sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Tente responder o problema de lógica que a maioria dos alunos de Harvard errou

Um taco e uma bola de baseball custam juntos U$1.10. O taco custa um dólar a mais que a bola. Quanto custa a bola?




Estudantes de Harvard possuem as maiores notas no SAT, o famoso vestibular americano. São jovens inteligentes e bons em questões de lógica, mas existe um problema que deixou a maioria na dúvida. Tente acertar:

- Um taco e uma bola de baseball custam juntos U$1.10.
- O taco custa um dólar a mais que a bola.
- Quanto custa a bola?

Se você pensou como os alunos de Harvard, respondeu 10 centavos. Porém, a resposta é cinco. O economista Daniel Kahneman explica o porquê da resposta: “O número que vem em sua mente é obviamente 10, uma resposta intuitiva e errada. Se a bola custasse 10 centavos, então o conjunto custaria $1.20 (10 centavos para a bola e $1.10 para o taco). A resposta aqui é 5 centavos. Podemos dizer que a resposta intuitiva também veio para aqueles que responderam 5 centavos, a diferença é que eles resistiram à intuição”, explicou ao Business Insider. 

Segundo a reportagem, mais de 50% dos estudantes de Harvard, MIT e Princeton erraram essa questão. Em universidades menos prestigiadas, a quantidade de respostas erradas foi acima de 80%. O problema do taco e da bola vem com uma observação: as pessoas são autoconfiantes e muito dispostas a confiar em suas intuições, o que nem sempre é uma boa ideia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!