quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Artista faz pirulito de refrigerantes para mostrar teor de açúcar das bebidas

Uma pesquisa da Universidade Harvard revelou que ingerir uma lata de refrigerante por dia aumenta em 20% os riscos de ataque cardíaco




Entre tantas pesquisas controversas da Medicina, uma delas é certeira: refrigerantes são um risco à vida. Após escutar um médico classificar as bebidas como "o cigarro da nova geração", o artista plástico e fotógrafo neozelandês Henry Hargreaves quis encontrar uma maneira para representar visualmente a gravidade do problema.

Para mostrar aos consumidores o que acontece quando se retira a água de refrigerantes e energéticos, Hargreaves ferveu as substâncias e, da sobra -- composta por açúcar, corantes e produtos químicos, fez um pirulito. "Acho que o pirulito é a forma perfeita porque, para mim, é isso o que um refrigerante é: um tipo de doce disfarçado como bebida", disse o artista à BBC. 

Apesar de ter a consciência de que esses produtos levam em sua composição uma grande quantidade de açúcar, Hargreaves disse que ficou surpreso com o resultado. “Há muito mais açúcar nesses alimentos do que eu pensava. Praticamente todos os moldes que eu fiz transbordaram”, revelou. Outro fato interessante que comprovou com sua experiência é que, ao colocar o pirulito em contato com a água, ele tornou-se líquido rapidamente.

O campeão de concentração de açúcar, segundo o artista, foi o refrigerenta Mountain Dew (que não é comercializado no Brasil), fabricado pela Pepsico, com 77 gramas de açúcar (média de 19 colheres de chá) por dose individual. Mesmo que não beba refrigerantes desde a adolescência, Hargreaves provou seus experimentos e disse que o mais estranho de todos foi o pirulito de Coca-Cola. "Tem uma textura esquisita, quase como lava", contou.

Assim como feito com o tabaco, a indústria do açúcar manipulou pesquisas relacionadas aos danos causados à saúde. Hoje, sabe-se que a grande concentração de açúcar no sangue é um dos maiores causadores de obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Pesquisadores da Universidade Harvard comprovaram que tomar uma lata de refrigerante por dia aumenta em 20% as chances de sofrer um ataque cardíaco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!