Cada vez mais se percebe a necessidade de se conhecer as
peculiaridades do mercado consumidor e de como é importante valorizar os
interesses do cliente antes de tentar oferecer serviços ou produtos, os autores
que dissertam acerca desse minucioso tema do competitivo mercado empresarial
são extremamente preocupados em mostrar a importância dos clientes para o
sucesso e desenvolvimento de uma organização, as estratégias que podem ser
utilizadas para otimizar os resultados no relacionamento e consequentemente nos
contatos comerciais com eles e os cuidados que devem ser tomados na relação
cliente x empresa.
Eles apontam dentre outros aspectos, alternativas de
fidelização, erros muito comuns cometidos pelas empresas no trato com o público
e possíveis maneiras de corrigi-los, mostram as diferentes características que
compõem o perfil do consumidor e traçam tipos comuns especificando as formas de
conduzir atendimento a cada um deles, explanam as questões que envolvem essas
relações como abordagem, reclamações, funcionários mal-treinados (ou a falta de
treinamento existente nas empresas) para atender com excelência e o que leva os
clientes a voltarem ou a sumirem de vez dos contatos das empresas assim como as
soluções para mudar ou definir o rumo de cada situação e os diversos assuntos
inerentes aos contatos de uma empresa com quem representa a sua
sustentabilidade, o seu sucesso ou fracasso e que sem duvidas, define a sua
presença/ausência no mercado.
Segundo Renato Fonseca de Andrade, consultor de orientação
empresarial do SEBRAE, as empresas têm suas características especificas e, com
certeza, seus processos de atendimento irão refletir essas diferenças.
Ele aponta ainda que, no entanto, existem alguns aspectos
essenciais que, mesmo sendo tratados de maneiras diferentes, devem ser
compreendidos e colocados em prática da forma mais adequada ao negócio. São
eles: a compreensão das necessidades dos clientes, a comunicação durante o
atendimento, a percepção, a empatia e o treinamento. Itens estes que serão
explanados na penúltima parte dessa dissertação.
Percepção para identificar as características de cada perfil
de cliente
Para Ron Willinghan, pesquisador na área de administração de
empresas e autor do recomendado “Cliente também é gente – cuide bem de seus
clientes e veja sua empresa crescer”, a prática de estratégias de sucesso
realmente eficazes e o desenvolvimento de uma cultura especial orientada para
clientes, além de percepção aguçada para lidar com reações emocionais e
compreender e aplicar valores, crenças e princípios éticos mais profundos na
relação com eles são ações que conduzem ao sucesso.
Explica também que é preciso estar sempre atento a todos os
aspectos da prestação de serviços do mundo dos negócios e esclarece conselhos
práticos para os que desejam desenvolver essa cultura especial, tão importante
no processo de fidelização em qualquer ramo de atividade.
Sua linha de pensamento possui tênues conexões com a de
David Freemantle no que tange à importância dada à aplicação da psicologia no
uso de estratégias de captação, manutenção e relacionamento com clientes e na
maneira de se perceber o quanto entender suas reais necessidades é pertinente.
Em “O que você faz que agrada seus clientes?”, mais um de
seus best-sellers, ele mostra que, agregando-se valor emocional (e-value) a
tudo que uma empresa e seu pessoal fazem, a probabilidade de agradar aos
clientes aumenta, juntamente com a rentabilidade. Em um mundo competitivo é
relativamente fácil copiar produtos e preços, mas é praticamente impossível
copiar pessoas e marcas.
O acréscimo do valor emocional está no cerne do debate sobre
gerenciamento de pessoal e serviços de atendimento ao cliente. Os clientes
querem ser apreciados pelas pessoas que os servem.
Este livro baseia-se em um estudo de diversas empresas em
dezenove países sobre o que leva ao sucesso ou ao fracasso no serviço de
atendimento ao cliente. As empresas que se destacaram constantemente agregaram
valor emocional com três atributos: Criatividade, Conectividade Emocional e
Integridade.
David Freemantle examina estes atributos inter-relacionados
com a psicologia subjacente necessária ao seu desenvolvimento. Ao fazê-lo
realça os três motivadores-chave - Energia, Direcionamento Emocional e Espírito
- que permitem às pessoas da linha de frente agregar valor emocional ao serviço
que prestam.
A importância de conhecer o comportamento do consumidor
O comportamento do mercado consumidor também desempenha
papel importante na orientação das estratégias utilizadas pelas empresas para
se aproximar de seu público-alvo e aponta dados significativos para que elas se
direcionem à satisfação desse público.
