domingo, 30 de novembro de 2014

Como criar a identidade visual da sua empresa?

Abaixo estão reunidas considerações que vão ajudar você e sua equipe nessa missão




Uma parte considerável do sucesso de um negócio depende fortemente da forma como ele se apresenta. Seja virtual ou físico, um empreendimento tem, inevitavelmente, seu desempenho atrelado à sua, digamos, aparência. E isso vai muito além de, simplesmente, escolher as cores e as fontes tipográficas que vão compor seus logos, slogans, peças publicitárias. O que pesa, então? 

No Pei, buf! desta edição, conversamos com alguns especialistas na área sobre os principais aspectos que precisam ser levados em conta na hora de desenvolver a identidade visual de um negócio. Abaixo estão reunidas as principais considerações, que vão ajudar você e sua equipe nessa missão.

1 – Antes de tudo, entenda o que é a identidade visual

Se você começar tendo em mente uma conceituação equivocada a respeito do que é a identidade visual, há grandes chances de comprometer tudo que for feito nos passos seguintes.

“Identidade visual é a forma como uma empresa ou produto se apresenta, visualmente, ao mercado. Ou seja, fazem parte da identidade visual, além do logotipo, elementos como: símbolo, variações de assinaturas, estampas ou texturas complementares, cores, tipografia e também a forma / estilo como estes elementos são trabalhados. Sim, a identidade visual estará traduzida também na embalagem, e materiais de merchandising, por exemplo”, explica Fernanda Galindo, sócia da Malagueta PDV.

2 – Defina os valores que identificam a empresa

Todo o visual de uma organização precisa estar alinhado com sua essência. Ou seja: seus valores, sua visão e sua missão. “A programação visual deve ajudar o consumidor a reconhecer rapidamente aquela empresa, mas não só isso, deve ser uma tradução de sua personalidade”, diz Gustavo Bastos, sócio da agência de publicidade 11:21.

3 – Leve em conta o contexto

A identidade visual de uma empresa também precisa levar em conta o meio em que a organização está inserida. “Por exemplo, uma empresa muito moderna, na área de tecnologia, deve ter uma identidade visual que tenha estas características, mesmo que de forma indireta”, explica Fernanda.

4 – Faça o designer incorporar o espírito da empresa

Como explica Gustavo Bastos, é fundamental que o profissional responsável pelo desenvolvimento da identidade visual esteja bem por dentro dos valores que compõem a marca.

“Chamar um profissional e mostrar pra ele tudo o que a empresa faz, pensa, falar sobre referências do que a empresa acha bonito, elegante, falar de cores e formas, de conceitos e valores da empresa. Quanto mais o profissional souber sobre a ‘alma’ da empresa, mais ele vai acertar na criação da identidade visual”, explica.

5 – Faça-se lembrar

“A identidade visual é o cartão de visita da empresa. É a forma como ela se apresenta. Além de ser atraente, legível, precisa ser facilmente guardada, agradavelmente lembrada. A semiótica fala muito disso em relação à cultura e formas que são facilmente memorizadas”, afirma Chiquinho Lucchini, diretor de criação da agência de publicidade Kindle.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!