Apesar de não ser uma habilidade estimulada no meio
acadêmico, a imaginação floresce no momento em que dissociamos nossos
pensamentos do que é linear e lógico
Um negócio sólido geralmente tem como uma de suas principais
características a originalidade. E para ser inovadores, os empreendedores e sua
equipe precisam migrar para um ambiente fora de suas zonas de conforto, ou
seja, é necessário usar a imaginação.
Apesar de não ser uma habilidade estimulada no meio
acadêmico, a imaginação floresce no momento em que dissociamos nossos
pensamentos do que é linear e lógico. Marty Neumeier, diretor de transformação
na Liquid Agency, escreveu um artigo no site da Fast Company onde lista
estratégias para estimular a imaginação e trazer novas ideias. Confira:
1. Use metáforas na hora de pensar
Pensar metaforicamente é uma das maneiras de sair do lógico
para o abstrato. “Para quem pensa literalmente, uma rosa é apenas uma rosa. Mas
para um metafórico, uma rosa pode ser as buchechas de uma mulher, uma armadilha
de sedução ou a manhã que antecede uma tempestade”, diz Neumeier no artigo.
2. Pense em imagens
Muitos acreditavam que o pensamento de Einstein era apenas
lógico, mas na verdade o cientista funcionava de maneira oposta. Em vez de usar
a matemática para solucionar problemas, ele preferia pensar em imagens e
relações espaciais. Segundo ele, o pensamento visual ajuda a encontrar a
essência do problema levando a conclusões que a linguagem comum não alcançaria.
3. Procure ideias em diferentes áreas
Voltaire afirma que a “originalidade é uma imitação sagaz”.
Então, Neumeier sugere que as pessoas busquem ideias em outras áreas. Fazer
isso é um estímulo à imaginação, já que você vai aplicar uma disciplina e usar
outra. Aqui vale lembrar a história de Philo Farnsworth, um menino que teve a
ideia de criar a televisão elétrica e o dissecador de imagens por raios
catódicos enquanto cultivava batatas com a família.
4. Vá a encontros às cegas
Faça conexões e inove a partir do encontro de duas ideias
não-relacionadas. O que você ganha a partir do encontro entre um banco e uma
lan house, uma loja de sapatos com uma instiuição de caridade ou um show da
Broadway com uma performance circense? Modelos de sucesso como ING Direct,
sapatos Toms e o Cirque du Soleil estão aí para provar isso.
5. Inverta as situações
“Inverta as suposições e libere energias conceituais”, diz o
diretor. Se o seu desafio é fazer com que os funcionários lavem a louça, você
poderia ouvir algumas suposições sobre o problema:
1. Funcionários não gostam de lavar a louça
2. É difícil distinguir quem sujou o quê
3. Os pratos são propriedade da empresa
4. Utensílios são mais fáceis de limpar quando estão
molhados
5. Pratos tendem a formar uma pilha na pia
Agora, reverta as suposições:
1. Funcionários amam lavar os pratos
2. É fácil distinguir quem sujou cada prato na pia
3. Os pratos pertencem aos funcionários
4.Utensílios secos são mais fáceis de serem lavados
5.Pratos nunca tendem a formar pilhas
Reflita: Como fazer com que isso se torne realidade?
Funcionários podem amar lavar os pratos, por exemplo, se existir um sistema de
música perto da pia. Além de outras estratégias.
6. Encontre o paradoxo
Se você consegue descrever as contradições de um dado
problema, você já está na metade do caminho para solucioná-lo. Neumeier conta
que quando o designer Mitchell Mauk percebeu um problema com os bueiros de São
Francisco, propôs uma solução. A cidade estava preocupada com as pessoas
despejando óleos de motor e compostos químicos nos esgotos, poluindo a baía e
prejudicando os peixes. Então, Mauk fez uma pergunta diferente: seria possível
transformar as placas de conscientização e os bueiros na mesma coisa? Então ele
criou um bueiro em forma de peixe, que manda uma mensagem silenciosa: o que
você jogar aqui irá diretamente para os peixes.
Fonte: Administradores
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