Para atravessar tempos de competitividade e concorrência
acirrada entre empresas, entender o consumidor e saber como ele se comporta é
fundamental para o processo de qualquer organização, afirmam categoricamente
Beatriz Santos Samara e Marco Aurelio Morsch, consultores de mercado e
orientadores mercadológicos, no “Comportamento do consumidor – conceitos e
casos”.
No ambiente dinâmico do mercado competitivo, entender o
consumidor é um imperativo para o sucesso organizacional. Todos nós já nos
deparamos com o dito popular “O cliente tem sempre razão”. No meio empresarial,
consolidou-se o jargão “O consumidor é rei” e a noção de que a função do
negócio é servi-lo.
As empresas que ignorarem esses ditames poderão não
prosperar ou até mesmo não sobreviver no mercado. Hoje, mais do que nunca, os
consumidores se tornaram mais poderosos. Mais conscientes, independentes e bem
informados, eles são pessoas com poder, capazes de construir ou quebrar
qualquer negócio, independentemente de seu porte ou tamanho, em qualquer tempo
ou lugar.
O consumismo tem se expandido extraordinariamente no mundo
em que vivemos. Da mesma forma, o nível de exigência e a maior consciência
ética dos consumidores têm gerado movimentos em defesa e proteção dos
consumidores em todo o mundo — o consumerismo.
No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor e os Juizados
Especiais têm sido cada vez mais amplamente utilizados pela população
brasileira, um mercado consumidor que já está entre os 10 maiores do planeta.
Com uma população de cerca de 170 milhões de habitantes e com potencial de consumo
na ordem de US$ 425 bilhões, nosso país representa a décima quinta economia
mundial. Ao considerarmos esses dados e o consumo anual per capita do
brasileiro — US$ 2.508 —, pode-se perceber a importância deste tema para
empresas, estudiosos e professores envolvidos com o assunto. (SAMARA, Beatriz
S., MORSCH, Marco A., 2006).
Reconhecer a importância de se identificar, avaliar e
estimar os desejos, anseios e necessidades do consumidor moderno torna-se
então, fator preponderante no momento de criar e usar ferramentas mais eficazes
para otimizar seu atendimento. Assim como de fazer como que eles se tornem
fieis e conscientes no momento de procurar as empresas.
Ainda acerca desse tópico David Lewis e Darren Bridges
apontam que, para motivar e estimular os novos consumidores, os padrões atuais
de separá-los por idade, renda e etnia já não são suficientes em “A alma do
novo consumidor”, mostram que é preciso saber exatamente a lista de produtos
que eles consomem para poder interferir em suas próximas compras. A tendência é
que, por conservadorismo, irão repetir a lista de compras diariamente,
semanalmente e mensalmente. Daí a importância de se conhecer seus costumes e
comportamento.
A conquista e a fidelização de clientes
Com a competitividade agressiva existente no mercado
atualmente, é extremamente crucial identificar maneiras de, além de conquistar
clientes, mantê-los e torná-los fiéis também.
Em “A estratégia do elefante”, o famoso consultor
empresarial Steve Kaplan teoriza com propriedade a respeito dessa etapa do
processo de atendimento (a de tornar os clientes fiéis) mostrando que a
principal estratégia de uma empresa para conquistar grandes clientes é criar
uma abordagem voltada para construir alianças e indica ainda que é possível
atender as necessidades dos clientes e lidar com as crises, se atitudes simples
como evitar os erros comum no contato com eles forem tomadas. Dessa forma uma
lista de clientes potenciais poderá fazer parte do banco de dados das organizações.
Já para Willians Resende, a atualização constante no layout
de informações do público-alvo é elemento básico para torná-lo fiel. Em “Como
fidelizar seu cliente”, ele disserta sobre a necessidade de saber
identificá-los, construir um bom banco de dados, mensurar níveis de satisfação
e analisar com propriedade o feedback de seus clientes no processo de
fidelização. Willians Rezende é especialista em Tecnologia da Informação,
pós-graduado em Marketing, professor de Marketing e Recursos Humanos.
Ele reconhece que em tempos de competitividade acirrada e
busca desenfreada pela satisfação do cliente, as companhias procuram, através
de seus profissionais de marketing, descobrir novas e eficientes maneiras de
cativar seu público. É uma árdua tarefa, e somente com muita organização e
adoção de estratégias adequadas este objetivo poderá ser alcançado.
Excelência no atendimento ao cliente
O mercado está cada vez mais competitivo e fragmentado. Eis
um fato de extrema relevância, considerando as dificuldades advindas dessa
situação, que leva as organizações a terem de buscar, agora mais do que nunca,
diferenciais que facilitem o seu posicionamento neste mercado. Somente oferecer
produtos com qualidade não é mais suficiente. Os consumidores querem mais,
alguma coisa nova, algo que justifique sua opção por uma empresa ou por outra.
