segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Do lixão para Harvard: conheça Justus Uwayesu

Até completar 9 anos, Justus perambulou por Ruanda, morando em carros abandonados, ruas, estradas, até encontrar “abrigo” em um lixão




Na guerra civil entre tusis e hutus, em Ruanda, em 1994, o pequeno Justus Uwayesu perdeu o pai e a mãe. Órfão aos 3 anos, ficou sob os cuidados de membros da Cruz Vermelha até 1998, quando foi levado de volta ao vilarejo onde nasceu. Devastado pela seca e a consequente fome, o menino acabou migrando com irmãos e mais uma multidão de flagelados em busca de sobrevivência.

Até completar 9 anos, Justus perambulou por Ruanda, morando em carros abandonados, ruas, estradas, até encontrar “abrigo” em um lixão. Lá, quase foi enterrado vivo quando um caminhão foi despejar dejetos enquanto ele tentava catar alimentos.

Em 2001, no entanto, sua vida começou a mudar. Quando uma ONG americana foi realizar uma ação no país, ele pediu ajuda e conseguiu vaga em uma escola. Logo o menino começou a se destacar e ficava sempre entre os melhores da turma.

Agora, ele é o mais novo aluno da Universidade de Harvard, onde estuda Matemática, Economia e Direitos Humanos, com bolsa integral, graças a um programa chamado Bridge2Rwanda (Ponte para Ruanda), que leva jovens ruandenses para estudar nos EUA.

Justus Uwayesu se tornou o terceiro aluno de Ruanda a conseguir entrar na renomada instituição, em toda a história.

Uma compatriota que já estudava em Harvard compartilhou uma foto (acima) com Justus e outra bolsista do Bridge2Rwanda que também chegou à universidade.

A história de Justus está contada em detalhes no New York Times (em inglês).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!