sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Seus problemas estão engolindo você?

Não se preocupe, se você souber como gerenciá-los, perceberá que eles na verdade são seus maiores aliados




Desde reis soberanos e poderosos até meros plebeus que nada possuem, uma coisa é uma unanimidade em nossa existência: todos nós temos problemas e não importa a posição que alguém ocupe e tampouco o nível que o mesmo ostente perante a sociedade, porquanto existe um fato um inegável para todos nós, a conhecer: nosso jardim não é constituído apenas de flores e pássaros cantantes, mas também de espinhos e malignidades que não cessam de nos assombrar.

Desta forma, o que podemos fazer é usar nosso intelecto e discernimento para podermos fazer dessas “coisinhas ruins” uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento, de modo que saibamos criar os escudos necessários para nos defendermos desses perniciosos ataques e também para aprendermos a tirar proveito deles.

Um grande líder se supera nos momentos adversos, no caos. Com absoluta certeza, todos os grandes homens que já passaram por essa terra saíram das masmorras para a glória porque entenderam que as tragédias são a única e melhor forma de nos tornarmos criaturas fortes e preparadas para o sucesso.

Com base na explanação exposta acima e pensando em ajudar as pessoas, elaborei alguns passos que devemos dar para que consigamos enfrentar nossas adversidades com energia positiva e entusiasmo. Confira:

Não se lamente pelos erros que já aconteceram

Katherine Mansfield disse que: “Lamentar-se é um enorme desperdício de energia. Só serve para chafurdar, não para construir.”

Com absoluta certeza, a pensadora tem toda a razão, basta compreendermos que a culpa e o arrependimento são as duas maiores assassinas da nossa sanidade mental, porquanto elas tem o poder de destruir nossa paz interior e nos transformar em seres inseguros e amedrontados por coisas que já aconteceram e que não podemos fazer absolutamente nada para mudar.

Portanto, não devemos gerar tal negatividade dentro de nós, é exatamente o inverso, devemos esquecer o que ocorreu no passado e focarmos apenas na solução para o referido problema presente. Se fizermos isso, eliminaremos automaticamente 50% dos nossos “pepinos” e por consequência, seremos muito mais felizes.

Tenha sempre pensamentos positivos

Sua confiança de que as atmosferas mudarão, aliadas a sua postura de campeão, aumentarão suas forças e lhe darão chances maiores de vitória em seus empreendimentos.

Infelizmente, muitas pessoas deixam de ter bom humor e esperança, algo que torna as dificuldades ainda maiores do que elas realmente são. Em outras palavras, se alguém age pensando que as coisas vão piorar, ela cria um monstro que não existe, trazendo para dentro de sua casa grandes destruições.

Deste modo, saiba que seu estado mental é fundamental em sua caminhada e por isso, faça com que ele seja pacífico, positivo e, principalmente, recheado de incontáveis imaginações boas, pois assim procedendo, você estará fazendo um favor não só a si mesmo, mas a todos aqueles que estão ao seu redor. 

Não antecipe infortúnios

Sêneca disse: “Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente.” De fato, como o notável pensador defende, devemos admitir que quem pensa demais naquilo que pode vir a acontecer futuramente, traz para dentro de si mesmo, uma escuridão invisível, que torna sua existência um fator angustiante, sofrível e desgastante. Deste modo, devemos focar apenas no nosso momento atual e enxerga-lo como uma moldura que temos para criar o nosso futuro, de sorte que nossa escultura será exatamente o retrato de nossos esforços atuais.

Vale mencionar também que o futuro nem sempre é como a gente imagina, sendo assim, muitas de nossas interpretações são erradas por serem criadas com base em raciocínios lógicos e a atmosfera quase sempre não é dotada de obviedades, muito pelo contrário, ela existe para nos surpreender e mudar nossos planos constantemente.

Então, o que precisamos fazer é aceitar que universos ruins podem existir e que eles são naturais em nossa caminhada, cabendo a nós, seres inteligentes, lidar com eles de forma eficiente e eficaz, buscando as soluções de cabeça erguida e tentando fazer com eles se transformem em triunfos, ao invés de nos destruir e nos levar ao abismo.

Jesus Cristo, o rabino inadministrável e irreverente inteligentemente disse: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Assim, que possamos ter essa mentalidade, fazendo de nosso estado atual a nossa singular e única prioridade.

