sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Novos vírus gera epidemia em cidade baiana

O vírus, transmitido pelo mesmo mosquito que é hospedeiro da dengue, o Aedes aegypti, causa dores intensas nas articulações, que podem durar mais de um mês




A febre chikungunya, causada por um vírus, vem se espalhando pelo Brasil e virou uma epidemia na cidade baiana de Feira de Santana. O município, de 600 mil habitantes, tem 371 casos confirmados da doença e 1.161 sob suspeita.

O vírus, transmitido pelo mesmo mosquito que é hospedeiro da dengue, o Aedes aegypti, causa dores intensas nas articulações, que podem durar mais de um mês. De acordo com Artur Timerman, infectologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, “são realmente dores muito fortes e inchaço, especialmente nas articulações das mãos, pés, cotovelo e joelho”. Na sua fase aguda, a doença também provoca febre, manchas vermelhas e mal-estar. 

A febre chikungunya também tem casos nas cidades baianas de Riachão (82 infectados), Salvador (2), Alagoinha (1), Cachoeira (1) e Amélia Rodrigues (1). Também foram registrados 330 casos em Oiapoque (AP) e uma pessoa contaminada em Matozinhos (MG). Outras 39 pessoas se contaminaram fora do Brasil. 

Para prevenir a doença, segundo o Ministério da Saúde, as medidas são as mesmas tomadas para evitar a dengue, ou seja: eliminar água parada. A doença pode causar sequelas, como artrite crônica e dores durante anos, que são consequências para 10% dos infectados. No entanto, é fatal em apenas 1 caso a cada 1.000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!