sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Espaço do Administrador - Seleção de Pessoas - parte 2




1.1 PROCESSO SELETIVO

Atualmente as empresas veem no processo seletivo uma grande oportunidade de aumentar seu capital humano, já  as mesmas enfrentam uma forte competitividade que as impulsionam na busca cada vez mais por pessoas qualificadas para cumprir determinados cargos e tarefas  possam contribuir para que a organização atinja seus objetivos, fazendo então do processo seletivo que viabilize a contratação de pessoas capazes de fazer o diferencial na organização.

O processo seletivo é a parte o recrutamento e a seleção e sua matéria prima são os candidatos que serão analisados.

O departamento de recursos humanos da entidade tem como foco principal de abastecer a empresa de talentos, tornando assim o processo de seleção pessoal em um fator determinante, onde o capital intelectual da organização esta em jogo e a seleção deve preservar ou enriquecer. 

Robbins (2000, p.235) sobre o processo de seleção acrescenta que descobrir quem dentre os candidatos seria o mais bem qualificado para o cargo não é tarefa fácil, definindo como “[...] Um exercício de precisão, que busca prever quais candidatos serão bem sucedido se contratados.”.

Marras (2011, p.65) explica que “todo o processo de seleção de pessoal baseia se fundamentalmente na analise comparativa de dois campos”

Figura 1: Analise de comparação

Exigências do Cargo
Características do Candidato
São as características que o cargo exige do profissional em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes para o bom desempenho das funções.
É o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada candidato possui para desempenhar as suas tarefas.


“Se de um lado temos o cargo a ser preenchido ou as competências desejadas se contrapõe ao fato de que os candidatos são profundamente diferentes entre si, disputando a mesma posição e concorrendo entre si. Nesses termos a seleção passa a ser configurado basicamente como um processo de comparação de decisão. E isso ocorre dos dois lados: a organização compara e decide sobre as pretensões dos candidatos: estes comparam e decidem sobre as ofertas das organizações onde se candidatam.” (Chiavenato, 2010, p.135).

1.2 TECNICAS DE SELEÇÃO

No processo seletivo é utilizada varias ferramentas para avaliar o candidato cuja também é conhecida como técnicas de seleção.

É muito importante a escolha das técnicas de seleção, pois é através dela que se pode conhecer, comparar e escolher os candidatos adequados, essas técnicas são agrupadas em cinco categorias, como aponta Chiavenato (2010, p. 143): “entrevista, prova de conhecimento, ou capacidade, testes psicológicos, testes de personalidades e técnicas de simulação”.

Ainda vale ressaltar que as técnicas de seleção permitem o rastreamento das características pessoais do candidato por meio de amostras pessoais do seu comportamento. As técnicas devem obedecer aos requisitos de tempo, proporcionando rapidez, ser confiável e minimizar os erros potenciais, garantindo assim antecipar o comportamento do candidato e esboçar sua atuação no cargo a ser ocupado. Essas informações são sempre geradas por meio dos resultados obtidos quando o candidato submeteu se ao processo seletivo.


Reportagem de Carina Silva, Momento do Administrador, 07 de agosto 2015.





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