O trabalho é considerado algo árduo e duro que leva ao estresse e cansaço. E o divertimento já é algo prazeroso que leva à satisfação. Será que não é só uma questão de ponto de vista e acordos?
A maioria das pessoas considera seus empregos uma fonte de preocupações, insegurança, cansaço e estresse - quase nunca pensam no trabalho como algo divertido. Grande parte dos trabalhadores enfrenta essas dificuldades na sua rotina, e não vislumbra outra maneira de lidar com as atividades que ocupam a maior parte de seus dias.
E como consequência, passam de segunda a sexta esperando a chegada do final de semana. Quando chega quinta-feira, muitos já estão comentando: “nossa que bom, só mais dois dias e estou fora daqui.” Ou: “amanhã já é sexta, nossa, que alívio.”
Que vida é esta? Infeliz de segunda a sexta e feliz só no final de semana?
No livro Os Problemas do Trabalho, o autor L. Ron Hubbard questiona o motivo pelo qual a sociedade encara o trabalho dessa forma e propõe exercícios para tornar a rotina mais prazerosa.
“Alguém inventou a diferença entre o ‘trabalho’ e o ‘divertimento’. O divertimento foi visto como uma coisa interessante. E o trabalho como uma coisa árdua e necessária e que, portanto, não era interessante”, relata Hubbard no livro.
Ele também esclarece que passamos 70% das nossas vidas trabalhando. Por isso, é tão importante que as pessoas gostem da atividade que exercem, pois ela ocupa grande parte de seus dias.
O ideal é que a pessoa faça seu trabalho em tempo presente, sem conexão com os incômodos passados ou sensação de exaustão, mesmo após horas executando suas tarefas. Assim, é muito importante estabelecer propósitos, dinamizar a rotina e desenvolver a capacidade de controlar os acontecimentos por meio de um ciclo de ação que determina o ato de começar algo, mudar sua posição no espaço ou existência no tempo e pará-lo à sua vontade.
Hubbard propõe ainda uma redefinição das palavras trabalho e divertimento para tornar a vida melhor. “O trabalho desempenha o papel mais importante de nossas vidas, quer gostemos dele, quer não. Se não gostamos do trabalho, não gostamos da vida”, enfatiza L. Ron Hubbard.
E como você poderia vencer esta aversão ao trabalho? Primeiro estabelecendo ou reabilitando seu propósito na vida. E depois encontrando a atividade laboral que mais se encaixe com seu propósito.
E para isso é necessário investir em conhecimento útil. A insegurança existe na ausência do conhecimento. Toda segurança vem do conhecimento. Portanto, invista em aprendizado que possa ser aplicado para mudar sua carreira para melhor!
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!