sexta-feira, 18 de abril de 2014

5 truques para você tirar máximo proveito do Google

Motor de buscas possibilita o uso de ferramentas chamadas operadores, que refinam os resultados




Bilhões de pessoas utilizam o Google todos os dias. A maioria, no entanto, sem tirar proveito sequer da metade do potencial da ferramenta de buscas. O motor da companhia possibilita o uso de ferramentas chamadas operadores de buscas, que refinam os resultados e podem ser combinados para especificar ainda mais o assunto.

Os esforços da companhia nos últimos anos são direcionados para tornar a busca mais intuitiva e menos técnica, tendência irreversível da Web semântica. Porém ainda existem operadores que podem facilitar muito sua vida e poupar tempo. Por exemplo: sabia que é possível refinar a pesquisa por tipo de arquivo, especificando apenas para PDF ou PPT?

Confira abaixo uma lista com alguns dos operadores de pesquisa mais úteis para você. Não incluímos palavras com funções restritas ou as que já fazem parte do vocabulário do motor de buscas (como o OR, por exemplo). Se você sabe de mais algum, diga nos comentários.

Aspas - Uma palavra ou termo entre aspas deverá aparecer integralmente, na ordem exata nos resultados. É uma mão na roda para pesquisar palavras-chave compostas omitindo resultados inúteis, como "Administração Estratégica em Micro e Pequenas Empresas", por exemplo.

- (exclusão) - Às vezes uma pesquisa de um termo vem com outro agregado, porém indesejado. O booleano "-" (sinal de 'menos') evita essa incidência. Quer testar? Digite Apple -iPad no Google (com o sinal colado na segunda palavra).

Procurar em site - Permite procurar um termo em um site específico sem precisar usar a busca interna (às vezes inexistente). Digite www.administradores.com:planejamento e veja a mágica acontecer. O browser Chrome oferece essa função automaticamente para alguns sites. Se você começar a digitar www.administradores.com.br no endereço, ele irá sugerir que você pressione a tecla "tab" para fazer a busca interna no site direto pela barra de URL.

Tipo de arquivo - Você quer uma fonte fiel para utilizar no seu TCC? Esse operador pode ser útil para procurar livros e textos em PDF, formato utilizado em livros digitalizados e artigos publicados em bases de dados. É só digitar o termo desejado seguido de filetype:pdf. Também vale para outros tipos de arquivo, como DOC e PPT.

Em cache - Quando uma página está indisponível ou foi retirada do ar, às vezes é possível ver o seu conteúdo pelo cache do próprio Google. A página não é exibida integralmente, mas o conteúdo sim. Cache é uma aplicação web para acesso rápido às informações sem ir ao local original onde a informação está armazenada. É como deixar um livro que você está lendo na cabeceira em vez de colocá-lo na estante cada vez que terminar um capítulo. Quando a página original é deletada ou tem acesso restrito, suas informações podem ficar salvas no cache.

É preciso lembrar que mais importante do que conhecer os operadores de busca é saber quando usá-los para obter melhores resultados. Esses são apenas alguns operadores. Qual deles você mais usa?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!