O Inbound Marketing é conhecido como o “novo marketing”, pois se baseia em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que esses potenciais clientes te encontrem, utiliza a ideia do marketing de entrada. Diferenciando-se assim do Outbound Marketing, que é o chamado “velho marketing”, e que usa táticas para ir até os potenciais clientes e oferecer a eles os produtos ou serviços.
Ou seja, a ideia é fazer com que as pessoas que realmente estejam interessadas no que a sua empresa oferece cheguem até você, ao invés de oferecer os seus produtos para as pessoas em geral. O Inbound Marketing busca, portanto, atrair e conquistar o público alvo e os leads qualificados (potenciais clientes que realmente tenham interesse nos serviços que a sua empresa oferece).
O que é Marketing de entrada?
O marketing de entrada concentra-se na criação de conteúdo de qualidade que traz as pessoas para a sua empresa e produto. Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses do seu cliente, você naturalmente atrai o tráfego de entrada e então, pode converter em vendas, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente.
Por esses motivos, o Inbound marketing é a melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promover o seu negócio, pois é uma metodologia adaptada para a era digital.
A estratégia do Inbound Marketing
O Inbound Marketing é também uma forma de publicidade na qual uma empresa se promove através de diversas formas de marketing, principalmente do marketing de conteúdo (blogs, postagens em redes sociais, vídeos, landing pages, email marketing, etc).
A estratégia é baseada na ideia do compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para o público-alvo, utilizando as táticas do marketing de conteúdo. Esta personalização do conteúdo age como um ímã que atrai os potenciais leads (possíveis futuros clientes) e clientes quando estão à procura de produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
Uma estratégia de Inbound Marketing tem as seguintes fases: atrair o tráfego, converter visitantes em clientes, converter em vendas, transformar clientes em clientes fidelizados e analisar os resultados para melhoria contínua, sendo essa última fase de grande importância para o constante crescimento da empresa.
Quais são as ações do Inbound Marketing?
O Inbound Marketing se dá através de quatro ações, e para cada uma delas existem as ferramentas certas que devem ser utilizadas. Ao publicar o conteúdo certo no lugar certo, o marketing torna-se relevante e útil para seus clientes e não interruptivo.
O Inbound é cuidar da entrada dos clientes, é baseado em ganhar a atenção dos clientes em potencial e conduzir os consumidores para o seu site, através da geração de um conteúdo que as pessoas considerem relevante. Essa estratégia só é possível através dessas quatro ações específicas:
Atrair: visa atrair o tráfego correto, ou seja, atrair as pessoas que possuem maior probabilidade de se tornarem clientes. Pessoas que costumam se interessar pelo que seu negócio oferece, ou seja, os potenciais clientes ou leads qualificados. O tráfego que você quer atrair é o do seu público alvo e há algumas ferramentas importantes, para atrair esses usuários certos para o seu site, são elas: blogs, mídias sociais, palavras-chave, páginas otimizadas.
Converter: assim que tiver os visitantes no seu site, o próximo passo é converter esses visitantes em clientes, reunindo suas informações de contato. Por isso, é preciso conseguir pelo menos os seus endereços de e-mail e para que os visitantes ofereçam essas informações de boa vontade, é preciso oferecer-lhes algo em troca, em forma de conteúdo por exemplo.
Algumas das ferramentas mais importantes para conseguir essas informações e ter a conversão de visitantes em clientes são: Call-to-Action (são botões ou links que incentivam os visitantes a tomar certas atitudes, como ‘clique aqui’, ‘baixar’ ou ‘curtir’), Landing Pages, Formulários de cadastro.
Fechar: consiste em transformar os leads em clientes. Certas ferramentas de marketing podem ser usadas nesta fase para certificar de que você está fechando os negócios certos nos momentos mais propícios. Como: E-mail, Automação de Marketing (e-mail marketing personalizado) e os Relatórios de circuito fechado (que mensuram os resultados).
Encantar: o fornecimento de conteúdo relevante para os usuários é o mais importante, sejam eles visitantes ou clientes antigos. Só porque alguém já fechou um negócio com você, não significa que você pode esquecê-lo. Clientes podem se tornar grandes promotores de uma empresa e dos produtos que eles gostam, é importante usar isso a seu favor. Algumas das ferramentas usadas para encantar os clientes: chamadas a ações inteligentes (ofertas e descontos, por exemplo), mídias sociais e e-mail marketing.
Porque o Inbound Marketing é a melhor opção para a sua empresa?
O Inbound Marketing é uma metodologia de entrada, que transforma o estranho em cliente e utiliza ferramentas e aplicativos que ajudam a criar e distribuir conteúdo, para trazer os clientes corretos para a sua empresa. É um pacote de ações que atrai o público certo para a sua empresa e faz esse lead passar por todas as etapas do funil de venda até se tornar um cliente, e se possível, um cliente satisfeito e fidelizado.
Fonte: Administradores
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