domingo, 9 de novembro de 2014

“10 mandamentos da telefonia” rendem à Oi multa por assédio moral

TST condenou a empresa, juntamente de uma prestadora de serviço, a pagar R$ 5 mil a um funcionário que se sentiu ofendido com texto publicado em mural do ambiente de trabalho




A Oi e a Telenge, que presta serviço à operadora de telefonia, terão de indenizar um funcionário desta última em R$ 5 mil. O motivo: o trabalhador se sentiu ofendido por um texto afixado no mural do ambiente de trabalho que fazia piada com as condições de trabalho no segmento.

O texto intitulado “Os 10 mandamentos da telefonia”, que costuma ser repassado em correntes por e-mail e nas redes sociais, diz, entre outras coisas: "não terás vida pessoal, familiar ou sentimental, não verás teu filho crescer, não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga, a pressa será teu único amigo e as tuas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o china in box, dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás".

O funcionário alegou que o texto chegou a ser retirado do mural várias vezes, mas sempre era recolocado. O Tribunal Superior do Trabalho considerou que a publicação do texto em um espaço oficial da empresa institucionalizava os mandamentos e criava "a sensação de que o conteúdo da mensagem era o correto e o esperado".

A Oi negou a prática. Já a Telenge disse que se tratava de "uma piada, uma história, não para ofender os funcionários e, sim, para a empresa ter um clima de descontração e amizade".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!