terça-feira, 11 de novembro de 2014

Empresa quer trocar janelas de aviões por vista panorâmica do céu

Intenção do projeto é reduzir o peso da aeronave para assim economizar combustível




A empresa inglesa Centre for Process Innovation (CPI) pode realizar o sonho de diversos fãs de super-herois pelo mundo: estar dentro de uma nave invisível. Infelizmente o avião não é invisível do lado de fora, mas, graças ao projeto da CPI, será possível, em cerca de dez anos, estar dentro de uma aeronave vendo tudo que ocorre do lado de fora, assim como o meio de locomoção da Mulher-Maravilha.

A ideia: eliminar as janelas dos aviões e instalar telas flexíves de Oled (um material mais e fino e mais econômico que LCD e plasma), que, de acordo com o gosto do passageiro, poderá ter um panorama da cidade abaixo de seus pés, receber informações do voo, usar internet, chamar serviço de bordo ou assistir um filme. Se ele quiser mesmo é descansar, a tela pode ser desligada. As telas poderão ser colocadas onde preferir.

A intenção do projeto é bem mais que propiciar conforto. De acordo com Jon Helliwell, um avião sem janelas terá uma fuselagem mais fina, o que reduziria o peso da aeronave, que acarretaria em diminuição do gasto de combustível e a emissão de CO2. De acordo com O Globo, 3,1 bilhões de pessoas viajam por ano no planeta. São necessários 220 mil galões de combustível e produzindo 705 milhões de toneladas de CO2 para transportar toda essa gente, mas para cada 1% de redução no peso da aeronave, é possível economicar 0,75% de combustível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!