Esta "coisa nova" é o atendimento. É ele que faz a diferença no
âmbito do chamado "marketing de serviços".
Esse parágrafo resume de forma abrangente a proposta do
“Atendimento ao público nas organizações”, de Brandão Dantas, que mostra que
diferenciais competitivos não se restringem à qualidade de produto e
acessibilidade com os preços, mas envolvem também tratamento personalizado e
especializado aos consumidores, assim como preocupação com suas preferências e
intenções, ferramentas essenciais que os fazem sentirem satisfeitos e com
intenções de voltar às empresas.
O bom atendimento, como mola propulsora de todas as
transações, torna-se a fórmula do sucesso do mundo dos negócios. Para isso, é
essencial o investimento na "pessoa", tanto quadro funcional quanto
clientes, considerada o maior patrimônio de uma empresa, pontua David
Iasnogrodski, administrador, escritor e cronista em seu “Atendimento nota 10 –
a fórmula do sucesso”.
Os aspectos essenciais no atendimento ao cliente
Eis os aspectos considerados essenciais em atendimento a
clientes citados na introdução dessa dissertação, que, segundo o consultor do
SEBRAE Renato Fonseca de Andrade, devem nortear o relacionamento das empresas
com seus clientes:
· A compreensão das necessidades dos clientes
Compreender o cliente significa entender suas necessidades e
as formas como ele se relaciona com o mundo.
Para isso, as empresas devem obter informações preciosas de
diversos tipos, como vontades, hábitos, possibilidades e, principalmente,
expectativas do cliente em relação ao produto/serviço oferecido. Essas
informações podem ser conseguidas de diversas maneiras: através de pesquisas
formais, do contato diário, de literatura e também de informações disponíveis
em entidades relacionadas ao setor, como associações, sindicatos etc., assim
como na internet.
Dessa maneira, conhecer o cliente é a base de tudo, pois é a
partir desse conhecimento que a percepção de oportunidade se consolida e
estratégias do negócio podem ser desenvolvidas. Ou seja, essas informações são
tão importantes que influenciam a escolha de fornecedores, os tipos e as
quantidades de produtos e serviços oferecidos, os canais de comunicação com o
mercado, a formação do preço, as instalações da loja e muitos outros fatores.
Portanto, esta deve ser uma atividade incessante da empresa,
envolvendo todos os empregados, especialmente a equipe de vendas. Mas não basta
somente obter informações, é preciso refletir sobre elas para tomar decisões
conscientes e coerentes com os aspectos percebidos.
Em suma, deve procurar caminhos para compreender cada vez
mais os clientes. Os desejos deles mudam muito rapidamente, o que faz com que
essa atividade seja constante.
· A comunicação no atendimento a clientes
A comunicação é um processo inerente ao ser humano. É
através dela que o indivíduo ou grupo interage com outros indivíduos ou grupos,
recebendo suas impressões sobre o que foi comunicado. É algo como um professor
perguntar para sua sala se a matéria que acabou de ensinar foi compreendida.
Portanto, o processo de comunicação é composto de quatro
elementos: emissor, receptor, mensagem e retorno, também conhecido como
feed-back. Além disso, o processo de comunicação realiza-se por vários meios,
principalmente através da fala, da escrita e da expressão corporal. Através
desses meios os seres humanos interagem com o mundo.
É importante perceber que os meios de comunicação
influenciam uns aos outros. Assim, não basta simplesmente a comunicação verbal
ocorrer, pois outros meios podem fazer com que a mensagem seja compreendida de
forma diferente daquela que se deseja transmitir.
Dessa forma, para que o processo de comunicação ocorra de
forma perfeita, é preciso completa integração entre os vários meios de
comunicação. Uma equipe de vendas deve saber muito bem esses princípios, no
sentido de adotar os melhores meios para cada situação e assim poder se
comunicar bem com seus clientes.
Outro fator importante é a maneira como o ser humano se
apresenta ao mundo. Assim, uma impecável apresentação, traduzida pela
utilização de uniformes, crachás, cabelos penteados e barba aparada para os
homens e maquiagem para mulheres, também influencia o processo de comunicação.
Portanto, comunicação é um assunto a ser tratado
freqüentemente com a equipe de vendas e também com todos os empregados,
ressaltando sempre que um bom negócio começa com uma boa comunicação.
· A percepção e a empatia
Outros dois aspectos muito importantes na questão do
atendimento ao cliente são a percepção e a empatia. De forma bastante simples
podemos dizer que a percepção é a maneira como avaliamos uma pessoa, e a
maneira adequada de tratar os clientes é deixar de lado as impressões pessoais
e os preconceitos.
