50 termos para unificar a linguagem da sua Gestão
Empresarial
Os jargões na gestão empresarial são cada vez mais
padronizados, tanto nos corredores das empresas quanto nas reuniões; em
particular, nota-se um aumento acentuado de termos de origem inglesa, ou
melhor, americana: os EUA não dominam o mundo inteiro, mas o seu idioma domina
o mundo dos negócios.
Os jargões na gestão empresarial são cada vez mais
padronizados, tanto nos corredores das empresas quanto nas reuniões; em
particular, nota-se um aumento acentuado de termos de origem inglesa, ou
melhor, americana: os EUA não dominam o mundo inteiro, mas o seu idioma domina
o mundo dos negócios.
O “Corporativês”, seja em português ou em inglês, tem valor
destacado na comunicação executiva, oral e escrita. O problema de se expressar
um conceito complexo em uma palavra que está sendo usada amplamente resolve “n”
casos de tomada de decisão e de ação assertiva.
Palavras-curinga ou palavras “mais ou menos” acabam gerando
margens de dúvidas e equívocos que comprometem o resultado de uma comunicação
profissional. Um fato que se agrava na medida em que as pessoas têm uma natural
inibição de se certificar se entenderam uma palavra técnica corretamente.
Sabemos que falar mais de uma língua é imprescindível.
Entretanto, ainda não existem cursos que ensinem a falar o
"corporativês". Sem medo de ser chamado de esnobe, use-o.
Podemos notar também que no GOOGLE existem “n”
interpretações para termos empresariais; p.ex., para a palavra de busca
“Gestão” encontramos 31.5 milhões – o que fazer com tudo isso?
A seguir, você encontra a explicação e/ou aplicação de
siglas ou termos básicos da gestão empresarial, utilizados no dia a dia da dos
gestores empresarias:
Autogestão – Modelo de gestão, onde um organismo é
administrado pelos seus participantes, sem a figura do superior (patrão ou
chefe), mas todos colaboradores participando das decisões gerenciais em
igualdade de condições.
Avaliação 360 graus - Sistema usado para medir o desempenho,
em que o colaborador não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas
à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa.
B2B - Sigla fonética de "business to business". É
o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação
do consumidor.
Balanced ScoreCard - BSC: Significa “cartão de aferição
ponderada e integrada”, ligado ao processo de controle dos resultados da
empresa. O BSC Manager traduz a estratégia em resultados, através do estabelecimento
de objetivos, indicadores de desempenho, metas e ações, levando a um processo
de monitoramento contínuo, analisando, concluindo e agindo junto com sua
equipe, compartilhando seu “painel de comando”.
Benchmarking – Um processo sistemático e contínuo de medida
e comparação das práticas de uma organização com as das melhores empresas.
Break-even - Em português, 'ponto de equilíbrio', é quando
os custos da empresa são iguais às suas receitas. O cálculo do break-even point
(o momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram, ou
seja, o ponto de lucro zero da empresa) é muito importante para o processo de
planejamento estratégico e financeiro.
Budget (Orçamento) - Do francês bougette, o termo significa
orçamento, normalmente anual. O processo de planejamento financeiro anual deve
ser precedido de uma definição de objetivos, estratégias, prioridades, pessoal
e organização, processados numa modelagem financeira em planilhas Excel ou equivalente.
É importante envolver pelo menos cinco áreas da empresa: marketing, engenharia,
logística e/ou produção, vendas, treinamento e finanças.
Business Intelligence – BI - Processo de coleta,
organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que
oferecem suporte à tomada de decisões empresariais.
Canvas - Uma metodologia para organizar - numa linguagem
comum, em uma única folha(!), ideias sobre como buscar resultados de impacto,
através do preenchimento de um quadro com itens, utilizando post-its - uma
aplicação estruturada, instigante e envolvente para construir, alterar ou
avaliar Modelos de Gestão Empresarial.
Capital de Giro (Working Capital) - São os recursos
financeiros utilizados para cobrir os custos do dia a dia e o prazo entre o
pagamento de despesas e o recebimento da receita.
Capital Humano (Human Capital) – Diferente de Recursos
Humanos, Capital Humano é um conjunto de conhecimentos, experiências e
aprendizados das pessoas que lhes permitem realizar trabalhos com diferentes
graus de complexidade e especialização.
Clima Organizacional - O ambiente interno de uma empresa.
Para avaliá-lo são consideradas a liderança na companhia, a motivação para o
trabalho e as possibilidades de crescimento profissional.
