Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada
com uma narrativa e a capacidade de contar histórias relevantes, basicamente se
refere a um contador de histórias
Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada
com uma narrativa e a capacidade de contar histórias relevantes, basicamente se
refere a um contador de histórias.
É um método que utiliza palavras ou recursos audiovisuais
para transmitir um conteúdo, tem sido bastante utilizado na publicidade e no
marketing como um meio de promover uma marca sem fazer a venda direta.
O Storytelling é uma ótima ferramenta para compartilhar
conhecimento. E essa arte de contar histórias aproxima as pessoas da empresa,
podendo ser muito bem aplicada para vender produtos, serviços ou ideias. Pois,
o ser humano estabelece ligações interpessoais através de uma narrativa.
Storytelling no marketing e na publicidade
Como vivemos diariamente rodeados pelo excesso de
informação, as pessoas são sempre bombardeadas por propagandas e as empresas
buscam diversas alternativas para conquistar a atenção dos potenciais clientes.
A verdade é que algumas pessoas criaram uma espécie de defesa contra as
abordagens tradicionais, então realmente é preciso se utilizar de outros meios
para chegar até esse público.
É neste contexto que o storytelling ganha importância,
porque contar uma narrativa interessante é uma maneira eficaz de conseguir a
atenção do público alvo. Consiste em compartilhar uma história, de uma empresa
ou de um produto. Uma boa história revela o benefício que a empresa levou para
a vida do consumidor, isso cria uma aproximação importante com os potenciais
clientes.
Dessa forma, o storytelling pode ser utilizado como
estratégia de marketing, para motivar os colaboradores internos de uma empresa,
para ajudar no lançamento de um produto ou serviço, para auxiliar em uma
campanha de publicidade, entre outros.
Mas, antes de contar uma história, é importante identificar
os elementos essenciais que fazem parte dela e o estilo da abordagem. Uma boa
história precisa ser interativa, visual, despertar emoções, usar diálogos
realistas, ter um personagem com o qual o público se identifique e ter um
conflito que é resolvido no desenrolar da narrativa.
Contar uma história é encadear eventos de maneira lógica,
dentro de uma estrutura com começo, meio e fim. As pessoas guardam melhor uma
informação quando ela está envolvida nesse tipo de estrutura. O segredo está em
atribuir significados emocionais a elementos técnicos por meio de um contexto.
Assim, o storytelling contribui para que uma empresa
dissemine um produto ou uma ideia entre os potenciais clientes de maneira
eficiente e personalizada. Uma alternativa para promover uma marca de maneira
que realmente atinja as pessoas e crie uma ligação com elas. É uma ferramenta
para fazer marketing sem fazer uma venda direta.
Fonte: Administradores
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