terça-feira, 18 de agosto de 2015

Buscar por um significado que gere resultados?

A motivação, combustível diário para que as pessoas produzam, sobretudo no ambiente corporativo, não dá conta dessas questões, pois a complexidade da vida no século XXI embaça as vistas e tira o foco do que realmente é importante. Torna-se cada vez mais difícil administrar tantos “quereres” diferentes




Pense nos seus sonhos de consumo – tanto naqueles que você já conquistou como nos que pretende realizar. Eletrônicos, vestuário, viagens, gastronomia, lazer... Com certeza, boa parte foi ou será movida pelo desejo de tornar-se: mais arrojado, mais bonito, mais aceito ou mais experiente... É disso que se trata o consumo – realizar desejos para satisfazer necessidades que nem sempre são tão necessárias assim, não é mesmo?

Além de consumir produtos e serviços necessitamos também de ar puro, luz solar, exercícios, uma alimentação saudável, boas relações e, claro, hábitos mentais saudáveis. Afinal, bons hábitos estimulam a capacidade criativa, a concentração, a alegria e livra-nos de infecções. Pois é, mas não basta querer, poder e cuidar-se, é preciso mais! – Uma vida de paz e harmonia, que tal?

Para apreciar um singelo pôr do sol, tomar um café e desfrutar de uma boa companhia é preciso estar em paz. Assim as conversas não se tornam lamentações, a companhia não é desagradável ou inconveniente e o pôr do sol não é, só mais um pôr do sol.

Afinal, do que você precisa? Está se sentindo cansado? Preocupado? Tem vontade de sumir? Somente as pessoas que se conhecem em profundidade têm as respostas para estas e outras perguntas. É o autoconhecimento que liberta as pessoas desse estado de aborrecimento constante.

A motivação, combustível diário para que as pessoas produzam, sobretudo no ambiente corporativo, não dá conta dessas questões, pois a complexidade da vida no século XXI embaça as vistas e tira o foco do que realmente é importante. Torna-se cada vez mais difícil administrar tantos “quereres” diferentes.

Depois de realizar algumas reflexões sobre as coisas que necessitamos, o que nos dá prazer e como melhorar nosso convívio social, é preciso falar de significado. Para se construir coisas novas e para se trabalhar em equipe é preciso um objetivo comum. O papel da motivação atual é buscar por um significado que gere resultados.

Mas estes resultados só serão possíveis se os indivíduos conseguirem juntos que tal significado tenha sentido para todos os colaboradores. Lembra-se do trecho de uma música de Raul Seixas que diz que “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”? O desafio é olhar para fora e contribuir com o melhor de si, o que conquistou, e quais contribuições pode ofertar aos outros. Certamente são muitas. Pense nisso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!