domingo, 9 de novembro de 2014

Saiba como se candidatar a universidades dos EUA

O processo seletivo das instituições americanas envolve várias etapas; confira como funcionam




Algumas das universidades mais conceituadas do mundo estão nos Estados Unidos: de acordo com o último ranking do Top Universities, seis das dez melhores instituições são americanas. A excelência do país no ensino faz com que estudantes de todos os continentes sonhem com uma oportunidade de estudar lá.

Para estudantes brasileiros, o sonho pode parecer difícil de ser realizado devido ao processo seletivo das universidades americanas, mais rígido e complicado que o nosso. Enquanto no Brasil é preciso apenas passar pelo vestibular ou Enem, nos EUA os candidatos são submetidos a um processo com provas, entrevistas e análises diversas. Por isso, saber todos passos da candidatura é a melhor forma de se preparar.

Preparamos uma lista que pode ajudar você a se candidatar a universidades nos Estados Unidos. Confira:

1. Provas de fluência e admissão

Por mais que não seja o único requisito, os estudantes americanos fazem um espécie de vestibular, o SAT. Não é uma prova passível de reprovação: é a pontuação que conta. Alunos internacionais também precisam entregar resultados em provas de fluência como o TOEFL ou IELTS, que mostram para a universidade se ele está apto a frequentar aulas de nível superior em inglês.

2. Análise de histórico escolar

Além da pontuação em testes de admissão, as universidades querem saber o desempenho de seus candidatos durante o ensino médio inteiro. O histórico escolar é requisito básico. As atividades extracurriculares que o estudante desenvolveu também são importantes. Participações em olímpiadas da área de exatas, grupos de debate, grêmio estudantil, serviços comunitários e atividades ligadas à arte: todas são levadas em conta.

3. Cartas de recomendação e redações

As instituições também pedem duas cartas de professores do candidato e de um coordenador ou monitor da escola onde ele estudou. Com isso, deseja descobrir qual postura o aluno possuía na escola, sua relação com o corpo docente, sua contribuição na comunidade escolar. Já o estudante precisa entregar redações (chamadas de essays) que abordem sua trajetória acadêmica e pessoal, suas metas e objetivos.

4. Entrevista

A última parte é a entrevista, geralmente feita com algum ex-aluno da universidade para a qual o candidato se inscreveu. É uma forma de conhecer melhor o candidato e averiguar se ele se encaixa na cultura específica da instituição.

Cada universidade dá pesos diferentes para as etapas do processo. Algumas preferem notas altas nos exames de admissão, enquanto outras valorizam as atividades extracurriculares. O período para submissão de inscrições geralmente começa em janeiro, e o resultado de aprovação é dado em maio. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!