quarta-feira, 12 de novembro de 2014

6 coisas que você não imaginava que um dia virariam "gourmet"

Na tendência de glamourizar receitas já conhecidas, nem a pipoca escapou. Conheça outros itens da culinária que foram repaginados




Não é novidade que o mercado tem investido pesado em novas versões de coisas já conhecidas e estabelecidas. Na área da gastronomia, a moda é transformar coisas simples em pratos elaborados, com preços caros e a caracterização de gourmet. E a gourmetização alcançou até alguns dos aperitivos mais comuns do nosso dia a dia, resultando em receitas às vezes inusitadas. Confira abaixo seis produtos que ganharam "versões gourmet":

Pipoca

Milho, manteiga e uma pipoqueira? Não na versão gourmet, com caldas super elaboradas. Nos cardápios de pipoca gourmet de diversas marcas é possível encontrar sabores como curry e mostarda, algodão-doce, limão com pimenta, caramelo com coco e noz-pecã, canela cristalizada... A lista é enorme. E o modo de preparo diferente também é levado em conta. A pipoca da Garrett Popcorn, por exemplo, é preparada na hora, em chaleiras de cobre, sempre em porções individuais.

Sacolé (ou Geladinho/ Din Din)

Esqueça a fórmula com gelo e corante. Quando o produto é gourmet, até o sacolé (também conhecido como geladinho e din din em diversas regiões), uma sobremesa barata, que vem em saquinhos e faz sucesso principalmente por ser refrescante, fica sofisticado. O Le Sacolé, por exemplo, tem geladinhos de limão siciliano com alecrim, morango com nutella, sabores variados com álcool e até sacolé detox. Já contamos a história do negócio, que funciona em bicicletas.

Churros

Outro que noticiamos por aqui. O doce do "Chucrê Churros Gourmet", da paulista Bruna Gomes, coloca para trás a velha sobremesa com doce de leite e pode ter até 20 sabores diferentes, com recheio, cobertura e topping. Segundo a dona do negócio, seu produto é gourmet por contar com ingredientes sofisticados, como chocolate belga. 




Espetinho

Como aprimorar cubinhos de carne em um palito? Com ingredientes da alta cozinha. Na Spetoria e Comedoria D`Mica, em Recife, por exemplo, os espetinhos populares de frango e coração de galinha abrem espaço para bife ancho, chorizo e picanha de carneiro com geleia de menta. 

Chá

Nada de chaleiras velhas e "olhômetro", o chá gourmet é feito em jarras especiais, com termômetros para medir a temperatura exata da bebida e cronômetros para calcular o tempo ideal da infusão. Em lojas especializadas, funcionários são treinados para diferenciar e descrever aromas e blends (misturas). 

Coxinha

O salgadinho que é presença garantida em festas infantis também passou pelo processo de gourmetização. Diversos restaurantes em São Paulo investem em receitas diferentes para o aperitivo. Na foto abaixo, a coxinha do restaurante Mimo, preparada com massa de mandioquinha aromatizada com raspas de limão-siciliano.




Fonte: Administradores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!