Terceirização é a tendência de transferir, para terceiros,
atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa ou uma tendência
moderna que consiste na concentração de esforços nas atividades essenciais,
delegando a terceiros as complementares, e ainda um processo de gestão pelo
qual se repassam algumas atividades para terceiros - com os quais se estabelece
uma relação de parceria - ficando a empresa concentrada apenas em tarefas
essencialmente ligadas ao negócio em que atua.
A Terceirização vem sendo utilizada como ferramenta
administrativa já há várias décadas. Há muitos anos, nas empresas do primeiro
mundo e no Brasil, se pratica a contratação, via prestação de serviços, de
empresas especializadas em atividades específicas, que não cabem ser
desenvolvidas no ambiente interno da organização.
Muitos segmentos, se especializaram nesta prática,
utilizando-se com frequência da contratação de serviços para o setor de
produção, tais como as empresas que compõem o setor da indústria gráfica e o
setor da indústria têxtil.
Hoje, no entanto a terceirização se investe de uma ação mais
caracterizada como sendo uma técnica moderna de administração e que se baseia
num processo de gestão, que leva a mudanças estruturais da empresa, a mudança
cultural, procedimentos, sistemas e controles, com um objetivo único quando
adotada: atingir melhores resultados, concentrando todos os esforços e energia
da empresas para a sua atividade principal. Para tanto, o sucesso de sua aplicação está na visão estratégica que os
dirigentes deverão ter quando de sua aplicação nas empresas, de modo que ela se
consolide como metodologia e prática.
Como processo e técnica de gestão administrativa-operacional
corrente nos países industrialmente competitivos, a Terceirização originou-se
nos EUA, logo após a eclosão da II Guerra Mundial. As industrias bélicas tinham
como desafio concentrar-se no desenvolvimento da produção de armamento a serem
usados contra as forças do Eixo, e passaram a delegar algumas atividades de
suporte a empresas prestadoras de serviços mediante contratações.
Este conceito básico de horizontalização foi sendo aplicado,
em tempos de mutação administrativa, que variou/migrou posteriormente para a
verticalização, com a empresa concentrando assim, sob coordenação, todas as
suas atividades técnicas e administrativas referentes à sua operação.
Na década de oitenta, o mercado sinalizou novas mudanças
para as empresas. O que se retratava era uma questão máxima: cada vez mais o
cliente, se tornava o "centro das
atenções" das empresas, que tentavam dirigir a ele todas as atenções. Este
"voltar-se ao cliente", conhecer realmente o seu perfil, pegou em
cheio as organizações, acostumadas a dirigir o mercado, praticamente impondo o
seu produto ou serviço. Assim, as pequenas e médias empresas, mais ágeis e
percebendo o momento de mutação, aproveitaram-se da situação e começaram a
conquistar fatias significativas deste mesmo mercado.
Foi, então, a oportunidade para que as grandes corporações
praticassem um exercício de reflexão, "olhando para dentro" e
descobrindo saídas que a colocassem novamente no mercado, de forma competitiva.
Este primeiro esforço de mudança foi feito com a introdução
do downsizing que consiste na redução dos níveis hierárquicos, providência
necessária para se "enxugar" o organograma, reduzindo o número de
cargos e agilizando a tomada de decisões - o que não implica necessariamente,
em cortes de pessoal. Este processo permitiu, numa primeira etapa, uma evolução
parcial na tentativa das empresas se tornarem mais ágeis, eliminando níveis
intermediários, que acabavam restringindo a corrente decisória.
A prática do downsizing determinou uma reorientação
empresarial que correspondeu a enfrentar um outro paradigma: questionar as
atividades secundárias executadas internamente e redefinir a verdadeira missão
da empresa. Com isso, o próximo passo foi responder à questão: Por que não
reexaminar o papel da organização, transferindo para terceiros a incumbência
pela execução das atividades secundárias , passando a empresa a concentrar
todos os seus esforços na sua atividade principal, gerando com isso mais
resultados. O outsourcing expressão em inglês, que significa
"terceirização" foi, então, desbravado e adotado de forma plena
empresas, referenciado sempre pela concepção estratégica de implementação.
No Brasil, a Terceirização se introduziu sob outro prisma. A
recessão como pano de fundo levou também as empresas a refletirem sobre sua
atuação. O mercado cada vez mais restrito, acabou determinando a diminuição das
oportunidades, possibilitando que novas abordagens fossem aplicadas para buscar
a minimização das perdas. O exemplo da aplicação em outros países rapidamente
foi acolhido pelas nossas empresas pois o ambiente era propício.
Ao mesmo tempo, a Terceirização demonstrava o outro lado da
moeda: o fomento para a abertura de novas empresas, com oportunidade de oferta
de mão-de-obra, restringindo assim, de certo modo, o impacto social da recessão
e do desemprego. Os sucessos totais e parciais são decorrentes da formatação em
que a Terceirização foi e está sendo implementada nas empresas.
Importante destacar as palavras-chaves das definições de
Terceirização e que assegurado o seu entendimento, abrem perspectivas de
sucesso da aplicação da Terceirização, e que são: PROCESSO DE GESTÃO e
PARCERIA. O conceito processo de gestão entendida como uma ação sistêmica,
processual, que tem critérios de aplicação (início, meio e fim) e uma ótica
estratégica dimensionada para alcançar objetivos. O conceito de parceria, onde
o fornecedor se integra num comprometimento de verdadeiro sócio do negócio do
cliente.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO
A terceirização com qualquer modelo de gestão apresenta
vantagens desvantagens para a empresa são elas:
VANTAGENS
- Focalização dos negócios da empresa na sua área de atuação;
- Diminuição dos desperdícios, redução das atividades – meio, aumento da qualidade, ganhos de flexibilidade, aumento da especialização do serviço, aprimoramento do sistema de custeio, maior esforço de treinamento e desenvolvimento profissional;
- Maior agilidade nas decisões, menor custo, maior lucratividade e crescimento, favorecimento da economia de mercado, otimização dos serviços, redução dos níveis hierárquicos, aumento da produtividade e competitividade, redução do quadro direto de empregados,
- Diminuição da ociosidade das máquinas, maior poder de negociação, ampliação do mercado para as pequenas e médias empresas, possibilidade de crescimento sem grandes investimentos, economia de escala, diminuição do risco de obsolência das máquinas, durante a recessão.
DESVANTAGENS
- Risco de desemprego e não absorção da mão-de-obra na mesma proporção;
- Resistências e conservadorismo;
- Risco de coordenação dos contratos;
- Falta de parâmetros de custos internos;
- Demissões na fase inicial;
- Custo de demissões;
- Dificuldade de encontrar a parceria ideal;
- Falta de cuidado na escolha dos fornecedores;
- Aumento do risco a ser administrado;
- Conflito com os sindicatos;
- Mudanças na estrutura do poder;
- Aumento da dependência de terceiros;
- Perca do vínculo para com o empregado;
- Desconhecimento da legislação trabalhista;
- Dificuldade de aproveitamento dos empregados já treinados;
- Perda da identidade cultural da empresa, a longo prazo, por parte dos funcionários.
Note-se que as duas primeiras desvantagens refletem uma
realidade (o desemprego como conseqüência terceirização) da qual nem sempre se
pode escapar, e também, refletem uma característica própria de nossa cultura
(uma situação também, às vezes, difícil de contornar).
Com este quadro, pode-se refletir sobre os mais relevantes
fatores positivos e restritivos da terceirização.
Fonte: Cola da Web
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