quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Sair do trabalho no horário normal não é pecado!




Você já se sentiu culpado por ir embora do trabalho no horário normal ? É uma estranha impressão de que é muito cedo para sair e que as pessoas irão achar que você tem pouca coisa para fazer ou que está desmotivado. Infelizmente, isso é um mal que atinge diversos profissionais, principalmente, do mercado financeiro e consultorias.

Depois de ter trabalhado em uma empresa do setor químico e, mais recentemente, em uma instituição financeira, uma diferença relevante que senti foi o ritmo de trabalho. É bastante difícil ver alguém indo embora do banco no horário normal seja porque há algo urgente para ser entregue no outro dia (o que é muito frequente) ou porque as atividades em si exigem que o profissional fique até mais tarde.

É natural que há dias mais tranquilos em que poderiamos sair no horário normal ou até um pouco mais cedo, mas o próprio ambiente de trabalho, ainda engessado na cultura de longas jornadas, deixa o funcionário hesitante ou constrangido a fazer isso.

Imagine você sendo o único do grupo a ir embora às 18h todos os dias. Mesmo que isso não signifique nada em relação à sua produtividade, ao longo do tempo, você acaba se adaptando ao meio para não ser o "ponto fora da curva" e evitar uma possível impressão negativa. No final, é muito provável que você esteja até se explicando aos colegas por que está saindo no horário normal.

Não sei se isso é algo apenas da Geração Y, mas sempre tive na cabeça a idéia de que o profissional deveria ser avaliado pela sua performance quantitativa (o que foi entregue) e qualitativa (como foi entregue), sem se prender muito à quantidade de horas, pois trabalhar muito não, necessariamente, significa produzir muito. Caso contrário, países como Suécia, Holanda e muitos outros não seriam potências mundiais.

Quando entrei no mercado financeiro, confesso que passei por esse processo de adaptação e monitorei o meu horário de saída para que não fugisse muito do padrão do grupo. Porém, ao longo do tempo, percebi que na "prestação de contas" (vulgo Avaliação de Performance), o que realmente importava e era foco de discussão eram os projetos entregues, os resultados gerados e não se saí mais cedo ou fiquei até mais tarde todo dia.

Posso causar uma certa polêmica, mas a minha opinião é que se o profissional sai tarde todo dia, de duas uma: ou a equipe está sub-dimensionada ou há problemas de produtividade.

Por isso, se você tem consciência das metas do ano e entrega os projetos com qualidade dentro do expediente, vá para a casa sem medo, pois sair do trabalho no horário normal não é pecado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!