Commodity - Produto primário, geralmente com grande
participação no comércio internacional.
Controlling - O controlling permite a você definir e
gerenciar orçamentos e comparar os índices reais e planejados a qualquer
momento, obtendo um quadro exato e atual do seu negócio.
Core Competence – Confunde-se muito core competence com core
business. Este último significa o negócio principal da empresa; core
competences são competências que os clientes apreciam (e pagam) e que os
concorrentes não conseguem ou apenas com muita dificuldade imitar.
Customer Relationship Management – CRM (Gestão de
Relacionamento com o Cliente) - Permite identificar/entender grupos de clientes
e desenvolver estratégias para gerenciá-los de forma mais rentável para ambos,
através de um conjunto de ferramentas que automatizam as funções de contato com
o cliente.
Design Thinking (“modo de pensar graficamente”) – Uma
abordagem que facilita pensar e atuar “fora da nossa caixa”, bem como utilizar
a criatividade de forma colaborativa para gerar ideias (criatividade) e
implantar ideias (inovação) a partir das necessidades reais dos stakeholders.
Empowerment - As empresas que dão mais poder, autonomia e
responsabilidades aos seus colaboradores são as que estão mais bem posicionadas
para competir. Com a gente que sobrou, faz-se necessário um alto grau de
autonomia individual para que a empresa funcione melhor.
Empresabilidade – A competência da empresa de atrair o
melhores colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e investidores.
Enterprise Resource Planning (ERP) - Sistema de Informação
cuja função é armazenar, processar e organizar as informações geradas nos
processos organizacionais, estabelecendo relações de informação entre todas as
áreas de uma companhia.
Fluxo de Caixa (Cash Flow) - Indica a origem do dinheiro que
entrou no Caixa, bem como a aplicação do dinheiro que saiu do Caixa em
determinado período e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro.
Gestão Baseada em Valor – GBV (Value Based Management – VBM)
– Modelo de Gestão Empresarial, que tem como foco maximizar o valor dos
shareholders (acionistas) – numa abordagem restrita e dos stakeholders (grupo
de interesses) – numa abordagem ampla.
Gestão de Cadeia de Suprimento (Supply Chain Management -
SCM) – Indo além do conceito tradicional da Logística, a Gestão da Cadeia de
Suprimento integra os processos do negócio do consumidor final com áreas da
empresa como compras, materiais, ciclo de produção, vendas, serviços,
informação e distribuição, com foco na identificação de oportunidades para
reduzir custos, visando lucratividade contínua para ambos – a empresa e(!) o
cliente.
Gestão da Mudança (Change Management) - Os gestores devem
preparar-se para a mudança através da resposta a três perguntas fundamentais:
Como será a organização do futuro? Qual o processo de mudança ideal? Qual o
tipo de competência que fará a diferença? Criam-se, então, equipes de trabalho
competitivas e motivadas (focus groups), das quais surgem, naturalmente, os
agentes de mudança.
Gestão do Conhecimento (Knowledge Management) - Desenvolve
processos para a aquisição e compartilhamento de conhecimento, experiência e
aprendizado com todos os colaboradores.
Gestão Empresarial - Processo de (apenas) 6 passos para
alinhar
Objetivo – Estratégia – Prioridades – Pessoas – Organização
– Resultado,
estimulando a equipe a remar na mesma direção: planejar,
atuar e monitorar de maneira a otimizar resultado.
Gestão por Competência – Modelo para gerir as competências
individuais atuais e estimular as novas, bem como para alocá-las de forma a
multiplicarem o potencial produtivo da empresa.
Gestão por Objetivos – GPO (Management by Objectives – MBO )
- Um sistema de gestão em que os colaboradores e os superiores definem em
conjunto qual é o objetivo do seu trabalho, como o realizar, de que forma será
avaliado e qual o tempo necessário para sua concretização.
Governança Corporativa – Trata das estruturas e processos
para a gestão e controle das empresas, contribuindo para o desenvolvimento
econômico sustentável, melhorando o desempenho das empresas e proporcionando
maior acesso a fontes externas de capital.
Inovação - Em uma empresa, inovar significa introduzir algo
novo (por que não fazer) ou modificar substancialmente algo existente (fazer
melhor o que já se fazia), gerando um impacto relevante sobre o resultado da
empresa.
Inteligência Competitiva - Alimenta os executivos com a
inteligência sobre as atividades dos concorrentes, as preferências dos
consumidores e as inovações tecnológicas do segmento onde atuam. A interpretação
das informações permite às companhias explorar as oportunidades e contornar as
ameaças.
