sábado, 16 de agosto de 2014

Brasileiro recebe prêmio Fields, considerado o Nobel da matemática

Na adolescência, Artur Ávila Cordeiro de Melo gostava de participar de olimpíadas de conhecimento




Na época de escola, Artur Ávila Cordeiro de Melo gostava de ir além do que os professores de matemática lhe ensinavam. Para explorar melhor a matéria, participava de olímpiadas de conhecimento e aos 13 anos recebeu sua primeira medalha.

Hoje, aos 35, Ávila recebeu o prêmio Fields, equivalente ao Nobel da matemática. O prêmio Medalha Fields foi criado pelo canadense John Charles Fields em 1936 e acontece a cada quatro anos. Oferecido a jovens matemáticos de até 40 anos de idade, os vencedores recebem 15 mil dólares canadenses, cada (R$ 31 mil).

Em entrevista ao G1, Ávila explicou que seu interesse por matemática e competições foi fomentado pelas olímpiadas de conhecimento que participou na adolescência. Entre suas vitórias, está uma medalha de ouro recebida nna Olimpíada Internacional de Matemática no Canadá, vencendo 411 oponentes de 72 países. Ainda no ensino médio, ele frequentava disciplinas da pós-graduação do Impa, onde concluiu mestrado e doutorado.

Para conhecer melhor sobre as Olímpiadas de Conhecimento que incentivaram Ávila a crescer academicamente, acesse o especial feito pelo Administradores.com sobre “Campeões esquecidos: jovens que podem transformar o Brasil”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!