Você toparia uma parceria na qual você não ganharia nada?
Pois é, mas tem muita gente propondo isso por aí...
Todo santo dia - eu disse t-o-d-o s-a-n-t-o d-i-a -
recebemos alguma proposta de parceria no Administradores. Empreendedores e
diretores de marketing muito sabidos entram em contato querendo divulgar seus
produtos e serviços em troca de um benefício "irrecusável". Vamos a
alguns exemplos mais comuns:
- "Olá! Estamos fazendo um evento e queremos divulgar
no seu site. Em troca, seus usuários contarão com um desconto de 5% no valor da
inscrição".
- "Olá! Queremos propor uma troca de banners. Vocês
divulgam nosso banner em seu site, e vice-versa".
O que me motivou a escrever esse artigo foi a última
proposta que recebemos. O sujeito escreveu um livro, e quer divulgar através de
uma estratégia baseada nos conceitos de marketing de um guru americano de
autoajuda chamado Joe Vitale. A coisa funciona mais ou menos assim: você recebe
um e-mail falando do produto, que vem com um brinde x, e se você comprar AGORA
receberá um pacote de bônus cujo valor é de 10 x o valor do livro que você está
comprando. Você já deve ter visto esse tipo de oferta por aí, isso é mais velho
do que andar pra trás.
Bom, o autor desse livro propôs que nós fizéssemos a
divulgação dessa oferta para a nossa base de mais de 200 mil cadastrados no
Administradores. O que receberíamos em troca? Além de nosso logotipo constar
como apoiador dessa brilhante ação, ganharíamos a experiência de haver colocado
essa estratégia inovadora em prática - e depois ele nos ensinaria como fazer
algo parecido.
Gostaram?
Confesso que tenho
calafrios quando abro um e-mail com a palavra "parceria" na linha de
assunto. Sempre declinamos esse tipo de propostas, mas muitas vezes a pessoa do
outro lado se irrita. Parece que a Lei de Gérson nunca sairá de moda no Brasil.
Quando a internet
começou por aqui, a moda era a troca de links e banners entre os sites. Como os
sites tinham uma audiência parecida - ou seja, quase nada - a estratégia até
que tinha alguma lógica. Quem visitasse um site, acabaria tomando conhecimento
do site do vizinho.
Hoje em dia, a coisa
mudou drasticamente. Atualmente, a web é uma forma de mídia consolidada - e a
que mais cresce, a propósito. As permutas ainda são comuns, mas apenas entre os
veículos equivalentes em termos de audiência e número de usuários cadastrados.
A Rede Globo anunciaria a sua empresa sem cobrar nada? Acredito que não.
Algumas regrinhas básicas antes de propor parcerias por aí:
- Se você tiver objetivos de vender algum produto ou serviço
pela web, tenha em mente que é necessário investir em publicidade.
- Se você encontrar algum site que faz anúncios de graça,
esteja ciente que o seu retorno deverá ser proporcional ao valor investido, ou
seja: zero.
- Se você realmente quer alavancar o seu negócio com base em
parcerias, lembre-se de propor algo que reamente valha a pena para a outra
parte. 5% de desconto para os associados? pfffffff!
Em suma, é a velha
lição que você deve ter escutado de seus pais ou de seus avós: um negócio deve
ser bom para ambos os lados. Essa é a filosofia mais simples e, ao mesmo tempo,
mais profunda do mundo dos negócios.
Proposta indecente? Tolerância zero.
Você já recebeu uma proposta de parceria semelhante? Comente
suas experiências mais abaixo.
Fonte: Administradores
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