Defina a ordem de ataque aos problemas existentes

Primeiramente, você precisa compreender uma coisa: você não conseguirá sanar todas as suas pendências. Deste modo, a única alternativa que lhe resta é verificar quais são as prioridades, ou seja, o que é mais urgente e o que pode esperar.

Digo isso porque por inúmeras vezes, perdemos nosso tempo com tarefas que poderiam ser feitas em uma outra oportunidade. Darei um exemplo simples para exemplificar essa questão:

Eu trabalhava com uma pessoa muito eficiente, porém com um defeito gravíssimo: a desorganização. Assim, ela era extremamente produtiva e ágil, todavia vivia embolada e presa nas teias grudentas que ela mesma criava. Para se ter uma ideia, ela foi demitida de uma forma melancólica simplesmente por negligenciar algumas prioridades que existiam em sua rotina, que diga-se de passagem, comprometeram todo o planejamento da cúpula organizacional, causando um prejuízo financeiro alarmante e estagnando algumas variáveis existentes no plano da diretoria.

Mas o mais curioso de tudo isso não é o erro de cálculo do nosso “ex-garoto de ouro”, pois o fato intrigante e estarrecedor é que ele era disparado o funcionário mais eficaz de toda a empresa, sendo por inúmeras vezes, elogiado, estimado e até reverenciado por muitos colegas de sua convivência.

Porém, como conseguimos perceber, não basta apenas sermos inteligentes e precisamos também ser prudentes e astutos, de forma a não perecermos perante as calamidades que certamente nos chegarão, usando nosso bom senso e nossa capacidade de percepção para lograrmos êxito diante de nossos constantes desafios.

Tenha paciência

Você não pode imaginar a sensação de inquietação que me afligia quando eu olhava para a minha mesa e visualizava a quantidade “infinita” de papéis que lá existiam, que mais pareciam uma montanha de problemas e pior ainda do que isso: que nunca seriam resolvidos. Confesso que minha vontade era de queimar todos (um por um), ou fingir que eles não existiam, ou pedir aos céus que eles desaparecessem.

Desgastado, infeliz e completamente entristecido, eu caminhava pelo meu escritório, tomando um suquinho de maracujá para me acalmar ao mesmo tempo em que eu espiava as pessoas que passavam pela rua.

Depois de muito observar os meus semelhantes que transitavam pelas calçadas do bairro, algo me disse que eu deveria descer as escadas do meu apartamento e buscar uma resposta no meio dessas pessoas. Pode parecer coisa de maluco, mas meu subconsciente falou comigo naquela manhã ensolarada, como se ele quisesse me salvar do buraco em que eu havia me “enfiado”, me trazendo de volta para a luz.


Pela primeira vez na minha vida, eu resolvi escutar meu coração e ao passar por um ponto de ônibus em frente a uma loja de informática, eu tive uma agradável surpresa: abaixado, com uma sanfona nas mãos, em meio à chuva e ao som barulhento da cidade, eu vi, a presença marcante de um senhorzinho, que não cessava de cantar e de sorrir. Eu parei, ouvi a melodia, olhei para as pessoas que estavam ao redor dele e pensei: porque eu sou tão preocupado com os meus problemas, se existem tantas soluções para os mesmos?

Naquele dia, eu tive um grande aprendizado, que foi a capacidade de ter paciência em meio aos ambientes turbulentos da minha vida e desde então, tudo ficou muito mais fácil de se resolver e o sofrimento que me incomodava passou a não mais existir.

Mas repare que isso somente foi possível após eu mudar minha visão e buscar olhar as coisas sob uma nova ótica, como se eu quisesse romper meus padrões e estabelecer uma nova ordem. Se eu não tivesse tido essa postura, eu estaria sofrendo até hoje e jamais teria aprendido o que é a paciência e, principalmente, qual é a sua utilidade em nosso cotidiano pessoal e profissional.

Concluindo, peço que confie em seus atributos e não permita que o mundo tire sua maior qualidade, que é a capacidade de acreditar que as coisas vão mudar. Sem dúvidas, nada será fácil e você derramará muitas lágrimas em sua trilha, todavia elas serão a única maneira de você ser alguém de força interior e absoluta vontade de vencer, sejam quais forem as áreas que escolher para desmembrar.

Sem dúvidas, tudo depende da confiança que você possui em seus próprios atributos , de modo que seu pensamento traduzirá exatamente aquilo que você escolheu para ser. Logo, acreditar no potencial existente dentro de você é muito mais do que uma simples responsabilidade, mas uma inexorável obrigação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!