Qual é a fórmula para criar gênios? O ser humano tem cinco
desejos fundamentais que são os mais poderosos motivos para fazer agir
O que motiva uma pessoa a agir? Voce sabe estimular alguém?
O que mais estimula uma pessoa? Sem uma resposta correta para estes
questionamentos não conseguimos tomar as medidas necessárias para motivar os
filhos e nem mesmo as pessoas no nosso ambiente corporativo.
Se a necessidade for física, podemos estimular por meios
materiais. Por exemplo, oferecendo comida, roupa, dinheiro. Enretanto, há
limitações. Estimular uma criança oferecendo balas e doces depois de certa
quantidade, não fará mais efeito. Os estímulos irão diminuir à medida que as
necessidades forem sendo satisfeitas.
Se no plano físico a questão é complicada, as necessidades
emocionais são muito mais complexas e não podem ser estimuladas materialmente.
Uma carência emocional dificilmente pode ser recompensada materialmente e se
for, será por muito pouco tempo. A necessidade “não física” requer o remédio do
estímulo “não material”.
Anos atrás li o livro “Educação da Vida”, do Prof. Massaharu
Taniguchi, que trata da educação infantil. As crianças - excetuando as que
vivem na zona da pobreza - não sentem as necessidades fisiológicas. Desta forma
o objetivo do livro é extrair o potencial de uma criança por meio de estímulos
“não físicos”, por meio de palavras.
Diz no seu livro: “O ser humano possui cinco desejos
fundamentais: ser reconhecido, amado, elogiado, livre e útil. Quando esses
desejos são satisfeitos, o homem encontra a razão de viver”. As crianças e os
adultos têm arraigado no seu íntimo estes cinco desejos e querem ser
reconhecidos, amados, elogiados e respeitados.
O Prof. Taniguchi afirma que “todos possuem no íntimo o
desejo de serem reconhecidos, principalmente pelas pessoas que amam e
respeitam. No íntimo queremos ser reconhecidos pelos pais, professores e
superiores. Aquele que é líder deve levar em conta a existência desses desejos
em cada um de seus subordinados”.
Mesmo pessoas famosas com cabelos grisalhos ficam cheias de
alegria quando recebem medalhas. Nas crianças o desejo de ser reconhecido é
ainda maior. Se perguntar a alguma, ouvirá: “Quero ser elogiado pelos meus pais
ou professor”. O elogio faz sentir-se amado, ser alguém e consequentemente,
essa criança passará a se dedicar mais aos estudos.
Uma criança, mesmo que muito pequena, quer fazer alguma
coisa para ser útil. É comum querer ajudar a mãe na cozinha. Se nessa hora a
mãe falar: “Saia daí, vai para lá”, como se estivesse dizendo: “Está me
atrapalhando”, o desejo da criança é despedaçado. O desejo de ajudar a mãe não
se concretiza, gera a insatisfação, tristeza e revolta.
Mesmo que a manifestação da criança seja um estorvo, a mãe
deve agradecer e demonstrar contentamento dizendo: “Você é muito prestativa.
Ajude-me a fazer isso”, e diz para fazer outra coisa que não faça-a atrapalhar.
É muito importante não desestimular o desejo de ser útil. Deve estimular por
meio de elogio e contentamento.
O desejo de amar é o sentimento de se unir, ligar ao outro.
É o “desejo de não ser rejeitado”, de “ser alguém”, de fazer parte do grupo. O
inverso - o ódio - é brigar, afastar, rejeitar e ignorar o outro. Estudamos ou
trabalhamos com satisfação quando estamos unidos. Fazer parte do grupo é a
forma de se sentir amado, “de ser alguém”.
Quando estava no primário e minha mãe dizia: “Estude!”, eu
perdia a vontade de estudar. Quando uma mãe diz: “Estude, estude”, obrigando, a
criança sente-se presa e se rebela. O ser humano tem a necessidade de ser
livre. Os pais e líderes devem considerar este desejo íntimo do ser humano
antes de fazer as cobranças.
A fórmula para desenvolver a capacidade é amar, reconhecer,
elogiar, confiar e deixar livre. Repreender pensando: “Quero que melhore”, é
uma boa intenção, mas não traz benefício porque para justificar a repreensão
aponta os pontos negativos. Educar é fazer exteriorizar a parte boa da criança.
A forma de extrair a parte boa é elogiar os pontos positivos, fazê-la sentir-se
amada e respeitada.
Os desejos íntimos tanto de uma criança quanto de um adulto
são iguais. Temos a necessidade de ser amados, reconhecidos, úteis. A única
forma de percebermos é sendo reconhecido por meios de elogios ou vendo o
contentamento. Melhor ainda se for reconhecimento formal, com cerimônia de
entrega de prêmio.
Os líderes e gestores de empresas devem demonstrar o amor,
reconhecimento por meio de elogio, confiar e deixar livre para extrair a
capacidade dos seus subordinados. A força motivadora está no poder da palavra
que utiliza. A forma mais eficiente de motivar uma pessoa é o elogio e o
reconhecimento. É a ignição necessária para motivar uma pessoa a agir de forma
a expressar a plenitude do potencial máximo.
Fonte: Administradores
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