sexta-feira, 4 de abril de 2014

6 maneiras de estimular sua imaginação

Apesar de não ser uma habilidade estimulada no meio acadêmico, a imaginação floresce no momento em que dissociamos nossos pensamentos do que é linear e lógico




Um negócio sólido geralmente tem como uma de suas principais características a originalidade. E para ser inovadores, os empreendedores e sua equipe precisam migrar para um ambiente fora de suas zonas de conforto, ou seja, é necessário usar a imaginação.

Apesar de não ser uma habilidade estimulada no meio acadêmico, a imaginação floresce no momento em que dissociamos nossos pensamentos do que é linear e lógico. Marty Neumeier, diretor de transformação na Liquid Agency, escreveu um artigo no site da Fast Company onde lista estratégias para estimular a imaginação e trazer novas ideias. Confira:

1. Use metáforas na hora de pensar

Pensar metaforicamente é uma das maneiras de sair do lógico para o abstrato. “Para quem pensa literalmente, uma rosa é apenas uma rosa. Mas para um metafórico, uma rosa pode ser as buchechas de uma mulher, uma armadilha de sedução ou a manhã que antecede uma tempestade”, diz Neumeier no artigo.

2. Pense em imagens

Muitos acreditavam que o pensamento de Einstein era apenas lógico, mas na verdade o cientista funcionava de maneira oposta. Em vez de usar a matemática para solucionar problemas, ele preferia pensar em imagens e relações espaciais. Segundo ele, o pensamento visual ajuda a encontrar a essência do problema levando a conclusões que a linguagem comum não alcançaria.

3. Procure ideias em diferentes áreas

Voltaire afirma que a “originalidade é uma imitação sagaz”. Então, Neumeier sugere que as pessoas busquem ideias em outras áreas. Fazer isso é um estímulo à imaginação, já que você vai aplicar uma disciplina e usar outra. Aqui vale lembrar a história de Philo Farnsworth, um menino que teve a ideia de criar a televisão elétrica e o dissecador de imagens por raios catódicos enquanto cultivava batatas com a família.

4. Vá a encontros às cegas

Faça conexões e inove a partir do encontro de duas ideias não-relacionadas. O que você ganha a partir do encontro entre um banco e uma lan house, uma loja de sapatos com uma instiuição de caridade ou um show da Broadway com uma performance circense? Modelos de sucesso como ING Direct, sapatos Toms e o Cirque du Soleil estão aí para provar isso.

5. Inverta as situações

“Inverta as suposições e libere energias conceituais”, diz o diretor. Se o seu desafio é fazer com que os funcionários lavem a louça, você poderia ouvir algumas suposições sobre o problema:

1. Funcionários não gostam de lavar a louça
2. É difícil distinguir quem sujou o quê
3. Os pratos são propriedade da empresa
4. Utensílios são mais fáceis de limpar quando estão molhados
5. Pratos tendem a formar uma pilha na pia

Agora, reverta as suposições:

1. Funcionários amam lavar os pratos
2. É fácil distinguir quem sujou cada prato na pia
3. Os pratos pertencem aos funcionários
4.Utensílios secos são mais fáceis de serem lavados
5.Pratos nunca tendem a formar pilhas

Reflita: Como fazer com que isso se torne realidade? Funcionários podem amar lavar os pratos, por exemplo, se existir um sistema de música perto da pia. Além de outras estratégias.

6. Encontre o paradoxo

Se você consegue descrever as contradições de um dado problema, você já está na metade do caminho para solucioná-lo. Neumeier conta que quando o designer Mitchell Mauk percebeu um problema com os bueiros de São Francisco, propôs uma solução. A cidade estava preocupada com as pessoas despejando óleos de motor e compostos químicos nos esgotos, poluindo a baía e prejudicando os peixes. Então, Mauk fez uma pergunta diferente: seria possível transformar as placas de conscientização e os bueiros na mesma coisa? Então ele criou um bueiro em forma de peixe, que manda uma mensagem silenciosa: o que você jogar aqui irá diretamente para os peixes.



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