Engraçado como qualquer experiência em nossa vida pode nos
trazer lições sobre empreendedorismo
Tenho uma microempresa e ultimamente venho pensando muito em
como competir com empresas gigantescas, com orçamentos milionários e marcas
renomadas, enquanto eu estou apenas no começo de minha trajetória
empreendedora. Na tarde de domingo em que o Ituano (time pequeno e do interior
de SP) venceu o Santos (time grande e conhecido mundialmente, e para o qual
torço com certo fanatismo), vi uma motivação e oportunidades.
Engraçado como qualquer experiência em nossa vida pode nos
trazer lições sobre empreendedorismo. Mas deixando de lado a visão de torcedor,
vamos pensar como uma pequena empresa, fazendo frente a uma empresa gigantesca.
Muitas vezes pequenas empresas se sentem intimidadas pelas grandes corporações
(assim como no mundo do futebol), que obviamente têm maiores recursos, muito
mais vantagens. Porém, este exemplo nos mostra que, mesmo com menos recursos,
seu time pode alcançar seu objetivo. Podemos destacar três características e
adaptá-las para o mundo empresarial.
1- Ter um objetivo bem definido e transformar a equipe em
parte da solução: O time do Ituano tinha um objetivo: “ser campeão do
Paulista”. Não importava quem era o adversário, se o orçamento deles era
quatro, cinco ou seis vezes maior e também não importava se tinham o mesmo
objetivo. A equipe inteira do Ituano sabia desse objetivo, o compartilhavam e
estava muito mais focada do que seus adversários. Ou seja, em sua empresa, não
importa o tamanho dela, tenha seus objetivos bem claros, espalhem-no entre seus
colaboradores e faça com que eles tenham a mesma vontade de alcançar esse
objetivo.
2- Foco no foco: Qual a maior vantagem que estudiosos
destacam nas pequenas empresas? Elas conseguem atingir um pequeno público que
passa despercebido pelas grandes corporações. Isso foi o que o Ituano fez.
Enquanto os grandes estão preocupados com diversos campeonatos, o Ituano focou
totalmente no paulista, teve “foco em seu foco”, e é isto que as pequenas
empresas precisam fazer: focar em um público específico de clientes - aquele
que normalmente passa despercebido pelas grandes corporações -, do mesmo modo
que os grandes clubes dificilmente também pensam apenas em campeonatos
estaduais.
3- Pense grande, faça história: O que para o Santos seria
apenas mais um título paulista, para o Ituano era um pensamento gigantesco, um
pensamento de fazer história no mundo do futebol. Podemos transferir isso da
seguinte maneira para nossas empresas: as grandes empresas já estão na
história, já pensam grande e, muitas vezes, desprezam oportunidades. Estas
oportunidades é que devemos aproveitar como empreendedores individuais, PMEs,
autônomos etc. Devemos pegar estas oportunidades pequenas para transformá-las
em gigantescas e, com elas, fazermos história no mundo dos negócios, assim como
o Ituano fez contra o meu time na final do paulista.
Espero que consigam compartilhar a mesma visão que tive com
esta situação. Tamanho e orçamento são sim importantes, mas um grande sonho,
uma estratégia bem feita, um foco definido e trabalho duro podem mudar a
história.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!