quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Espaço do Administrador - Seleção de Pessoas - parte 1




A seleção de pessoas é uma técnica em que o psicólogo das organizações utiliza para selecionar os candidatos recrutados que mais se aproxima do perfil exigido, e que apresente maior potencial para desempenhar as funções exigidas para o cargo. 

Hoje em dia cada vez mais tem se falado em seleção de pessoas dentro de organizações, pois o mercado encontra se cada vez mais exigente e seletivo, sendo então necessário selecionar pessoas de acordo com suas habilidades e capacidades para o cargo a ser preenchido.

De acordo com John Ivancevich (1995) “A seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado.”.

Já para Robbins (2004), “Nas organizações onde as estruturas são mais flexíveis e horizontais, o conceito de cargo já não é tão importante quanto alguns anos atrás, mas sim, competências profissionais são diferenciadoras nas políticas de gestão de pessoas”.

Em um dito popular afirma, que  a seleção constitui a escolha exata da pessoa certa para o lugar certo, baseando se nisso podemos dizer, que a seleção busca dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando sempre manter ou aumentar a eficiência e o desempenho pessoal, bem como a eficácia da organização.

Podemos definir a seleção de pessoas como a escolha do individuo certo para o cargo o cargo certo, ou aqueles mais adequados aos cargos existentes na entidade, visando sempre manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.

No processo de seleção o melhor para a empresa é selecionar o candidato aparentemente inferior ao melhor. Temos como exemplo a contratação de um médico para trabalhar numa cidade do interior, sendo que muitos candidatos são selecionados inclusive profissionais com muita experiência e muito tempo de formado, mas, no entanto contrata se um recém formado o qual já tenha feito estagio na empresa, pois ele ainda esta em começo de carreira e para adquirir conhecimento pratico e experiência aceitara salário básico + horas extras em troca de seus plantões, já o mais experiente exigira um salário mais alto, tornando assim então um problema para o recrutador, pois seu currículo esta acima da expectativa da vaga.

Durante um processo de seleção há grandes diferenças individuais físicas que são analisadas e levadas em consideração, tais como; estatura, peso, sexo, constituição física, força, visual e auditiva, resistência à fadiga e fatores psicológicos como temperamento, caráter, aptidão, inteligência entre outros, onde as pessoas se comportam e percebem as situações de formas diferentes e se desempenham diferentemente com maior ou menor sucesso nas ocupações da empresa.

A seleção possui dois lados, sendo um deles as especificações indispensáveis do cargo a serem preenchidos e, de outro lado, candidatos totalmente diferentes para ocupar a vaga disponível, tornando se assim, como um processo basicamente de comparação e de decisão.

Como a tomada de decisão é um processo real, é necessário que seja feito uma comparação entre os requisitos do cargo e o perfil das características dos candidatos dos cargos a serem preenchidos, assim temos:

Requisitos do cargo: requisitos solicitados do ocupante por exigência do cargo – descrição do cargo.

Perfil: obtido por meio de aplicação de avaliações técnicas de seleção.

Em caso dos requisitos do cargo exigem mais do perfil que o candidato oferece. Podemos dizer que o candidato não possui condições para ocupar o cargo pretendido, no caso das características do candidato forem iguais ao exigido do cargo, podemos  falar que o candidato possui as condições necessárias para o cargo. Por fim se os requisitos do cargo forem menores que o perfil do candidato pode dizer que o individuo tem mais condições que as características exigidas pelo cargo. O responsável pela seleção pode estruturar as técnicas e o próprio conteúdo a partir de uma ficha profissiográfica onde é feito a analise e descrição do cargo.

A comparação é desenvolvida pelo departamento de seleção do setor de recursos humanos da empresa, é através dessa comparação que recomenda ao setor requisitante um ou mais candidatos que foram aprovados na seleção. Cabe ao departamento requisitante ou a seu superior imediato a decisão de escolha, aceitação ou rejeição do individuo, tornando assim a comparação um filtro para os candidatos recrutados e o requisitante. Cabe ao departamento requisitante à responsabilidade de final de contratar ou não o individuo, mas o departamento de seleção pode interferir neste processo de decisão quando houver uma grande quantidade de candidatos.

O selecionador deve ter algumas habilidades as quais facilitam na hora de selecionar pessoas, tais como;

  • Conhecer bem a cultura da organização
  • Maior contato com gestores, supervisores, coordenação e gerencia.
  • Possuir uma visão macro do negocio, para buscar o profissional certo.
  • Possuir vida associativa e contatos com outras empresas por meio de associações.
  • Poder de decisão.
  • Conhecer competências que estão sendo exigidas para o perfil do candidato.
  • Agilidade e planejamento juntamente com o nível de preparo que essa pessoa tem para mudanças.
  • Atuar como consultor.
  • Sensibilidade em relação ao que o mercado quer.


Em caso de terceirização parcial o integral do recrutamento e seleção as unidades ou postos de atendimento é necessário que tenham vivenciamento com o ambiente e a cultura da empresa, para que na hora da decisão selecione candidatos que se encaixe ao perfil da empresa.


Reportagem de Carina Silva, Momento do Administrador, 06 de agosto 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!