Sistema de avaliação pelo qual cada pessoa é avaliada pelo
seu chefe, pelos seus companheiros, colaboradores, e inclusive, clientes.
O Feedback 360º é realizado por intermédio de um
questionário no qual se avaliam questões como o desempenho, as necessidades de
formação ou a qualidade de serviço oferecido, e onde se recolhe informação
sobre capacidades individuais e conhecimentos.
Recomendações gerais para aplicar a avaliação de múltiplas
fontes:
a. Não é
aconselhável em cenários com um clima laboral precário;
b. Também não é
recomendado para tomar decisões de recompensa;
c. É importante
ter validado um modelo de competências;
d. É importante
aproveitar a informação obtida para ações de melhoria;
e. É
imprescindível a confidencialidade da informação e o anonimato;
f. A pessoa
avaliada deve poder escolher quem o vai avaliar (de acordo com alguns
critérios).
Não aplicar...
a) numa pequena empresa com dificuldades para obter um
número suficiente de respostas (perigo de subjetividade na avaliação);
b) numa empresa com uma cultura hierárquica, competitividade
interna e rigidez;
c) numa empresa em período de mudança e reestruturação.
Como escolher um questionário
As ferramentas podem-se comprar já feitas ou podem ser
elaboradas ad-hoc para a empresa. Se comprarem já feitas, na altura de escolher
um questionário há que seguir uma série de recomendações:
1. Assegurar que os aspectos que o questionário mede
coincidem com os que a empresa deseja desenvolver e é chave para o êxito.
2. As alíneas devem descrever condutas específicas e
observáveis, descritas de forma positiva, descrevendo situações pessoais e não
genéricas ("Ganho confiança quando resolvo os problemas de forma
eficiente" de vez de "Os colaboradores que resolvem os problemas de
forma eficiente ganham confiança" - exceto se refere a condutas que
envolvem mais do que uma pessoa) e que podem aplicar-se a todas as pessoas que
rodeiam o avaliado (não apenas a chefes, colaboradores ou colegas em separado).
3. O questionário deve:
- identificar as condutas importantes para o desempenho do trabalho da avaliada
- identificar a origem das pontuações do feedback
- comparar o feedback com outros e com a média (no caso de a ter disponível)
- definir o feedback por itens e áreas
- incluir recomendações.
Fonte: Cola da Web
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