Apesar da grande quantidade de barracas que existem nas
calçadas das ruas e avenidas, conheço pouquíssimos cases de sucesso destes
empreendedores. Imagino que eles também querem progredir, crescer, ter a sua
loja própria. Por que será que não conseguem sair da calçada e se estabelecer
como um lojista?
Impulsionado por noticiários, partidos políticos e
sindicatos que vendem a ideia que o empresário ganha muito e fica rico, muitos
brasileiros sonham em ter um negócio próprio. Certamente as pessoas que falam
estas coisas nunca foram empresários. Vendem-se idéias de facilidade e de muito
lucro para aumentar a tributação, a contribuição, fazer de conta que está do
lado dos pobres e principalmente para conquistar votos.
Iludidos pela idéia de enriquecimento fácil e rápido muitas
pessoas aventuram-se pelo caminho do empreendedorismo. Por isso, há o
nascimento de tantas empresas e a alta taxa de mortalidade: cerca de 25% delas
fecham antes de completar dois anos de vida. Mas por que tantos empreendedores
fracassam?
Esqueceram de avisar que para ganhar dinheiro, ter sucesso
na vida, fazer uma empresa sobreviver e crescer precisa trabalhar muito no
início, no mínimo de 12 a 15 horas por dia, sem feriadão e finais de semana.
Não tem mais salário garantido no final do mês, hora extra, nem 13º salário.
Acordar cedo e dormir tarde faz parte da rotina diária do empreendedor, assim
como pagar muitos impostos, aluguel, água, luz, telefone, etc.
Este artigo é para pessoas que iniciaram ou querem iniciar
um negócio sem capital para montar uma empresa estruturada. Faz parte da vida
do empreendedor iniciante fazer tudo. O que um executivo de grande empresa
sente muita falta quando inicia uma carreira solo é não ter mais os botões para
apertar para trocar uma lâmpada queimada e ter que sair na rua para comprar
folha de sulfite.
Já fiz pintura, instalação elétrica, cabeamento. Trocar
lâmpada queimada, carregar a mesa, consertar tomada elétrica. Não limpei
banheiro, mas já tive que desentupir. Será que basta só esforçar, estar
disposto a fazer qualquer coisa, trabalhar 24 horas por dia para sobreviver e
crescer?
Segundo Konosuke Matsushita, fundador da Panasonic, “uma
empresa que só pensa em lucros próprios, não se responsabilizando pelo bem
estar da comunidade, pode prejudicar muito a sociedade e não terá progresso. A
empresa é da sociedade, da comunidade que pertence. Se a sociedade perceber que
numa empresa não existe vontade de servir ao público, certamente ela acabará
falindo”.
Para entender esta afirmativa vamos tomar como exemplo
inúmeras barracas que vendem tudo quanto é coisa nas ruas e avenidas de São
Paulo. Apesar da grande quantidade de barracas, conheço pouquíssimos cases de
sucesso destes empreendedores. Imagino que eles também querem progredir,
crescer, ter a sua loja própria. Por que será que não conseguem sair da calçada
e se estabelecer como um lojista?
Já ouvi explicações do tipo: se estabelecer como loja tem
que pagar aluguel, imposto, por isso é melhor continuar assim. Para ficar rico
precisa ter uma mente rica que atrai o dinheiro. Pessoas que pensam em não
pagar impostos ou pagar pouco imposto possuem mente pobre e mesquinha que não
atraem o dinheiro. Para ficar rico por
caminhos normais da vida precisa desejar pagar muito imposto. É só questão de
escolher: prefere pagar pouco imposto e continuar pobre ou pagar muito imposto
e ser rico?
Na rua por onde ando tem uma barraca que ocupa mais da
metade da largura da calçada. As pessoas
que circulam por lá não tem espaço para passar e são obrigadas a andar na rua
no meio dos carros. Nota-se a total indiferença do proprietário com as pessoas.
Só está interessado em vender e ganhar dinheiro.
Este exemplo mostra o que falta aos 25% dos empreendedores
que fecham o negócio antes de completar os dois anos. Falta a base fundamental
que sustenta um empreendimento, como afirma Matsushita: “uma empresa que só
pensa em lucros próprios, não se responsabilizando pelo bem estar da
comunidade, não terá progresso”.
Existem empresas com bons propósitos que não dão certo? Sim,
é possível. Matsushita afirma também que “se a comunidade perceber que numa
empresa não existe vontade de servir ao público, certamente ela acabará
falindo”. As pessoas precisam notar que a empresa tem vontade de ser útil,
prestar um bom serviço, ter um bom produto.
Desta forma, o empreendedor além da disposição de trabalhar
muito, propósito de servir, ser útil, precisa ter conhecimento de marketing
digital, propaganda, vendas, etc. O marketing e a propaganda “não é para
vender”, mas para levar uma mensagem, uma atração que faz com que as pessoas
percebam que a empresa tem o propósito servir as pessoas.
Se você é do tipo que não presta atenção nas pessoas, não
está nem aí para os outros, do tipo que nunca liga a seta do seu veículo antes
de virar para a direita ou para a esquerda, nunca apaga a luz quando sai do
escritório, é bom mudar de postura antes de tentar um empreendimento. Com
certeza falta a característica fundamental para ser um empreendedor de sucesso:
servir, ser prestativo, ser útil às pessoas. E aí, você está pronto para ter um
empreendimento bem sucedido?
Fonte: Administradores
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