Caso isso não ocorra, é provável que uma pessoa seja julgada
pela maneira como está vestida e assim caracterizada pelo atendente que a
julgou, que decide que ela não é cliente para os produtos da loja. Com certeza
esse julgamento inicial irá influenciar na comunicação que será realizada,
muitas vezes prejudicando um excelente negócio.
Já a empatia é a capacidade de colocar-se no lugar da outra
pessoa e de ver o mundo sob seu ponto de vista. Ao colocar-se nessa posição,
passa a ser possível identificar vários fatores que podem ser considerados na
realização de uma negociação positiva.
Outro aspecto importante nessa questão da empatia é a
capacidade de escutar. Escutar significa prestar atenção ao que o outro diz, e
não simplesmente ouvir. Se um atendente de uma loja não escuta o que o cliente
diz, como poderá então captar as informações necessárias ao atendimento de suas
necessidades? Esse fator é fundamental, principalmente nos atendimentos feitos
pelo telefone.
· O treinamento
Uma pessoa só se torna excelente profissional de vendas se
conseguir combinar experiência e capacitação. Dessa maneira, é preciso debater
a questão “atendimento” com muita freqüência, pois muitas vezes, mesmo
inconscientemente, nos acostumamos com procedimentos que não são os mais
adequados para atender aos clientes.
Falhas não podem ocorrer. Pode até ser o décimo cliente do
dia para um atendente, mas para o cliente é a primeira experiência na loja e
ela tem que ser perfeita. Isso significa preparo em vários fatores.
Assim, o treinamento para atendimento a clientes deve
abordar aspectos de comunicação e também de produtos e serviços. Se a loja
apresenta uma variedade de produtos que mudam com o passar do ano, como, por
exemplo, uma loja de confecções, sempre que um novo produto estiver sendo
incorporado ao estoque, essa informação deverá ser passada para toda a equipe
de vendas. Isso pode ser realizado de forma oral ou por escrito, mas tem que
ser feito. É inconcebível que nos dias competitivos de hoje alguém tente vender
algo sem conhecer o que está comercializando. Pode parecer óbvio, mas essa é
uma dificuldade presente em muitas empresas.
O importante é prestar ao cliente todas as informações
necessárias para que a sua decisão de compra seja feita de forma consciente.
Além de conhecer os produtos e serviços oferecidos, a equipe de vendas deve
inteirar-se também das promoções existentes, das formas de divulgação adotadas
pela empresa e das opções de negociação, sempre no sentido de oferecer o melhor
negócio ao cliente que está sendo atendido naquele momento.
O profissional de vendas contemporâneo não é um tirador de
pedidos, não é alguém que está ali somente para pegar o produto na prateleira,
mas sim uma pessoa importantíssima para auxiliar o cliente em sua decisão de
compra e contribuir para sua satisfação.
Mas para que isso ocorra as empresas devem também desenvolver
maneiras de estimular e motivar seus empregados. Assim, fatores como
remuneração, premiação, incentivos, benefícios, reconhecimento e um ambiente de
satisfação devem ser tratados com muita atenção e zelo, pois contribuem muito
para o desempenho de todos, especialmente daqueles que têm contato com os
clientes.
Cuidados durante o atendimento
Como notamos durante a leitura das fontes que originaram a
elaboração dessa etapa do projeto, o atendimento a clientes é fundamental para
o sucesso de uma empresa. Para tanto, listamos abaixo algumas perguntas de
verificação que uma empresa pode ter sempre ter à mão para perceber se o
atendimento esta superando as expectativas de seus clientes e para que o
processo de atendimento seja excelente, são elas:
- As necessidades e os desejos dos clientes são claros para os integrantes da empresa?
- Quais são os processos de comunicação da loja com o cliente que permitem a compreensão desses desejos e necessidades? Com que freqüência são realizados?
- Os produtos e serviços oferecidos, bem como a estrutura da loja e as formas de pagamento, estão adequados aos clientes?
- A equipe de vendas conhece os produtos, serviços, promoções e propagandas em detalhes? E os outros empregados?
- A equipe de vendas recebe treinamento constante sobre novos produtos e serviços e técnicas de atendimento?
- Os empregados da empresa trocam informações entre si no sentido de melhorar cada vez mais o atendimento aos clientes?
- Os empregados estão satisfeitos em trabalhar na empresa?
- Existem procedimentos e atitudes que estimulam os empregados a ser excelentes (benefícios, incentivos, reconhecimento, remuneração etc.)?
Essas e outras questões devem ser objeto de freqüentes
debates e aprendizado nas organizações.
As respostas a elas, obtidas pelo talento das pessoas
segundo as características de cada negócio, podem significar passos decisivos
para o aumento da competitividade empresarial, ampliando consideravelmente as
chances de sucesso.
Fonte: Cola do Web
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