segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Espaço do Administrador - A importancia do Fluxo de Caixa




O fluxo de caixa é importante, pois auxilia o administrador financeiro nas tomadas de decisões, pois é através deste "mapa" que os custos fixos e variáveis acabam ficando evidentes, permitindo então um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais, como as mais diversas entradas e saídas de caixa. Fluxo de caixa, é um processo pelo qual uma empresa gera e aplica seus recursos de caixa determinados pelas várias atividades desenvolvidas, bem como operações financeiras que são realizadas, no grupo do ativo circulante, dentro das disponibilidades, e que representam o grau de liquidez da empresa, sendo assim percebe que a ferramenta é indispensável para uma sinalização dos rumos financeiros dos negócios da empresa.

 Segundo Marion (2008, página 115) "sem o fluxo de caixa fica quase impossível projetar e planejar-se financeiramente. Sem orçamento (planejamento financeiro) é impossível ter uma administração Sadia."

ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS

É viável que toda empresa possua orçamentos empresariais sim, pois o orçamento visualiza o futuro da empresa e melhora a tomada de decisões. O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias. Os seus métodos de controle de todos os orçamentos (relatórios, sistemas de informática, check-lists) devem possuir uma linguagem comum, visando facilitar o fluxo dos dados e sua integração, bem como possibilitar o bom entendimento, o acompanhamento e a tomada de decisões por parte dos gestores. (Fonte: CATHO EDUCAÇÃO EXECUTIVA - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formação, MBA, MBA Online, Artigos) 

De acordo com a Wikipédia “Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.” Os orçamentos empresariais dividem-se em; 

Orçamento de vendas;
Orçamento de produção;
Orçamento de custos da produção;
Orçamento de custos administrativos e com vendas;
Orçamento de outros itens DR- demonstrativos de resultados;
Orçamento de capital;
Orçamento de caixa.

Todos possuem características diferentes, mas visam o mesmo objetivo que é atingir os resultados esperados dentro da organização.

DIFERENÇAS ENTRE IMPOSTOS, CONTRIBUIÇÕES E TAXAS E CONCEITO DE COMPETENCIA TRIBUTARIA.

Todos são tributos, e se a pessoa não tiver um conhecimento pode acabar se confundindo. A diferença é que a taxa é um tributo cobrado pela prestação de serviços públicos, seja municipal, federal ou estadual; Exemplo taxa de limpeza publica. Já Imposto é um tributo que incide sobre o patrimônio, sobre renda ou consumo, exemplos; IPTU, IR, IPI entre outros, e por fim contribuição é um tributo cobrado pela melhoria que resulta benefícios ao contribuinte, tendo como exemplo o INSS e PIS.

Para Amaro (2009) é a aptidão para criar tributos. Para Rocha (2009), é o poder indelegável atribuído pela Constituição a um ente político para instituir determinado tributo. (Trecho extraído do livro Direito tributário, editora Pearson, 1ª edição, autoras Janaina Carla da Silva Vargas Testa e Jossan Batistute, pg.17)


Reportagem de Carina Silva, Momento do Administrador, 03 de agosto 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!