pessoas que nasceram para serem
formadoras de opinião. No entanto, qualquer pessoa que desejar, pode aprender
técnicas simples para ser mais persuasivo observa o jornalista.
É importante compreender que para aprimorar a técnica de
persuasão, a percepção de alguns comportamentos, estudo do ambiente, pessoas,
contexto e emoções são fundamentais. Ao ficar atento a estes fatores podemos
sim ser mais persuasivos e consequentemente, mais influentes finaliza Fábio
Bandeira.
Confira as dicas do jornalista Fábio Bandeira para aumentar
seu poder de persuasão:
Utilize a emoção
“O propagandista deve ter, acima de tudo, um grande
conhecimento da alma humana”, disse uma vez Goebbels, o pai da propaganda
nazista. Embora ele tenha usado a persuasão da pior maneira possível, ele tinha
razão. Os mestres da persuasão costumam despertar emoções nos ouvintes. Para
isso, falam apaixonadamente e, em seus discursos, apelam para valores, sonhos e
ideais compartilhados pelas pessoas.
Ajude as pessoas
Você recusaria um favor a alguém que já lhe ajudou no
passado? Sabemos que não. Por trás deste gesto atua a lei social da
reciprocidade – chamada por Robert Cialdini autor do livro O Poder da
Persuasão, de “princípio da reciprocidade” – afirmando que uma boa ação a nosso
favor deve ser retribuída. Portanto, se você quer que alguém faça uma concessão
numa reunião de negócios, dê o primeiro passo, abrindo mão de algum item. No
dia-a-dia, acostume-se a ser solícito. Uma dose diária de favores irá aumentar
as chances de você ser mais persuasivo quando precisar no futuro. E isto não se
trata de uma postura interesseira, mas de uma visão estratégica para atingir
seus objetivos.
Identifique semelhanças
Gostamos de pessoas semelhantes a nós, dizem os
especialistas em comportamento humano. E não estamos falando de semelhanças
óbvias, como a aparência física. Traços de personalidade, estilos de vida,
opiniões, times de futebol e até nomes, quando semelhantes, facilitam a
aproximação e abrem caminho para a persuasão. Na próxima vez que ensaiar um
discurso persuasivo, lembre-se de enfatizar alguma similaridade com seu
ouvinte.
Comece pedindo pouco
“Ajude com pelo menos...”. Esse tipo de frase, que você
dever ter ouvido uma centena de vezes, se apoia na ideia de que as pessoas
tendem a ajudar mais quando começamos pedindo pouco. Tem uma pilha de tarefas
atrasadas? Em vez de pedir para seu funcionário encarar todo o desafio,
explique que, se ele executar ao menos uma, terá ajudado muito. Pedir pouco, no
início, abre caminho para pedidos maiores no futuro. De acordo com os
especialistas, depois que dizemos “sim” a uma pequena solicitação, nossa tendência
é aceitar mais naturalmente as próximas, mesmo que elas exijam mais da nossa
parte.
Busque compreender o comportamento do grupo
Somos seres sociais. Não apenas gostamos de pertencer a
grupos como temos a tendência de imitar o comportamento dos nossos companheiros.
Não é à toa que um discurso tem mais chances de persuadir se for apresentado a
um grupo. Quando acompanhadas, as pessoas tendem a ouvir as demais, reduzindo o
senso crítico e buscando opiniões unânimes. Resultado: as chances de um grupo
concordar com você são maiores.
É importante compreender que persuadir envolve muito mais do
que apenas conseguirmos que uma pessoa realize ações a nosso favor, é também
saber influenciar de forma inteligente e imprimir sua marca pessoal de forma
positiva, no meio em que você está inserido finaliza Fábio Bandeira.
Fonte: Administradores
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