Intranet – São redes internas exclusivas para a difusão da
informação, no interior da empresa, entre os seus colaboradores.
Intraempreendedor (Intrapreneur ) – É o empreendedor que
trabalha dentro(!) de uma organização, transformando ideias em ações para gerar
soluções impactantes.
Key Performance Indicator (KPI) - Avalia o desempenho do
negócio (p.ex., taxa de cancelamento de pedidos, taxa de horas de parada de
equipamento, fator de capacidade líquida, retorno sobre investimento, custo da
mão-de-obra, etc.).
Learning Organization (Organização que aprende) – São
empresas gerenciadas de forma transparente, com gestores que divulgam aquilo
que sabem, pedem ajuda quando não sabem e facilitam o aprendizado de seus
liderados.
Líder – O líder tem seguidores (que empregam o seu talento
na busca do resultado esperado), o chefe tem subordinados (que deixam de
explorar seu potencial produtivo).
Lucratividade (Profitability) – diferente de rentabilidade -
Indica o percentual de ganho obtido sobre as vendas realizadas.
Lucro (Profit) - Existem os seguintes níveis: Lucro Bruto -
diferença positiva de Receita menos Custo; Lucro Operacional - diferença
positiva do lucro bruto e das despesas operacionais; Lucro não operacional -
resultado positivo das receitas e despesas não operacionais; Lucro Líquido -
diferença positiva do lucro bruto menos o lucro operacional e o não operacional
e Lucro Econômico - diferença positiva entre lucro líquido e custo de capital.
Lucro Econômico (Economic Profit) - Uma medida de desempenho
econômico que mais se aproxima do verdadeiro lucro real das organizações. O
Lucro Econômico é o lucro operacional líquido menos o custo de oportunidade de
todo o capital investido.
Networking – Estabelecer ou manter uma rede de contatos.
Fazer networking costuma ser uma ótima forma de otimizar a base de seus
relacionamentos e transformá-los em benefício mútuo - “não saia de um evento
com menos de 5 cartões de visita”.
Planejamento Estratégico - Avalia o potencial total de um
negócio, vinculando os objetivos e as ações para alcançá-los.
Plano de Marketing – Ferramenta que alinha diagnóstico de
mercado - análise SWOT - objetivos de marketing -estratégia de marketing -
marketing mix - previsão de vendas - orçamento de marketing – monitoramento de
resultados.
PME - É a sigla para pequenas e médias empresas. Uma pequena
empresa possui de dez a 49 colaboradores; uma empresa média entre 50 e 249.
Preço - Valor traduzido em moeda. O valor percebido (!) pelo
cliente é a base para formar o preço, não o custo de produção. O conceito de
valor é fundamental para desenvolver uma estratégia de preço (Precificação -
Pricing).
Produtividade - Relação entre os resultados obtidos e os
recursos utilizados.
Rentabilidade (diferente de Lucratividade) - Indica o
percentual de remuneração do capital investido na empresa.
Retorno sobre Investimento (Return on Investment – ROI )– É
um índice financeiro que mede o retorno de determinado investimento realizado e
contabilizado em meses, nos quais ele será amortizado para, a partir daí, gerar
lucro.
Análise SWOT (SWOT Analysis) - Analisa a competitividade de
uma organização, considerando variáveis como Forças, Oportunidades, Fraquezas,
Ameaças; daí chamada também de “FOFA”.
Talento – Expressão vinculada à vocação ou ao dom natural, à
habilidade superior de se sair melhor do que a média, ao exercer atividades ou
ao lidar com situações que requerem uma solução inovadora ou resultados
superiores.
Teambuilding - Conscientização dos profissionais da
importância e do porquê da necessidade do trabalho em equipe, através de
promoção de maior motivação e entusiasmo nas pessoas para a realização de suas
atividades diárias.
Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC - Conjunto de
todas as atividades e soluções oriundas da designação de recursos
computacionais para a geração e o uso da informação e comunicação. A TI está
ancorada nos componentes hardware, software, netware e(!) peopleware.
Trainee - Cargo em uma empresa, em que o desenvolvimento
profissional do colaborador, contratado na condição de recém formado, é
incentivado através de um programa.
Workshop - Treinamento em grupo, de acordo com a técnica
dominada pelo instrutor, que visa o aprendizado de novas práticas para o
trabalho.
Fonte: Administradores
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