1. INTRODUÇÃO
Em 1974, Cláudio Barros, gerente de uma das mais
conceituadas lojas de moda da capital, demitiu-se do cargo para associar-se a
Marcel, imigrante francês recem chegado ao país que trazia uma grande
experiência da indústria parisiense de confecções, conhecendo profundamente
todas as fases técnicas dessa indústria, desde a modelagem, corte, costura, até
a passadoria.
Com essa união nasceu uma pequena oficina de confecção, que
logo logo evoluiu, cresceu e se transformando em uma grande confecção de
produção em série.
Sua produção e o mercado em que atuava foi crescendo
constante, sua clientela cada vez mais maior, e sua produção crescendo cada vez
mais, se vendo sem condições de continuar a manter a produção e o domínio da
empresa nas mãos dos 2 donos, em 1978 transforma a pequena empresa em sociedade
anônima, denominada CBC – Companhia Brasileira de Confecção, que será aqui por
nós apresentada e estudada.
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC
O sistema organizacional era dividido entre os 2 sócios de
início que seria Cláudio o responsável por toda a burocracia e administração da
empresa e Marcel o responsável pelas tarefas cotidianas e pela operação.
Cláudio tomava todas as decisões sozinho, demonstrando assim
ser uma pessoa autoconfiante e dominadora, pois somente repassava as decisões
para Marcel e o restante executar sem pedir ao menos opinião dos demais.
Já Marcel por Ter
extremo pavor a essa área burocrática e administrativa, não se pronunciava em
relação as decisões de Cláudio deixando a seu critério essa parte, não se
preocupando caso algum dia tivesse que chegar a tomar tais decisões.
Com o crescimento da empresa, Cláudio e Marcel resolveram
promover alguns funcionários antigos que demonstraram fidelidade, dando a eles
cargos de diretoria, a cúpula da CBC
continha 7 diretores, porém as decisões continuaram sendo tomadas por
Cláudio e somente executadas pelos demais.
Como a CBC atuava no mercado de confecção e moda, seu
horizonte de tempo de planejamento era de apenas 1 estação do ano o que
corresponde a 1 quadrimestre.
Assim quando mudavam as estações do ano a CBC atualizava
seus modelos e renovava seus estoques correspondente a estação em vigor, mesmo
sem estabelecer objetivos e metas futuras pelo mal planejamento estratégico a
CBC conseguia avançar no mercado de confecções.
Na verdade eram verificados num período aproximado de1 ano
as metas e objetivos estabelecidos em várias áreas, mesmo que essas metas e
esses objetivos tenham sido planejados como que por “acaso” pois a CBC
trabalhava somente visando o presente.
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC
Na CBC não havia nenhum tipo de canal de coleta de sugestões
de funcionários, as decisões eram tomadas unicamente pelo presidente, perdendo
as chances de talvez no próprio meio gerencial ou operacional descobrir pessoas
aptas a quem sabe serem promovidas, não pela fidelidade mas pela capacidade de
desenvolver tal cargo.
Ao cometerem erros por motivos de negligência ou falta de
atenção os superiores devem além de advertirem o funcionário o qual cometeu tal
delito repassar aos demais que não devem cometer o mesmo erro, e que cada um é
responsável pela sua parte na operação, respondendo assim qualquer erro ou
negligência em sua área.
Porém quando um funcionário age por conta própria tentando
evoluir o processo e acaba gerando um problema, seu superior também deve
adverti-lo pois antes de qualquer tomada de decisão o funcionário deve
comunicar ao seu superior obedecendo assim a hierarquia dentro da empresa.
No geral as decisões são tomadas no nível institucional,
pois é onde se concentra a cúpula com os diretores e os presidentes, mas nem
todas as decisões são tomadas com a cúpula, algumas decisões são tomadas no
nível operacional, como as decisões de como agir em determinada situação com a
própria operação de funcionários, não é necessário levar a diretoria algum tipo
de falta leve ou média de um funcionário, a própria operação pode resolver,
advertindo os funcionários.
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC
O ato de delegar, que significa transmitir poderes, em uma
empresa bem planejada, com um planejamento voltado a estratégia tática, é muito
utilizado pois a comissão de diretores está totalmente apta a tomar decisões
uns pelos outros, portanto a falta de um componente da comissão não será assim
tão prejudicial.
Já na CBC, como todas
as decisões eram tomadas por Cláudio, a falta do mesmo fez com que a comissão
da empresa viesse a se desentender e se afastar de suas funções, por falta de
uma pessoa que soubesse assumir o cargo de Cláudio, para tomar as decisões como
o próprio, já que nenhum diretor estava apto a tomar decisões.
Elegeram Marcel para presidente da empresa, pois acharam –
no mais indicado para assumir tal cargo, esquecendo que o mesmo tinha pavor a
burocracia e a administração, e assim como os demais diretores era
desqualificado para o cargo.
A campanha motivacional da CBC com os funcionários era a de
que todos podiam subir e chegar a um cargo de gerente ou diretor participando
assim dos lucros da empresa e que todos podiam alcançar cargos maiores.
Em algumas empresas a pesquisa de clima é feita através de
um questionário que todos os funcionários da empresa de todos os níveis
respondem, porém é anônimo para que cada um possa expressar suas opiniões sem
nenhum medo de repressão para que os diri8gentes possam saber a fundo a opinião
de cada funcionário.
A situação descrita no caso nos mostra somente a análise do
sistema de recompensa mas não nos mostra nada do sistema de punição adotado por
ela.
Cláudio e Marcel conseguiram executar sua capacidade
gerencial a frente da CBC com maestria, pois conseguiram em pouco tempo fazer
com que a CBC tornasse uma das maiores empresas de confecção, porém não foram
bons líderes, pois não conseguiram Ter a visão de arrumar uma mudança que
ajudasse a CBC enxergar uma solução para o declínio da CBC.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na atuação de Cláudio e Marcel como gestores foi produtiva
pelo fato do crescimento rápido da CBC, foram determinados em suas metas
iniciais, porém não se programaram para uma eventualidade.
Eles poderiam Ter sido eficientes se tivessem utilizado os
meios e os recursos de forma correta, fazendo as coisas da maneira certa e
dividindo tarefas igualmente para ambos, sem que um atuasse em uma área
especifica, não sabendo o que ocorre na área do outro, todos tomando decisões
juntos.
Seriam eficazes se tivessem traçado objetivos e conseguissem
esses resultados esperados em suas produções, mas ao invés disso preferiram
viver do “acaso”.
E teriam sido efetivos se tivessem feito suas bases em
planejamentos táticos e estratégicos o qual seriam eficientes e eficazes sendo
assim efetivos como gestores.
Na 1ª fase, como Marcel não era ligado a área burocrática e
administrativa, eu teria promovido os mesmos funcionários com as mesmas
formações, porem eu faria sempre uma reunião geral com o meu board para que
todos eles estivessem aptos a tomar decisões em diversas áreas e situações
diferentes, assim na ausência de qualquer diretor a empresa teria sempre as
decisões de que precisa pois todos estariam aptos.
Quando Cláudio sugeriu que fosse contratado um consultor ele
agiu certo, pois um consultor preparado para o mercado seria a salvação da CBC
organizaria toda a empresa faria com que toda a “família CBC’ entende-se que
são unicamente o cérebro, que a cúpula é o cérebro e o intermediário o coração
e a operação são os membros, portanto devem estar sempre em sintonia para a
organização da empresa funcionar perfeitamente bem.
Fonte: Cola da Web
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